Uma loja virtual do seu jeito

Você já conhece a plataforma Canal da Peça? Criada especialmente para o setor de autopeças, suas soluções tecnológicas têm ajudado varejistas que também querem vender online

Ter uma loja virtual é o objetivo de muitos varejistas de autopeças. Mas, sem tempo, eles acabam deixando de lado o negócio virtual. Mas, há quatro anos, isso mudou.

O Canal da Peça, plataforma que desenvolve soluções tecnológicas para o setor, oferece planos para todos os profissionais deste mercado. Ao entrar para o Clube Profissional, o associado terá, em poucos dias, uma loja virtual personalizada.

+ Leia mais: Uma loja virtual para chamar de sua 

Esqueça a ideia de que, para isso, terá de contratar uma equipe para separar item por item, tirar fotos e reunir informações técnicas de cada produto. O lojista não terá de criar uma loja do zero. E esse é o principal diferencial do Canal da Peça.

“Enviamos a Planilha de Estoque, que deverá ser preenchida com os itens básicos para a criação da loja, como código da peça, nome do fabricante, quantidade em estoque, preço, entre outros pontos-chave”, explica Diego Alencar, responsável pelo setor de vendas do Canal da Peça.

 Saiba mais sobre Planilha de Estoque

“Temos fotos profissionais de produtos das principais marcas, além de todas as informações técnicas desses itens, por conta da parceria com fabricantes como Bosch, Fras-le, Nakata, Delphi, SKF, entre outros.”

Loja quase pronta

Após o envio da Planilha de Estoque, a loja estará quase pronta, com apenas alguns detalhes a definir. “Já no Painel de Controle do lojista, o usuário consegue modificar todos os itens que fazem parte de sua loja: banners, logotipo, cores. É bem fácil.”

Rodrigo Santos, da Multpeças. Foto: Willian Andrade

Fácil mesmo. Pelo menos, o varejista Rodrigo Santos, da Multpeças, nunca teve dificuldade. “Tentamos deixar nossa loja online no mesmo estilo da física, com as cores e o logotipo iguais. Assim, podemos manter um padrão”, diz. “Mas se quisermos alterar algum item, como produtos em destaque ou cor, conseguimos fazer a qualquer momento”, explica.

Compras online em alta

Essa é a hora de investir em uma loja virtual. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o comércio eletrônico, pela primeira vez, será o principal meio de compras neste Natal.

Em cada dez compradores, quatro (40%) concentrarão as compras na internet, o que representa um crescimento de oito pontos percentuais em relação a 2016. Na sequência estão os shopping centers (37%), lojas de departamento (37%) e lojas de rua (26%). Os endereços online preferidos são os sites das grandes redes varejistas (68%), sites de classificados de compra e venda (42%) e lojas especializadas em vestuário e acessórios (34%).

A categoria autopeças na internet também foi destaque na 2ª edição do Estudo do Setor de Autopeças. A pesquisa revelou que o setor cresce ao ritmo de 40% ao ano no Brasil, enquanto o varejo total apenas 25% no mesmo período.

 

“Se você não quiser perder vendas neste fim de ano, ainda dá tempo de criar sua própria loja online. Que tal começar 2018 com novas metas e novos negócios?”, diz Alencar.

Alteração da loja sem complicação

No Painel de Controle, o lojista terá a opção de escolha do endereço da loja, cor e os produtos que ficarão em destaque. Caso ainda não tenha um logotipo, a equipe do Canal da Peça criará um especialmente para a sua página.

Além do logotipo, que ficará na parte superior da página, identificando sua marca, banners de promoções e de produtos também estarão disponíveis em sua loja virtual.

“Para mantermos o padrão, costumamos utilizar sempre os mesmos banners, criados pelo setor de conteúdo técnico. Como, por exemplo, de peças para o motor, com um motor ilustrando, e também de fabricantes, como a Bosch”, explica Tiago Souza, consultor de e-commerce do Canal da Peça.

A loja personalizada da Rhaltec

A loja virtual pode ser acessada através do computador, tablete ou smartphone. “O site é totalmente personalizado, menos a estrutura que não pode ser alterada”, avisa Souza.

Modificar ou adicionar mais informações

Sua loja está pronta, mas ainda não está satisfeito? Não tem problema: você pode mudá-la a qualquer momento, inclusive o endereço do seu site. Para isso, você deve entrar em contato com um dos consultores. Para adicionar mais informações, basta acessar o Painel de Controle e clicar no ícone Personalização da Loja.

Nessa categoria, você terá acesso às Configurações da Loja, ícone que possibilita mudanças visuais. “Você poderá alterar dados de contato, editar cores, descrever o perfil da empresa, na categoria ‘Quem Somos’, incluir subtítulo na página e inserir vídeos. O usuário terá um e-commerce completo e visualmente bonito em poucos cliques”, afirma Diego Alencar, que ao lado de sua equipe, é responsável por mais de 300 lojas criadas pelo Canal da Peça.

Quero destacar os produtos que mais vendo

Já se passaram alguns dias e você já tem a relação de produtos que estão fazendo mais sucesso na sua loja virtual? Esses itens podem – e devem! – estar em destaque em sua página.

“Para destacá-los, você deve acessar a Personalização da Loja e clicar no item Produtos em Destaque. Essa categoria ativará a escolha das peças que irão estar na home do seu site”, diz Tiago Souza.

“É possível também destacar as melhores marcas, acessando Marcas em Destaque, categoria que elege quatro fabricantes que serão exibidos em sua página inicial.”

 Saiba mais aqui

Quero divulgar minha loja. Qual é o melhor canal?

Para vender cada vez mais, a propaganda é fundamental. Graças à tecnologia, a divulgação de seu negócio está cada vez mais fácil. Redes sociais, como Facebook e Instagram, são excelentes canais.

O varejista Rodrigo Santos, da Multpeças, não dispensa o auxílio das redes sociais para promover seu negócio online. “Sempre que temos alguma promoção ou queremos destacar um produto, divulgamos o link na nossa página no Facebook. O retorno é garantido”, ensina Rodrigo Santos.

Além das redes sociais, membros do Clube Profissional também garantem a exposição da loja nos portais de fabricantes parceiros.

Meire Vaz, da Abecom

“Não estávamos online antes. O Compreskf.com.br nos abriu esta porta”, diz Meire Vaz, gerente administrativa da Abecom. “O mercado de vendas online possibilita que o comerciante se torne mais conhecido em um novo universo de potenciais clientes”, opina.

Há, ainda, uma ajuda extra para a venda, pouco utilizada para fins comerciais: o WhatsApp. Além de ser um facilitador para a comunicação com clientes, o aplicativo de mensagens instantâneas pode ser um canal de divulgação de promoções e até de finalizações de vendas.

+ Leia mais sobre o WhatsApp no varejo

“O usuário pode mandar o link de um produto específico ou da loja, assim, elevará as chances de o cliente fechar negócio através do WhatsApp mesmo”, opina Tiago Souza.

Já tem varejista fazendo o teste. “Usamos muito o WhatsApp para falar com nossos clientes, mandar orçamento e informações de produtos. É uma maneira mais assertiva de fecharmos uma venda”, afirma Hamilton Tadashi Sueyasu, da loja Rhaltec, no Canal da Peça há três anos.

 Confira os benefícios do WhatsApp nos negócios 

Como faço propaganda em minha loja virtual?

Agora se a ideia é promover um produto em sua própria vitrine online, basta clicar em Campanhas e preencher as informações, entre elas nome da campanha, descrição, prioridade, início e fim.

O próximo passo será adicionar o banner da campanha. Para isso, entre na categoria Banners e insira as informações: escolha qual campanha estará veiculada ao banner, sua localização no site, o título da promoção e o conteúdo.

“No campo Imagem, escolha o arquivo que deseja inserir. Já na URL de Destino, coloque o link do produto, que irá direcionar o usuário quando ele clicar na campanha”, explica Alencar.

Todas essas ferramentas irão deixar sua loja mais completa. “Como todo o Canal da Peça, qualquer alteração é um processo simples. A plataforma é bem intuitiva e de fácil entendimento”, afirma Souza.

E aí, que tal terminar o ano com uma loja virtual no maior marketplace de autopeças do Brasil?

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