Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Amortecedores

amortecedor

A suspensão tem como principal objetivo absorver as vibrações das rodas, garantindo conforto para os passageiros do veículo.

Além do conforto, a suspensão é responsável por garantir a segurança e estabilidade do veículo.

Os principais componentes que fazem parte da suspensão são: amortecedores, molas e pneus.

Como funciona o amortecedor?

Os amortecedores são formados por dois componentes que se movimentam entre si. Por intermédio das molas, controlam os movimentos e diminuem as variações do solo.

Localização do Amortecedor
Localização do Amortecedor

Fonte: Nakata

A ação do amortecedor pode ser controlado por fluidos hidráulicos ou pressurizados.

Amortecedores: para que servem e como funcionam do canal Dispemec

Tipos de amortecedores

Os amortecedores no mercado atual são encontrados em dois tipos: hidráulicos ou pressurizados.

O amortecedor hidráulico (convencional) trabalha com um pistão que se locomove dentro de um tubo contendo óleo.

Movimento do amortecedor
Como Trabalha a Suspensão

Fonte: Auto Start

Válvulas reguladoras e canais de passagem controlam o fluxo de óleo em ambos os sentidos.

Já os amortecedores pressurizados possuem a mesma dinâmica de trabalho em relação ao hidráulico, porém trabalham com gás nitrogênio e óleo.

Veja Mais Matérias da Nakata:

Qual é a Hora Certa de Trocar o Amortecedor?

Amortecedor Vazando Óleo? Descubra o Que Você Pode Fazer

O gás previne que ocorra a formação de bolhas dentro do amortecedor (evita a aeração) garantindo maior estabilidade no veículo durante o seu percurso e evita ainda a cavitação, pois o nitrogênio resfria o fluido lubrificante.

Diferença entre amortecedor a óleo e a gás
Amortecedor a Gás x Óleo

Fonte: EnciclopediaF1

Vantagens dos amortecedores pressurizados

As principais vantagens dos amortecedores pressurizados em relação aos hidráulicos são:

  • O gás nitrogênio evita a formação de bolhas de ar. A formação de bolhas provocam uma perda de carga no amortecedor.
  • A ação de amortecimento do amortecedor pressurizado é mais rápida.
  • Garante melhor conforto e segurança para os ocupantes do veículo.

Você sabe o que é escorvamento?

O processo é simples e rápido. Garante o perfeito funcionamento do amortecedor e evita os vazios de acionamento do amortecedor.

Saiba como equalizar ou escorvar os amortecedores do canal Componentes Nakata

Suspensão ativa, semiativa e passiva. Quais são as diferenças?

1) Suspensão Ativa

A suspensão ativa por intermédio de controles eletrônicos controla os movimentos verticais das rodas, compensando assim as irregularidades por onde o veículo irá passar.

Conheça a suspensão ativa Bose do canal 670 Films

https://www.youtube.com/watch?v=XdVJeEjLmMg

2) Semiativa

Neste sistema a rigidez do amortecedor é controlada para que o veículo se ajuste ao solo. A regulagem é realizada por meio de um fluido de viscosidade variável ou por meio de válvulas solenoides.

3) Passsiva

As suspensões passivas são a que utilizam fluido hidráulico com viscosidade definida, não sendo possível ajustar a rigidez e nem a altura. São comumente utilizadas em veículos populares.

Como saber se a suspensão está com problemas?

Confira algumas práticas para garantir o bom funcionamento do conjunta da suspensão.

Manutenção Geral da Suspensão
Manutenção Geral da Suspensão

Fonte: Educação Profissional

Dicas para saber a hora certa de trocar o amortecedor do canal Componentes Nakata

https://www.youtube.com/watch?v=9Ifw104-W_4

Qual é o período de troca dos amortecedores?

A substituição geralmente é realizada por volta dos 40.000 km, porém o período de troca vai depender principalmente da condução e pelo local que o motorista está dirigindo o veículo.

Você sabe o que é kit do amortecedor?

O kit do amortecedor é composto por coxim, batente e coifa e tem como principal função garantir o funcionamento dos amortecedores.

Kit amortecedor
Kit Amortecedor

Fonte: Mazon

O coxim evita que as vibrações provenientes do contato do pneu com o solo sejam transferidas para a carroceria do veículo.

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Sistema de Suspensão: Tudo o Que o Motorista Precisa Saber

9 Sinais de Problemas na Suspensão

O batente evita o final do curso do amortecedor. Já a coifa protege contra a entrada de poeira e sujeira na haste e no retentor.

DICA: Para garantir o perfeito funcionamento do amortecedor, sempre realize a inspeção destes componentes e caso seja necessário substitua eles imediatamente.

Vale a pena recondicionar o amortecedor?

Segundo o Blog Nakata recondicionar o amortecedor não é recomendável, pois o amortecedor depois que cumpriu com suas funções está comprometido e não trabalha da mesma forma que um componente novo.

Curiosidade sobre os amortecedores

Segundo a Dinamicar Pneus a cada quilômetro que o carro percorre, o amortecedor é acionado 2.625 vezes.

Se você percorrer em média 20 km por dia, o amortecedor do veículo será acionado 52,5 milhões de vezes.

Crédito da foto de capa do Blog: SCALE Suspension

Crédito do texto da matéria: FIEPR, Dinamicar Pneus, Educação Profissional , USP e UFSCAR

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