Confira os 15 anos da tecnologia criada e desenvolvida aqui no Brasil, o motor Flex! Descubra como funciona o motor bicombustível.
Tecnologia que foi desenvolvida no Brasil, o motor flex permite que seja possível usar tanto álcool quanto gasolina como combustível, ou seja, um motor bicombustível (aceita dois combustíveis distintos), e neste ano (2018) esta tecnologia faz 15 anos de mercado.
Veja Também:
Motor Flex: Veja Como Funciona
Motor Flex Não Reconhecendo a Troca de Combustível
O primeiro carro flex a ser comercializado foi nada mais nada menos que o Volkswagen Gol 1.6 Total Flex em 24 de março de 2003, e desde então o mercado de automóveis nunca mais foi o mesmo.
Após o lançamento do primeiro carro flex grande maioria dos carros comercializados em território nacional contam com esta tecnologia.

Fonte: Flatout
Para que o emprego desta tecnologia fosse possível, os engenheiros tiveram de desenvolver a sonda lâmbda que avalia a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape.
Com esta informação a ECU (Engine Control Unit) consegue determinar a quantidade de combustível a ser injetado na mistura ar/combustível. Como os valores são diferentes para álcool e gasolina, tudo só foi possível graças ao sensor e mapeamento dos motores para cada tipo de combustível.
Confira nos vídeos abaixo tudo sobre os motores flex.
Mitos e verdades sobre motor flex do canal iCarros
Os cuidados especiais para os motores flex do canal Automais oficial
Créditos da foto de capa: VP-97
Créditos da matéria: Motor 1, Flatout
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento