O Volkswagen Brasilia surgiu no Brasil para atualizar a linha de produtos da VW com um carro médio com espaço interno maior do que as opções da época mas aproveitando o chassi do Fusca. Porém os amantes do modelo colocam sua personalidade nele. Confira.
O VW Brasilia 1974, está com Ramiro há 24 anos mas já era um carro da família, completando 44 anos com eles. O carro era de seu sogro que o adquiriu com pouca quilometragem e após seu falecimento, Ramiro negociou com sua sogra a compra do carro para mantê-lo na família.
Ele ganhou o carro de sua sogra e partiu para iniciar a personalização da forma que mais gosta. Foram duas configurações nesses 24 anos e a atual usa como base o estilo German Look / Dacon.
Dacon
A Dacon iniciou sua vida pelas mãos de Paulo de Aguiar Goulart, preparando para corrida quatro unidades de Karmann-Ghia para corrida. Inclusive com motor 2.0 de 200 cv em 1966.
Sua experiência com preparação o levaram a iniciar a personalização de outros modelos VW como Fusca, Brasilia, Gol e Passat, posteriormente, iniciou a produção inclusive de carros próprios.
Tempo e dinheiro investido.
Ramiro levou dois anos para concluir o projeto do VW. O estilo German Look leva em conta diversos acessórios Porsche originais.
O carro dele ganhou rodas Phone Dial aro 16 com furação 5×130 originais do Porsche 914, faróis de milha originais Porsche, assim como os espelhos retrovisores e seus piscas nos para-lamas.
Ainda sobre o exterior, outra característica do estilo German é que todos os cromados do carro são pintados de preto ou são pintados na cor do carro.
Pensando em segurança e performance, os freios traseiros passaram a contar com sistema a disco e a suspensão foi levemente rebaixada com o uso de catracas e facão regulado. Itens como batentes e coxins precisam de atenção especial para o trabalho perfeito.
Passando aos detalhes internos, o cuidado com o carro é percebido já no seu porta-malas que no lugar de um papelão, foi revestido com carpete buclê e no lugar do estepe original, foi usado um estepe retrátil Porsche que recolhe o pneu para dentro da roda quando não está em uso. A cor do VW é o Bege Urano.
Veja Também:
4 Etapas Para Instalar Ar-Condicionado no Fusca
Veja Como Deixar o Fusca Silencioso
As lanternas originais são do ano 77 com piscas vermelhos e foi instalado um teto modelo Ragtop de três dobras.
A tapeçaria possui itens da Porsche, os bancos do Porsche 914 foram revestidos em couro. O volante e os medidores são Porsche. O painel conta com medidor de pressão, temperatura de óleo, conta-giros e velocímetro com marcação em milhas. Para o conforto dos ocupantes, foi instalado um kit de ar-condicionado.
Algumas alterações foram feitas em performance com o aumento de cilindrada para 1800 e no lugar do carburador, foi instalado dois corpos de injeção com gerenciamento por uma Fueltech.
Assista abaixo os detalhes desse Brasilia Dacon recriado nos moldes que foi idealizado nos anos 70
Ramiro conta que a dificuldade de conseguir peças originais Porsche inflacionam o mercado de peças e por isso, um projeto German Look pode ser muito custoso mas que o investimento vale a pena depois de ver todo o projeto pronto.
Crédito da matéria: Canal da Peça – Rafael Micheski / Imagens Marcio Fuji
Crédito foto de capa do Blog: reprodução Canal da Peça
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento