Apesar do histórico de duração da bateria passar dos 400 mil quilômetros, problemas podem aparecer e o híbrido é cada dia mais fácil de ver, precisando de manutenção. Veja a seguir algumas dicas de teste da bateria e reparo.
As primeiras unidades do Prius chegaram ao Brasil em 2013 e o modelo foi vendido até 2015 e depois recebeu uma atualização. A média de duração da bateria é de 10 anos e pode começar a apresentar falhas antes do período. Suas baterias possuíram dois tipos de materiais, nos modelos antigos, é feita de níquel hidreto e as atuais, são feitas de lítio.
O motor 1.8 16v do Toyota Prius funciona em ciclo Atkinson e divide a propulsão com o motor elétrico – Foto: divulgação
Se você é reparador e possui um cliente com o Toyota Prius, em algum momento, a bateria pode precisar de reparos. Muito utilizado entre os taxistas por conta dos incentivos fiscais para aquisição do híbrido, ele está cada dia mais comum nas oficinas.
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Se o carro estiver coberto pela garantia híbrida, é indicado encaminhá-lo para a concessionária, porém em alguns casos será necessário lidar com o problema, de preferência, de forma econômica, pois uma bateria nova pode custar milhares de reais.
Falha da bateria híbrida do Toyota Prius
Se o Prius estiver avisando que a bateria híbrida falhou, não podemos afirmar se o veículo é seguro para percorrer longas distâncias ou exatamente quanto o desempenho será prejudicado, mas trechos curtos e em caso de emergência, é possível guiar até a oficina ou mesmo até em casa. Nos Estados Unidos, há relatos de veículos com mais de um milhão de milhas rodados e que em diversos momentos em que houve problemas com a bateria, foi possível chegar a um local seguro.
A bateria principal do Toyota Prius está no porta-malas. Fonte: Torque News
O que acontece
Dentro de uma bateria híbrida da Toyota, há muitas células individuais, funcionando juntas. Quando falham, normalmente é porque uma ou mais células não são possuem mais a capacidade de armazenamento de carga necessária e esse tipo de falha é apresentado por um sinal no painel.
A boa notícia é que as células podem ser substituídas. Apesar de ser um processo não muito complexo, se você é proprietário, não é aconselhável realizar o reparo em casa, procure sempre um profissional. As células individuais podem ser adquiridas nos Estados Unidos sob encomenda, com valores abaixo de U$ 50.
Veja os cuidados antes de manusear as baterias do Toyota Prius com o centro de treinamento Bosch
Confira no canal Mosca Branca EUA como foi feita a troca das células defeituosas da bateria do Toyota Prius
Especialização
A Bosch oferece cursos de especialização na plataforma híbrida que auxilia o profissional na oficina a lidar com os híbridos.
O curso abrange: Deveres e obrigações; Normas regulamentadores de segurança no trabalho e técnicas; Indicações de segurança do veículo; Regras de segurança normatizadas; Segurança e Cuidados; Equipamentos de segurança pessoal e de medição.
Desenvolvimento do sistema híbrido; Classificação dos sistemas híbridos; Estrutura do sistema híbrido; Categorias de sistemas híbridos; Modos de funcionamento do sistema híbrido.
Confira todos os módulos do curso de especialização da Bosch no site oficial do fabricante e realize sua inscrição.
Descarte
A Suzaquim é uma das empresas autorizadas a realizar a reciclagem de baterias. A indústria química também trabalha com reaproveitamento de resíduos de outros segmentos.
Foto de capa: Wikipedia/Common Copyright / Fonte: Torque News
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