Acompanhe todas as etapas de produção dos turbocompressores da Master Power, desde o projeto das peças realizado no Catia, até os testes finais de liberação!
O grupo de conteúdo técnico do Site Canal da Peça, selecionou este vídeo da Master Power para ilustrarmos como os Turbocompressores são fabricados.
Primeiro vamos identificar seus componentes:
Imagem real – (para quem não teve ainda a oportunidade de conhecê-los).
Fonte: Garage19 Racing
Ilustração – Classificando os nomes corretos de cada componente do Turbocompressor.
Fonte: Filmi onlain
O que é um turbocompressor?
O turbocompressor é um componente do motor que se utiliza da energia dos gases de escape, para convertê-la em energia cinética.
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Esta energia potencial faz movimentar o rotor da turbina (quente), que ligado a um eixo, transmite este movimento a um rotor compressor (frio).
Pela sua geometria, o ar atmosférico é succionado passando pelo filtro do ar, e comprimido para a admissão do motor.
Quais os benefícios proporcionados pelo turbocompressor?
Quando corretamente dimensionado para o motor em questão.
O turbocompressor proporciona aumento de torque e potência em rotações mais baixas em relação ao motor aspirado.
Podendo aumentar a vida útil do carro, sendo mais econômico e menos poluente.
Qual a origem do Turbocompressor?
Embora a aplicação de turbocompressores esteja em expansão, equipando motores de concepção cada vez mais avançada.
A tecnologia dele não é tão recente quanto possa parecer.
O processo de turboalimentação tem sua história ligada à aviação.
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Com uma pressão maior do que a atmosférica nos cilindros, compensava-se o problema de rarefação do ar em grandes altitudes.
Paralelamente, o motor também aumentava sua potência, o que depois se tornou um recurso a mais para os carros de corrida da década de 30.
Hoje em dia, consagrados como uma versão aperfeiçoada do motor comum, de aspiração natural.
Os motores turboalimentados se incorporam à indústria de motores pesados e leves, como por exemplo:
- Automóveis
- Pick-ups
- Caminhões
- Barcos, etc…
Quais os cuidados com o turbocompressor?
O óleo que lubrifica o turbocompressor é o mesmo que lubrifica o motor.
Ele entra no turbo sob pressão, formando uma filme de óleo nos mancais e depois retorna ao cárter.
A má lubrificação (baixa pressão ou falta de óleo) gera atrito e superaquecimento que desgastam os mancais, aumentando as folgas do conjunto rotativo.
Portanto, respeite os períodos recomendados para a troca de óleo.
Sempre acompanhe também da troca do filtro de óleo, é essencial para a preservação do turbocompressor.
Nos motores turboalimentados, é muito importante que mantenha o motor em marcha lenta por trinta segundos ao dar a partida ou desligar o motor.
Por que? Ao dar a partida: Para que o óleo chegue até o turbocompressor e possa fazer a lubrificação.
Ao desligar: Para assegurar que o turbo esteja em rotação reduzida no momento que cessar a lubrificação.
Para o bom funcionamento do sistema, é essencial também a troca periódica do filtro de ar e a verificação das condições da tubulação.
Quando em más condições, além dos reflexos no desempenho do veículo, podem acabar permitindo a entrada de impurezas que podem causas danos ao turbocompressor.
Ciclos de Funcionamento
Cargas Parciais – Quando a pressão de admissão se aproxima da pressão atmosférica.
Plena Carga – Quando a pressão dos gases é máxima, valores acima da pressão atmosférica, (1atm = 1,033 kgf/cm²).
Fábrica de turbos compressores da Master Power do canal Löw Brazil Film’s
Crédito da foto de capa do Blog: PicsWe
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