Você pratica a direção defensiva?

Você conhece a direção defensiva? Hoje vamos explicar do que se trata e por que você deve adotar este comportamento!

+Antes de viajar, confira a lista do Canal da Peça para a revisão do seu carro
+Saiba como levar um animal de estimação na viagem
+Estradas de terra: dicas essenciais para o motorista
+Faça uma pesquisa no Canal da Peça e encontre o que você precisa no maior mercado de autopeças do país

Dirigir com segurança é a melhor maneira de se comportar no trânsito. Isso porque a maioria dos acidentes envolvendo veículos envolvem também fatores humanos diversos, tais quais: o uso abusivo de álcool e outros entorpecentes, a direção imprudente (sobretudo o excesso de velocidade), a imperícia no controle do carro, ou a negligência (falta de atenção ou observação da sinalização, dos transeuntes, das condições mecânicas do veículo, entre outros aspectos).

A segurança, portanto, deve ser uma diretriz fundamental para o comportamento do motorista, ao trafegar por quaisquer vias urbanas, estradas ou rodovias. O conhecimento e a postura do condutor, nesse parâmetro, deve abraçar a ideia de “direção defensiva”.

O que é direção defensiva?

Direção defensiva ou preventiva é o conjunto de técnicas de condução do veículo, abrangendo medidas e procedimentos empregados a fim de prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. Esse aperfeiçoamento do modo de dirigir reúne diferentes perspectivas, fazendo com que o motorista desenvolva uma postura pacífica no trânsito, tenha mais cautela e urbanidade, além de agregar maior consciência pessoal e coletiva.

Guiando-se o carro com mais atenção e com menor velocidade, é possível reconhecer antecipadamente as situações de perigo e se antecipar às situações de risco para você, os outros passageiros, o seu e os veículos adjacentes, além dos outros usuários da estrada. Com isso, mesmo que os outros motoristas sejam imprudentes ou as vias estejam inadequadas para o tráfego, são potencialmente altas as chances de que os acidentes sejam evitados ou, ao menos, minorados. Saber como reagir em situ

A direção defensiva começa, obviamente, com a correta e periódica manutenção do automóvel. Afinal, os sistemas e peças devem estar em condições seguras, garantindo a estabilidade e a confiabilidade do veículo. O motorista também deve estar habilitado, ter o conhecimento técnico para conduzir o automóvel, além de estar descansado e em condições normais e ativas para dirigir.

Por que a direção defensiva é importante para todos os condutores?

Tendo em vista que os fatores humanos estão sempre associados aos procedimentos ou aos descuidos que acarretam os sinistros de trânsito, a direção defensiva é um importante expediente para que se diminua a gravidade e a quantidade dos acidentes automobilísticos.

A postura preventiva no trânsito vai fazer com que o condutor permaneça atento em situações variadas de potencial perigo, como diante de aclives ou declives acentuados, em momentos de ultrapassagem, em estreitamentos de pista e condições adversas do pavimento. O respeito à velocidade compatível com as condições da via é essencial.

É importante ainda dizer que, no Brasil, a Resolução nº 168/04 estabelece que todo motorista tenha capacitação para o comportamento seguro no trânsito, visto que é preciso cumprir o curso de direção defensiva para obter ou renovar a carteira de habilitação.

A direção defensiva não é apenas para o trânsito. É uma mentalidade inteira que abrange manter o carro em boas condições, não criar situações de conflito e lidar melhor com o stress que de vez em quando recai sobre o motorista. Assim, adotar a direção defensiva não é apenas uma questão de evitar acidentes. É também manter uma relação mais segura -e saudável- com o seu carro, o trânsito e a cidade. Adote esta idéia!

O melhor do mundo automotivo você já sabe, é aqui no Blog do Canal da Peça!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica