Os motores Zetec e Duratec, são motores que ficaram famosos na linha Ford. Entenda as diferenças entre eles e qual é o melhor deles pelo canal do Youtube “Direto”!
Os motores Zetec iniciaram no mercado nacional, a partir do final do ano de 1996 quando houve a separação da Autolatina, e a parceria entre Ford e Volkswagen acabou.
O motor Zetec, começou a circular no Brasil em 1995 nos modelos importados Mondeo e Contour 1.8 e 2.0 16v, posteriormente no Fiesta, com motores 1.0 8v, 1.6 8v e 1.4 16v; na Courier com motores 1.4 16v e 1.6 8v; no Escort MK7, foram oferecidos o 1.6 8v e o 1.8 16v; posteriormente no Focus com motores 1.6 8v, 1.8 16v e 2.0 16v.
O Zetec 1.6 possuíam corrente dentada em vez de correia dentada que era usado nos outros modelos.
Veja Também:
7 Swaps de Motor Inacreditáveis que Você Precisa Ver!
Turbina Monofluxo ou Pulsativa, qual é a diferença?
O Motor Duratec é um projeto novo e tem algumas vantagens sobre o Zetec, com bloco de alumínio ao invés do bloco de ferro. Neste aprimoramento o bloco de alumínio tem melhor dissipação de calor.
O comando de válvulas acionados por meio de corrente, que tem uma durabilidade maior que correia dentada. E a melhor relação entre o conjunto biela manivela r/l, 0,298 contra 0,312 gerando menos vibração e com melhor rendimento.
Outros itens que também sofreram modificações como as bielas que são faturadas garantindo melhor fixação entre as duas partes pois, a biela e a capa são produzidas como uma única peça, que depois é separada. No final, as duas são posicionadas juntas só pelo encaixe.
Fonte: Best Cars
Confira neste post através do vídeo qual é melhor entre essas duas gerações de motores e quais são as diferenças!
Zetec x Duratec: Qual é o melhor? Do canal Auto Direto
Créditos de Imagem de Capa: Ford HP
Capa do facebook: divulgação Ford
Créditos detexto: BestCars, QuatroRodas,Ford HP
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento