VW 1600: o famoso zé do caixão!

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O VW 1600 foi o primeiro sedã de quatro portas da Volkswagen! Saiba como ele conquistou os brasileiros!

VW 1600 foi o terceiro modelo Volkswagen lançado no Brasil. Mirando o público mais exigente, o modelo se diferenciava muito do Fusca no seu desenho, espaço interno e porta-malas, porém, apesar do motor mais potente, mantinha a arquitetura boxer tradicional, apenas com o volume aumentado para 1600 em vez do 1300 utilizado no Fusca.

Na Alemanha, o Type 3 era composto por três modelos: Notchback, o qual tinha o desenho do nosso VW 1600, mas oferecia a carroceria duas portas; Fastback, equivalente à nossa TL e, por fim, Squareback, que foi chamado no Brasil apenas de Variant. Todos com motor 1.600.

O Type 3 mantinha outras características compartilhadas com o Type 1, nosso Fusca: além do motor boxer, o modelo possuía chassi com túnel central e suspensão com semieixos oscilantes. A ideia era que ele fosse um sucessor natural ao Fusca mas tão robusto quanto.

Zé do Caixão

Fonte: Motor 1

Apesar das melhorias, pode-se dizer que esteticamente falando, o carro não chamava muita atenção, pelo contrário, acabou ganhando alguns apelidos não muito bem-vistos como “Saboneteira” e o mais famoso “Zé do Caixão”. As quatro alças das maçanetas ajudaram no apelido.

A tropicalização do Notchback começou em 1967 sob o código B-135. Os testes foram feitos utilizando o motor semelhante ao da Kombi 1.600 com ventoínha alta, em vez do modelo plano usado no Type 3 alemão.

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As propagandas do VW 1600 destacavam sempre a confiabilidade da mecânica do Fusca em uma nova embalagem.

Claro, algumas coisas mudavam no projeto, como o tanque de combustível que saiu da dianteira para a traseira, maximizando o tamanho do porta-malas dianteiro.

O destaque também ficava por conta dos bancos, com encostos envolventes e que, segundo a VW, se moldavam ao corpo. “Bancos mais confortáveis. No VW 1.600, eles foram desenhados para adaptar-se aos passageiros, e não vice-versa”, frase usada tanto na publicidade impressa quanto nas propagandas de TV.

Outro ponto forte, melhorado em relação ao Fusca, era a frenagem, os freios passaram a ser oferecidos com disco sólido e pinças na dianteira, em vez do tradicional tambor.

VW 1600 – Zé do Caixão

Fonte: VW Blogspot

Apesar das melhorias em relação ao Fusca e da mecânica tradicional, o nicho de mercado do VW 1600 possuía fortes concorrentes, como o recém-lançado Chevrolet Opala e Ford Corcel. Em uma pesquisa de satisfação da Revista Quatro Rodas, havia reclamações de ruído interno, portas que não fechavam direito e consumo, porém, os pontos fortes eram: estabilidade, beleza, visibilidade, posição de direção e comandos macios. Ainda em 1969, a VW começou a oferecer a versão 1600-L que vinha com pintura “saia e blusa” e também a exclusiva pintura preta. No interior, os bancos eram revestidos em couro e forração com buclê, além de um descansa-braços.

Apesar dos esforços da Volkswagen em introduzir um modelo de passeio mais confortável, espaçoso e, como dizia nas publicidades da época, “requintado”, o VW 1600 sofria do mesmo mal de hoje em dia para um carro: boatos.

Motor Zé do Caixão
Motor “Zé do Caixão”

Fonte: VW Blogspot

Com o boato de que a VW encerraria a produção do sedã, ainda mais depois da chegada da Variant, as vendas começaram a minguar. Um ano após seu lançamento, surgiu o facelift com para-choques de lâmina única, estofamento, frisos laterais e em volta dos faróis. Pouco tempo depois, em agosto, já como linha 71, outra modificação foi incorporada a linha Variant e lançada na TL: a introdução dos quatro faróis dianteiros (dois por máscara) e vincos laterais longitudionais no capô.

Apesar dos esforços em manter-se em linha, o incêndio na fábrica da Volkswagen em dezembro de 1970 decretou o fim da produção do VW 1600.

Não obstante o periodo extremamente curto do modelo, ele chegou a vender pouco mais de 38 mil unidades entre janeiro de 1969 e fevereiro de 1971.

Confira mais um pouco sobre a história do “Zé do Caixão” por meio do canal do Best Cars!

Texto e foto de capa: Rafael Micheski

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