ZEN: Crescimento exponencial, mesmo durante a pandemia, coloca a fabricante em destaque no mercado de reposição e original

Zen do Brasil

Uma indústria nacional que iniciou as atividades em 1960 e tornou-se uma das maiores fabricantes do mundo em impulsores de partida e polias de alternador. Com  o lançamentos de novas linhas de produto a empresa se coloca como um importante player do mercado global

O Brasil possui uma série de empresas com destaque mundial e dentre os cases de sucesso, a ZEN é um exemplo de como investimentos em tecnologia, desenvolvimento e qualidade, garantem retorno, sobretudo em um mercado tão disputado como o de autopeças.

A ZEN iniciou suas atividades com o trabalho de dois irmãos: Nelson e Hylário Zen e com determinação, iniciaram a produção de impulsores ainda no início dos anos 60. Ao longo dos anos, a empresa foi crescendo e se estabeleceu na cidade de Brusque, em Santa Catarina, tornando-se uma das mais importantes da região.

Cesar Tiago Nisch - Gerente de Vendas IAM da ZEN
Cesar Tiago Nisch – Gerente de Vendas IAM da ZEN

Para falar mais sobre os desafios da ZEN e também, sua modernização e atuação no exterior, conversamos com o gerente de vendas IAM da ZEN: Cesar Tiago Nisch.

Cesar é formado em Ciências econômicas e pós-graduado em Competitividade e Estratégias Empresariais. Com 29 anos de experiência na ZEN, passou por diversos setores da empresa, desde que começou a atuar na mesma e é o responsável pelas vendas no Brasil, América do Sul, América Central e México.

 

Canal da Peça: A ZEN foi fundada em 1960 e ao longo dos anos se tornou uma das indústrias mais relevantes do setor de autopeças. Quais foram as principais conquistas da ZEN durante essa história?

Cesar Nisch: A ZEN S.A., empresa familiar brusquense da indústria automotiva, foi fundada em 1960 pelos irmãos Nelson e Hylário Zen. A partir de 1963 iniciaram a produção dos primeiros impulsores de partida para o mercado automotriz. Este produto mais tarde viria a se tornar o principal produto da empresa.

Como pioneira na fabricação deste tipo de componente para o mercado de reposição (IAM), a ZEN ganhou fama internacional ao longo dos anos e em 1976 realizou sua primeira exportação. Em 1986 realizou seu primeiro fornecimento a um fabricante original (OEM) de motores de partida, ou seja, seu produto começou também a sair nos motores de partida dos carros novos de acordo com projetos submetidos pelos sistemistas.

A ZEN se estabeleceu em Brusque, Santa Catarina e hoje, é uma das empresas mais importantes da região
A ZEN se estabeleceu em Brusque, Santa Catarina e hoje, é uma das empresas mais importantes da região

Nos anos que seguiram, a empresa obteve as ISOs (9000, 9001, TS 16949) necessárias para se consolidar como fornecedora de produtos originais e implementou o programa TQM (Total Quality Management).

Em 2000 a empresa implementou o programa de Governança Corporativa. Tal programa é tido como referência no Estado de Santa Catarina.

Em 2003 a empresa abriu filial nos Estados Unidos (ZEN North America INC) visando estreitar ainda mais as relações com o mercado americano.

Entre 2006 e 2009 a empresa lançou dois produtos importantes para a organização: a polia de roda livre e o tensor de correia.

Em 2012 depositou patente global da polia de roda livre com amortecimento – melhoria a polia de roda livre tradicional.

Em 2017 foi nomeada fornecedora original de Polias de Roda Livre.

Em 2018-19 entendendo a necessidade de ter manufatura local para ter sucesso na China, a ZEN instituiu uma empresa no país e inaugurou uma linha de produção de polias de roda livre (OAP) para atender as necessidades de clientes originais e de reposição do mercado chinês.

“A ZEN cresceu 6% em 2020, 38% em 2021 e crescerá pelo menos 20% em 2022. A nossa principal estratégia está na diversificação”

Em 2021, lançou os motores de partida, alternadores e rolamentos para o mercado de reposição latino-americano.

Nos últimos anos a empresa também recebeu diversos prêmios de reconhecimento de clientes, de institutos renomados e constou nos principais rankings como uma das melhores empresas para se trabalhar no país.

Canal da Peça: Além do mercado interno, a ZEN está presente em outros países. Hoje quais são os principais mercados da ZEN no mundo? Há planos de expansão?

Cesar Nisch: A ZEN vende seus produtos para mais de 80 países no mundo e está presente em todos os continentes com produtos de reposição e originais. Os principais mercados da ZEN são a América Latina, Estados Unidos e Europa. Nossa expansão agora está focada em mercados não tradicionais, ou seja, países que não são rotas usuais do mercado global.

Tecnologia de ponta é prioridade para a ZEN
Tecnologia de ponta é prioridade para a ZEN

Canal da Peça: Os últimos dois anos foram desafiadores para a indústria. Quais foram as estratégias adotadas pela ZEN para lidar com a retração do mercado?

Cesar Nisch: A ZEN cresceu 6% em 2020, 38% em 2021 e crescerá pelo menos 20% em 2022. A nossa principal estratégia está na diversificação, seja ela de clientes, mercados, produtos ou segmentos. Com 50% da sua receita provinda da exportação e 50% do mercado doméstico, além de 65% do mercado de reposição e 35% do mercado original, a empresa está bem posicionada para continuar crescendo globalmente.

Canal da Peça: A ZEN é uma empresa inovadora e está na ponta do desenvolvimento de tecnologias para o mercado OEM, como o impulsor de partida para o sistema start-stop. Como esse pioneirismo pode ser visto nos produtos disponibilizados para o mercado de reposição?

Cesar Nisch: Um dos maiores benefícios de vender para o mercado original é a atualização tecnológica da empresa. Buscamos estar sempre em contato com as montadoras e sistemistas no desenvolvimento de novas tecnologias, inclusive àquelas pertinentes ao carro elétrico. Hoje, aproximadamente 75% dos veículos novos na América Latina saem de fábrica com produto ZEN. É essa proximidade com os fabricantes originais que nos permite estar à frente nos lançamentos para a reposição.

Linha completa ZEN 2022_com rolamento
A linha de produtos da ZEN vai além dos impulsores de partida e contempla uma série de componentes

Canal da Peça: Qual a abrangência dos produtos ZEN no mercado aftermarket nacional na linha leve e pesada?

Cesar Nisch: Hoje a ZEN conta com mais de 2.500 part numbers para o mercado de reposição e a expansão de portfólio continua sendo um forte direcionamento de Vendas/Marketing. Nosso objetivo é estar à frente do mercado em portfólio em todas as linhas de produto que atuamos, cobrindo pelo menos 95% da frota. Isso reflete em distribuidores e reparadores mais felizes com nosso produto e maior market share. Somos referência mundial na fabricação de impulsores de partida e polias de roda livre, bem como um dos principais fabricantes de tensores de correia do país. Nossos produtos são aplicados tanto na linha leve, quanto pesada, com boa cobertura de ambas.

Precisa de peças da ZEN? Acesse o Canal da Peça!

Polia Tensionadora da Correia do Alternador - Zen - 12784 - Unitário
Polia Tensionadora da Correia do Alternador – Zen – 12784 – Unitário
Polia Tensionadora da Correia do Alternador - Zen - 12945 - Unitário
Polia Tensionadora da Correia do Alternador – Zen – 12945 – Unitário
Impulsor Partida - Zen - HNZ010 - Unitário
Impulsor Partida – Zen – HNZ010 – Unitário

Canal da Peça: A ZEN possui uma vasta linha de componentes para motores de partida e alternadores. Hoje, quais são os principais destaques e quais são os próximos lançamentos?

Cesar Nisch: A ZEN lançou em julho de 2021 as linhas de motores de partida e alternadores e em dezembro a linha de rolamentos para motores de partida e alternadores. Foram mais de 200 part numbers lançados para estas linhas de produto desde então. Para 2022/23, devemos lançar pelo menos três novas linhas de produto.

Canal da Peça: Hoje, a digitalização da cadeia de consumo é uma realidade. Quais são as principais ações da ZEN para fazer parte dessa transformação digital?

Cesar Nisch: A ZEN vem apostando em facilitar a venda online dos seus distribuidores e não em atuar diretamente, respeitando assim a cadeia de fornecimento. Os principais players da cadeia de distribuição estão se expandindo tecnologicamente e estamos apoiando estas iniciativas. Hoje no mercado há players e plataformas especializados em vender online e para ter sucesso nessa empreitada, são necessários recursos e suporte tecnológico. Vender online é fácil, vender online com volumes, nem tanto.

Além disso, a ZEN continua investindo em produzir conteúdo de valor para seus clientes e fazendo parcerias com reparadores para produção de conteúdo através deles. Na plataforma do YouTube já contamos com mais de 5 mil escritos e mais de 600 mil visualizações.

A ZEN  Produz uma série de dicas técnicas para os reparadores em seu canal do Youtube. Veja a seguir

Canal da Peça: Quais meios a ZEN disponibiliza para que os reparadores estejam informados sobre aplicações e especificações de componentes?

Cesar Nisch: Acessibilidade é uma das principais premissas da ZEN. Hoje temos um App, o ZEN Cat (Apple Store e Google Play), um catálogo instalado (sem necessidade de conexão e mais ágil), um catálogo online e os impressos. Adicionalmente, nossos conteúdos são replicados no site, YouTube, Facebook e Instagram em diversos formatos. O cliente consome o conteúdo aonde e da maneira que ele quiser.

Canal da Peça: Qual a expectativa da ZEN para o mercado de reposição nos próximos anos?

Cesar Nisch: O mercado de reposição deve permanecer resiliente e continuar crescendo a fortes taxas, impulsionado pelo baixo crescimento do mercado original. Infelizmente, houve uma perda de renda real do brasileiro nos últimos anos e o preço dos veículos novos, cada vez mais tecnológicos e caros, acabam por limitar o tamanho de mercado. Esses fatores, aliados ao cenário inflacionário global, devem refletir em envelhecimento da frota e maior reparação nos próximos anos. Por isso estamos investindo fortemente em ampliação de Portfolio para sermos ainda mais importantes na cadeia do aftermarket.

Fotos: divulgação

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Impulsores de partida
Polias do alternador
Tensores e kits
Alternadores
Motores de partida

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

GetNinjas
PneuStore
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica