5 Vantagens da Utilização do Gás Natural Veicular

GNV vale a pena?

Será que vale a pena trocar o uso do combustível convencional por gás natural veicular?

O gás natural veicular (GNV) é uma das fontes de combustíveis mais limpas. Como na sua composição não há presença de enxofre, além de emitir 20% menos dióxido de carbono do que carros movidos à gasolina e cerca de 15% a menos do que carros movidos a álcool.

As principais vantagens do gás natural são:
  1. Conversão e manutenção simples;
  2. Não há contaminação do óleo;
  3. Diminuição da troca do escapamento;
  4. Aumento de autonomia podendo chegar a 58% a mais comparado à gasolina e 66% a mais para o álcool;
  5. Queima limpa, menor impacto ambiental em relação à gasolina.
Vantagens do GNV
Vantagens do GNV

Fonte: BR

Conforme o decreto nº 1.787 autoriza a utilização do gás natural em veículos de carga e transporte, táxis, veículos particulares e ônibus.

Conversão

Nos veículos originais (gasolina ou álcool) é instalado um kit próprio para o veículo poder rodar com o GNV além do combustível original do veículo: álcool, gasolina ou flex.

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Gasolina ou Álcool? Como Calcular Qual Vale a Pena

Nos veículos flex a conversão pode ser feita para uso de gás natural e o dono do carro deve escolher entre o acerto com álcool ou gasolina pois as centrais eletrônicas geralmente não atendem os três combustíveis.

Os kit de 5ª geração possuem a opção de escolha para os três combustíveis (álcool, gasolina e GNV), porém isso deve ser estudado de modelo para modelo. Uma dica é nunca deixar o tanque vazio para manter o funcionamento da bomba de combustível.

Fique atento, certifique antes da instalação do kit de conversão, quais são as oficinas credenciadas pelo INMETRO:

Oficinas credenciadas pelo INMETRO:

INMETRO

Confira no vídeo abaixo, se vale a pena abastecer o veículo com gás natural.

GNV vale a pena do canal UBER do Marlon

A maior parte dos veículos flex funcionam melhor com álcool no tanque segundo alguns instaladores como fala o pessoal do Mega Dicas Automotivas. Segundo os especialistas, a configuração do tempo de injeção do combustível está ligada a melhor prática de utilizar o veículo.

Na tabela abaixo, a Gaspoint criou uma tabela para ter ideia da autonomia do veículo por dia com um levantamento médio de quanto um veículo consome por quilômetro rodado com 1 litro de combustível (em verde), contra o que ele consome em média com o uso de GNV (em azul) e em verde, a tabela demonstra qual a autonomia média utilizando as medidas de cilindro padrão em m3.

Gasolina
5
7
10
12
15
18
km/litro
etanol
3,5 4,5 7 8,5 10,5 12,5
Tamanho do cilindro em m³
Autonomia média em quilômetros
50
65
100
120
140
170
7,5
65
90
130
150
190
230
10
100
130
195
234
290
340
15
110
150
220
260
330
390
17
130
190
270
320
410
480
21
160
220
320
390
480
570
25
195
270
390
465
585
690
30
260
360
520
620
780
920
40
Equivale à
GNV
6,5
9
13
15,5
19,5
23,5
km/m³

Também há desvantagens

Apesar de econômico e da grande autonomia gerada pelo uso do gás natural veicular, essa prática também pode trazer consequências negativas para o funcionamento do veículo segundo o que foi levantado pelos amigos do Noticias Automotivas.

1. Cabeçote – o uso do GNV aumenta a pressão do sistema e isso pode acarretar em microfissuras que podem surgir no cabeçote.

2. Cabos de vela – os cabos podem se desgastar em menor tempo e reduzir cerca de 30 mil quilômetros sua vida útil.

3. Válvulas – com a utilização do GNV, as válvulas trabalham secas, sem lubrificação e em um período prolongado de uso apenas de GNV sem alternar com combustível líquido, as válvulas podem travar.

4. Potência – a perda de potência é o primeiro sintoma que você vai sentir ao acelerar. Essa perda de potência pode variar em cerca de 3% para os kits de quinta geração, até 25% para os kits de segunda geração, destinados a carros carburados antigos (fabricados antes de 1996).

5. Garantia – os veículos que não são equipados com GNV de fábrica, perdem a garantia assim que o kit é instalado em um veículo novo.

Veja a seguir 4 dicas de manutenção do GNV da oficina GNV 2001

Crédito do texto: BR

Crédito foto de capa: Del Gás

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