Veja dicas para reduzir os gastos na hora de dirigir

Com o preço do combustível nas alturas, algumas medidas podem ajudar na economia diária. Quanto mais constante a velocidade de um trajeto a outro, menor o consumo de combustível. É o que dizem as leis da física e a dica pode ser muito útil aos motoristas. Por isso os trajetos por estradas são normalmente mais econômicos se comparados à mesma distância em meio ao trânsito. A regra básica, segundo o engenheiro mecânico Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia, diz respeito à aceleração. “Nas estradas é possível chegar às marchas mais longas”, explica. Evitar freadas e acelerações bruscas é garantia de economia. “Se o carro está parado no semáforo e o motorista decide arrancar como se estivesse na fórmula 1, é claro que vai gastar muito combustível”, concorda Edson Minoru, proprietário de oficina em São Paulo.

Outra preocupação que os motoristas devem ter é com os pneus. “Muita gente esquece, mas se não calibrar, não tem jeito, vai gastar mais e ter que trocar”, avisa Minoru. A manutenção de velas de ignição, filtro de ar e óleo, por exemplo, é grande aliada da economia. Trocar o óleo regularmente, sempre atento à qualidade, e com o cuidado de não exagerar na dose para que não gere vazamentos, é a forma mais eficaz. Quanto às velas, o desgaste resulta em maior consumo de combustível.  A periodicidade de trocas consta no manual de cada veículo. 

Mitos e Verdades

– Antigamente a chamada “banguela” – ato de desengatar o carro em uma descida, deixando o motor ligado,  porém desengrenado – era sinônimo de economia. Hoje o que compensa é deixar o carro engatado e usar o freio motor em vez do pedal.

– Alguns motoristas costumam equiparar o uso do ar condicionado nas estradas aos vidros abertos já que o peso do carro aumenta a certa velocidade. Segundo teste realizado pelo engenheiro Romio, a comparação exata só é válida a uma velocidade a partir de 170km por hora. Portanto, os vidros abertos ainda são mais econômicos que o ar condicionado.

– Nos veículos a diesel é comum o hábito de deixá-los com o motor ligado mesmo se estiverem parados. O fato acontece porque no passado havia certa dificuldade em ligá-los, mas, atualmente, o melhor é desligar quando estiver parado.

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica