Toyota Prius – veja como reparar a bateria

Toyota Prius reparo da bateria

Apesar do histórico de duração da bateria passar dos 400 mil quilômetros, problemas podem aparecer e o híbrido é cada dia mais fácil de ver, precisando de manutenção. Veja a seguir algumas dicas de teste da bateria e reparo.

As primeiras unidades do Prius chegaram ao Brasil em 2013 e o modelo foi vendido até 2015 e depois recebeu uma atualização. A média de duração da bateria é de 10 anos e pode começar a apresentar falhas antes do período. Suas baterias possuíram dois tipos de materiais, nos modelos antigos, é feita de níquel hidreto e as atuais, são feitas de lítio.

motor toyota prius

O motor 1.8 16v do Toyota Prius funciona em ciclo Atkinson e divide a propulsão com o motor elétrico – Foto: divulgação

Se você é reparador e possui um cliente com o Toyota Prius, em algum momento, a bateria pode precisar de reparos. Muito utilizado entre os taxistas por conta dos incentivos fiscais para aquisição do híbrido, ele está cada dia mais comum nas oficinas.

Veja Também:

Toyota Prius tem vela de ignição?

Carro Híbrido Chegou na Oficina! E Agora?

Se o carro estiver coberto pela garantia híbrida, é indicado encaminhá-lo para a concessionária, porém em alguns casos será necessário lidar com o problema, de preferência, de forma econômica, pois uma bateria nova pode custar milhares de reais.

Falha da bateria híbrida do Toyota Prius

Se o Prius estiver avisando que a bateria híbrida falhou, não podemos afirmar se o veículo é seguro para percorrer longas distâncias ou exatamente quanto o desempenho será prejudicado, mas trechos curtos e em caso de emergência, é possível guiar até a oficina ou mesmo até em casa. Nos Estados Unidos, há relatos de veículos com mais de um milhão de milhas rodados e que em diversos momentos em que houve problemas com a bateria, foi possível chegar a um local seguro.

bateria do toyota prius

A bateria principal do Toyota Prius está no porta-malas. Fonte: Torque News

O que acontece

Dentro de uma bateria híbrida da Toyota, há muitas células individuais, funcionando juntas. Quando falham, normalmente é porque uma ou mais células não são possuem mais a capacidade de armazenamento de carga necessária e esse tipo de falha é apresentado por um sinal no painel.

A boa notícia é que as células podem ser substituídas. Apesar de ser um processo não muito complexo, se você é proprietário, não é aconselhável realizar o reparo em casa, procure sempre um profissional. As células individuais podem ser adquiridas nos Estados Unidos sob encomenda, com valores abaixo de U$ 50.

Veja os cuidados antes de manusear as baterias do Toyota Prius com o centro de treinamento Bosch

Confira no canal Mosca Branca EUA como foi feita a troca das células defeituosas da bateria do Toyota Prius

Especialização

A Bosch oferece cursos de especialização na plataforma híbrida que auxilia o profissional na oficina a lidar com os híbridos.

O curso abrange: Deveres e obrigações; Normas regulamentadores de segurança no trabalho e técnicas; Indicações de segurança do veículo; Regras de segurança normatizadas; Segurança e Cuidados; Equipamentos de segurança pessoal e de medição.

Desenvolvimento do sistema híbrido; Classificação dos sistemas híbridos; Estrutura do sistema híbrido; Categorias de sistemas híbridos; Modos de funcionamento do sistema híbrido.

Confira todos os módulos do curso de especialização da Bosch no site oficial do fabricante e realize sua inscrição.

Descarte

A Suzaquim é uma das empresas autorizadas a realizar a reciclagem de baterias. A indústria química também trabalha com reaproveitamento de resíduos de outros segmentos.

Foto de capa: Wikipedia/Common Copyright / Fonte: Torque News

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Alternador
Vela de ignição
Cabo de ignição
Bobina de ignição
Baterias

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica