Será que vale a pena trocar o uso do combustível convencional por gás natural veicular?
O gás natural veicular (GNV) é uma das fontes de combustíveis mais limpas. Como na sua composição não há presença de enxofre, além de emitir 20% menos dióxido de carbono do que carros movidos à gasolina e cerca de 15% a menos do que carros movidos a álcool.
As principais vantagens do gás natural são:
- Conversão e manutenção simples;
- Não há contaminação do óleo;
- Diminuição da troca do escapamento;
- Aumento de autonomia podendo chegar a 58% a mais comparado à gasolina e 66% a mais para o álcool;
- Queima limpa, menor impacto ambiental em relação à gasolina.
Fonte: BR
Conforme o decreto nº 1.787 autoriza a utilização do gás natural em veículos de carga e transporte, táxis, veículos particulares e ônibus.
Conversão
Nos veículos originais (gasolina ou álcool) é instalado um kit próprio para o veículo poder rodar com o GNV além do combustível original do veículo: álcool, gasolina ou flex.
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Nos veículos flex a conversão pode ser feita para uso de gás natural e o dono do carro deve escolher entre o acerto com álcool ou gasolina pois as centrais eletrônicas geralmente não atendem os três combustíveis.
Os kit de 5ª geração possuem a opção de escolha para os três combustíveis (álcool, gasolina e GNV), porém isso deve ser estudado de modelo para modelo. Uma dica é nunca deixar o tanque vazio para manter o funcionamento da bomba de combustível.
Fique atento, certifique antes da instalação do kit de conversão, quais são as oficinas credenciadas pelo INMETRO:
Oficinas credenciadas pelo INMETRO:
Confira no vídeo abaixo, se vale a pena abastecer o veículo com gás natural.
GNV vale a pena do canal UBER do Marlon
A maior parte dos veículos flex funcionam melhor com álcool no tanque segundo alguns instaladores como fala o pessoal do Mega Dicas Automotivas. Segundo os especialistas, a configuração do tempo de injeção do combustível está ligada a melhor prática de utilizar o veículo.
Na tabela abaixo, a Gaspoint criou uma tabela para ter ideia da autonomia do veículo por dia com um levantamento médio de quanto um veículo consome por quilômetro rodado com 1 litro de combustível (em verde), contra o que ele consome em média com o uso de GNV (em azul) e em verde, a tabela demonstra qual a autonomia média utilizando as medidas de cilindro padrão em m3.
Gasolina
|
5
|
7
|
10
|
12
|
15
|
18 |
km/litro
|
||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
etanol
|
3,5 | 4,5 | 7 | 8,5 | 10,5 | 12,5 |
m³
|
Tamanho do cilindro em m³
|
|
Autonomia média em quilômetros
|
50
|
65
|
100
|
120
|
140
|
170
|
7,5
|
||
65
|
90
|
130
|
150
|
190
|
230
|
10
|
|||
100
|
130
|
195
|
234
|
290
|
340
|
15
|
|||
110
|
150
|
220
|
260
|
330
|
390
|
17
|
|||
130
|
190
|
270
|
320
|
410
|
480
|
21
|
|||
160
|
220
|
320
|
390
|
480
|
570
|
25
|
|||
195
|
270
|
390
|
465
|
585
|
690
|
30
|
|||
260
|
360
|
520
|
620
|
780
|
920
|
40
|
|||
Equivale à
|
|||||||||
GNV
|
6,5
|
9
|
13
|
15,5
|
19,5
|
23,5 |
km/m³
|
Também há desvantagens
Apesar de econômico e da grande autonomia gerada pelo uso do gás natural veicular, essa prática também pode trazer consequências negativas para o funcionamento do veículo segundo o que foi levantado pelos amigos do Noticias Automotivas.
1. Cabeçote – o uso do GNV aumenta a pressão do sistema e isso pode acarretar em microfissuras que podem surgir no cabeçote.
2. Cabos de vela – os cabos podem se desgastar em menor tempo e reduzir cerca de 30 mil quilômetros sua vida útil.
3. Válvulas – com a utilização do GNV, as válvulas trabalham secas, sem lubrificação e em um período prolongado de uso apenas de GNV sem alternar com combustível líquido, as válvulas podem travar.
4. Potência – a perda de potência é o primeiro sintoma que você vai sentir ao acelerar. Essa perda de potência pode variar em cerca de 3% para os kits de quinta geração, até 25% para os kits de segunda geração, destinados a carros carburados antigos (fabricados antes de 1996).
5. Garantia – os veículos que não são equipados com GNV de fábrica, perdem a garantia assim que o kit é instalado em um veículo novo.
Veja a seguir 4 dicas de manutenção do GNV da oficina GNV 2001
Crédito do texto: BR
Crédito foto de capa: Del Gás
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