A suspensão tem como principal objetivo absorver as vibrações das rodas, garantindo conforto para os passageiros do veículo.
Além do conforto, a suspensão é responsável por garantir a segurança e estabilidade do veículo.
Os principais componentes que fazem parte da suspensão são: amortecedores, molas e pneus.
Como funciona o amortecedor?
Os amortecedores são formados por dois componentes que se movimentam entre si. Por intermédio das molas, controlam os movimentos e diminuem as variações do solo.
Fonte: Nakata
A ação do amortecedor pode ser controlado por fluidos hidráulicos ou pressurizados.
Amortecedores: para que servem e como funcionam do canal Dispemec
Tipos de amortecedores
Os amortecedores no mercado atual são encontrados em dois tipos: hidráulicos ou pressurizados.
O amortecedor hidráulico (convencional) trabalha com um pistão que se locomove dentro de um tubo contendo óleo.
Fonte: Auto Start
Válvulas reguladoras e canais de passagem controlam o fluxo de óleo em ambos os sentidos.
Já os amortecedores pressurizados possuem a mesma dinâmica de trabalho em relação ao hidráulico, porém trabalham com gás nitrogênio e óleo.
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O gás previne que ocorra a formação de bolhas dentro do amortecedor (evita a aeração) garantindo maior estabilidade no veículo durante o seu percurso e evita ainda a cavitação, pois o nitrogênio resfria o fluido lubrificante.
Fonte: EnciclopediaF1
Vantagens dos amortecedores pressurizados
As principais vantagens dos amortecedores pressurizados em relação aos hidráulicos são:
- O gás nitrogênio evita a formação de bolhas de ar. A formação de bolhas provocam uma perda de carga no amortecedor.
- A ação de amortecimento do amortecedor pressurizado é mais rápida.
- Garante melhor conforto e segurança para os ocupantes do veículo.
Você sabe o que é escorvamento?
O processo é simples e rápido. Garante o perfeito funcionamento do amortecedor e evita os vazios de acionamento do amortecedor.
Saiba como equalizar ou escorvar os amortecedores do canal Componentes Nakata
Suspensão ativa, semiativa e passiva. Quais são as diferenças?
1) Suspensão Ativa
A suspensão ativa por intermédio de controles eletrônicos controla os movimentos verticais das rodas, compensando assim as irregularidades por onde o veículo irá passar.
Conheça a suspensão ativa Bose do canal 670 Films
https://www.youtube.com/watch?v=XdVJeEjLmMg
2) Semiativa
Neste sistema a rigidez do amortecedor é controlada para que o veículo se ajuste ao solo. A regulagem é realizada por meio de um fluido de viscosidade variável ou por meio de válvulas solenoides.
3) Passsiva
As suspensões passivas são a que utilizam fluido hidráulico com viscosidade definida, não sendo possível ajustar a rigidez e nem a altura. São comumente utilizadas em veículos populares.
Como saber se a suspensão está com problemas?
Confira algumas práticas para garantir o bom funcionamento do conjunta da suspensão.
Fonte: Educação Profissional
Dicas para saber a hora certa de trocar o amortecedor do canal Componentes Nakata
https://www.youtube.com/watch?v=9Ifw104-W_4
Qual é o período de troca dos amortecedores?
A substituição geralmente é realizada por volta dos 40.000 km, porém o período de troca vai depender principalmente da condução e pelo local que o motorista está dirigindo o veículo.
Você sabe o que é kit do amortecedor?
O kit do amortecedor é composto por coxim, batente e coifa e tem como principal função garantir o funcionamento dos amortecedores.
Fonte: Mazon
O coxim evita que as vibrações provenientes do contato do pneu com o solo sejam transferidas para a carroceria do veículo.
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O batente evita o final do curso do amortecedor. Já a coifa protege contra a entrada de poeira e sujeira na haste e no retentor.
DICA: Para garantir o perfeito funcionamento do amortecedor, sempre realize a inspeção destes componentes e caso seja necessário substitua eles imediatamente.
Vale a pena recondicionar o amortecedor?
Segundo o Blog Nakata recondicionar o amortecedor não é recomendável, pois o amortecedor depois que cumpriu com suas funções está comprometido e não trabalha da mesma forma que um componente novo.
Curiosidade sobre os amortecedores
Segundo a Dinamicar Pneus a cada quilômetro que o carro percorre, o amortecedor é acionado 2.625 vezes.
Se você percorrer em média 20 km por dia, o amortecedor do veículo será acionado 52,5 milhões de vezes.
Crédito da foto de capa do Blog: SCALE Suspension
Crédito do texto da matéria: FIEPR, Dinamicar Pneus, Educação Profissional , USP e UFSCAR
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