Os retentores de válvulas são responsáveis por impedir que o óleo que circula no cabeçote não entre em contato com a câmara de combustão, o que pode gerar fumaça e consumo de óleo, provocando aquela fumaça branca no escape
Os retentores de válvulas devem ser substituídos quando o carro apresenta os problemas acima citados, porém alguns erros são comuns na hora de substituí-los.
O exemplo que usamos a seguir é dos retentores de válvulas do motor do Chevrolet Astra ou Vectra Família II 2.0 8v com cabeçote roletado de 140 cv.
A válvula é montada com o guia de válvulas, onde o guia é prensado ao cabeçote e permite a livre movimentação da aste de válvulas. Sobre a válvula estão os balancins e o comando. Todo esse sistema precisa de lubrificação para acontecer e a abertura e fechamento de válvulas seja feita de forma sincronizada.
Veja Também:
Passo a Passo Para a Troca do Retentor do Volante
Como Realizar a Troca do Retentor Sem Danificá-lo!
Com o passar da vida útil do motor, as folgas dessas peças móveis, é quando o retentor passa a perder o ajuste e a folga aumenta entre o retentor de válvula, guia e aste de válvula.
O retentor de válvulas possui uma carcaça metálica, oring emborrachado e uma pequena mola e o retentor geralmente é o primeiro a apresentar desgaste.
Qual o erro comum na montagem?
Encaixando o retentor com as mãos, sem bater para fixar, ele é feito para ser fixado ao friso na guia de válvulas. É comum alguns reparadores baterem no retentor para fixarem ele na guia de válvulas. Quando o retentor recebe alguma pancada, ele é laceado e perde o acerto inicial do retentor de válvulas.
Se o retentor é encaixado além do limite original, a medida da folga fica fora do padrão.
Veja a seguir o pessoal do canal Vitor Hugo como evitar problemas na hora da montagem dos retentores de válvulas
Créditos da foto de capa: reprodução Youtube