Especial História: Volkswagen Passat

Especial História: Volkswagen Passat

Conheça a história do ícone Volkswagen Passat!

Com origem em 1973, o Passat marcou décadas, presente em 8 países ele foi fabricado em versões com 3, 4 ou 5 portas, motores com 4, 5, 6 e 8 cilindros e câmbios que variavam de 4 a 7 marchas.

Ao longo de sua jornada o Passat teve inúmeros modelos e projetos, tudo começou no final dos anos 60 quando a Volkswagen adquiria a NSU (Neckarsulm Strickmaschinen Union) fabrica alemã de automóveis.

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A aquisição da NSU permitiu que a Volkswagen assumisse um novo projeto que visava substituir o seu modelo Ro 80.

O resultado desse projeto foi a origem do K70 que possuía motor refrigerado a água, algo ainda inédito no universo Volkswagen, porém isso não foi o suficiente para agradar o público. O baixo número de vendas forçaram a empresa em projetar um novo sedã médio.

NSU Ro 80
NSU Ro 80

Fonte: Pinterest

Volkswagen K70
Volkswagen K70

Fonte: Drive My

O Passat no Brasil

O Passat chegou em território nacional, apenas 1 ano após seu lançamento em terras estrangeiras, em 1974 tínhamos o primeiro Passat.

Inicialmente o carro era oferecido em três versões: básica, L (Luxo) e LS (Luxo Super) ambas com 3 portas e um motor 1.5l que tinha seus 65cv.

Entre as características marcantes para sua época estavam:

  • Sistema de refrigeração do motor a água
  • Tração dianteira
  • Estrutura monobloco (que até então só existia na Kombi)
Passat 1974
Passat 1974

Fonte: Pinterest

O sistema de freio instalado no carro era duplo diagonal, ou seja, um dos sistemas era responsável por frear a roda dianteira direita e traseira esquerda e o outro responsável por frear a roda dianteira esquerda e traseira direita.

Este sistema evita que, caso ocorra um problema na linha de freio, um eixo fique completamente sem atuação do sistema.

Passat 1974
Passat 1974

Fonte: Pinterest

Década de 70

No final do mesmo ano, a versão 4 portas do Volkswagen foi lançada no mercado como modelo de 1975 aumentando o leque de opções para o consumidor, porém assim como o K70, a versão 4 portas não foi bem-aceita e atualmente é um modelo raro de ser encontrado nas ruas.

Mesmo com a baixa adesão dos consumidores ao carro de 4 portas, o Volkswagen conquistou o primeiro título de “Carro do Ano” cedido pela revista Auto Esporte.

Passat TS 1976
Passat TS 1976

Fonte: Curitiba AP

O ano de 1976 marcou a história do Passat com o lançamento da versão Volkswagen Passat TS (Touring Sport).

Essa versão contava com um motor de 1.6L com carburação Solex de corpo duplo, capaz de entregar 80 cv.

Na parte externa encontrava-se 4 (quatro) faróis redondos e uma faixa preta que cruzava toda a lateral do veículo dando um toque de esportividade ao Passat TS.

Em seu interior o volante esportivo era o destaque além de seu console que fornecia informações não muito comuns para a época através de seus medidores como: voltímetro, relógio, conta-giros e manômetro de óleo.

Foi um sucesso, sendo o sonho de consumo dos jovens da época.

Se tornou o esportivo da VW, apressando o fim do saudoso SP-2.

Passat TS 1976
Passat TS 1976

Fonte: Flatout

Naquele mesmo ano, ainda foi apresentado a versão do Passat com três portas e era possível encontrá-lo nas versões L e LS.

Os bancos traseiros deste carro eram rebatíveis permitindo uma capacidade de carga de 610 L até a borda inferior do vidro ou 1010 L até o teto.

Passat 1974
Passat 1974

Fonte: Home-Page do Passat

Novas versões

Em 1978 a Volkswagen apresenta 2 (duas) novas versões, a LSE (Luxo Super Executivo) e a Surf, sendo a primeira o carro mais luxuoso da Volkswagen durante anos.

A LSE tinha características do Passat TS, possuía 4 (quatro) faróis redondos iguais do TS e motor 1.6L, no interior o console era o mesmo do Passat TS, nos bancos traseiros havia um apoio de braço central e era oferecido o sistema de ar-condicionado.

A segunda versão, Passat Surf, era a mais simples do carro, contava com o motor 1.5L presente nas versões básicas, em seu interior era possível encontrar bancos com encosto alto (itens pouco comuns para época), cinto de segurança de dois pontos e bancos com detalhes vermelho, azul e preto. No exterior possível reparar no para-brisas verde e suas rodas cinza grafite.

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Esta versão era muito semelhante as versões SE criadas pela Chrysler nos modelos Dart e Dodge 1800.

Passat 1978
Passat 1978

Fonte: Pinterest

O novo Passat

A primeira reestilização ocorreu em 1979, quando a Volkswagen decidiu abandonar os faróis redondos pelos faróis retangulares seguindo a tendência do Audi 80 lançado em 1976.

Nesse modelo as setas passaram dos para-choques para as extremidades dos faróis, os para-choques ganharam ponteiras de plástico, característica da época, o volante sofreu uma redução no seu diâmetro e o estofamento dos bancos foi alterado.

Assim como a versão LSE, a versão TS passou a ter a frente idêntica às outras versões do veículo.

No mesmo ano surgiu a versão movida a álcool do carro, tornando-o o segundo carro no país a utilizar o sistema.

Em 1980 a Volkswagen emplaca novamente o título de “Carro do Ano” cedido pela revista Auto Esporte com seu carro Passat.

 

Passat 1979
Passat 1983

Fonte: Auto Entusiastas

Segunda versão

Em 1982 ocorreu a segunda reestilização do Passat, o carro passou a ter 4 (quatro) faróis quadrados, as setas retornaram para sua posição inicial nos para-choques, no lugar que antes eram as setas passou a ter refletor na cor âmbar, os motores 1.5 foram aposentados, restando apenas os motores 1.6 como opção de escolha.

Neste ano foi apresentado o Passat GLS (Gran Luxo Super) que ficou um período curto no mercado para venda e o Passat GTS (Gran Touring Sport) substituindo o antigo TS.

Passat GTS Pointer de 1984
Passat GTS Pointer de 1984

Fonte: Flatout

Propaganda Passat GTS Pointer 1.8
Propaganda Passat GTS Pointer 1.8

Fonte: Pinterest

Em 1984 as versões do Passat foram rebatizadas e passaram a se chamar Special, LS Village, LSE Paddock e GTS Pointer.

A versão GTS do Passat recebeu um motor 1.8 no meio do ano, sendo um dos carros nacionais esportivos mais cobiçados pelo público.

Passat GTS Pointer
Passat GTS Pointer

Fonte: Pastore

Hora de mudar

Em 1985 o Passat sofre novamente modificações e ganha um novo para-choque, lanternas, painel e câmbio que passou a ter 5 marchas. Nesta época as versões 3 portas do carro e a versão LSE Paddock deixaram de ser fabricadas.

No ano seguinte os motores 1.6 MD-270 deram espaço para a nova linha de motores AP-600 e AP-800.

Passat Iraquiano LSE
Passat Iraquiano LSE

Fonte: Mercado Livre

O Passat Iraquiano

Em 1986, ano que ocorreu a mudança nos motores, um excedente da produção do Passat na versão LSE que seria destinada ao Iraque foi vendida em território nacional, por ser pensado para o público dos Emirados Árabes o carro possuía características diferentes do modelo destinado ao mercado nacional.

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Essa versão contava com estofamento vermelho em grande parte das unidades e quatro portas. Foi muito bem-aceita pelos brasileiros e vendida até 1987.

Possuía ar-condicionado, motor MD-270, câmbio de 4 marchas, radiador de cobre para refrigeração do motor e 4 (quatro) ganchos de reboque (um em cada extremo dos para-choques).

A partir desta época a Volkswagen começou focar sua atenção na linha Gol e Santana.

O final do Passat no Brasil

No dia 02 de dezembro de 1988 a Volkswagen suspende a produção do Passat em território nacional.

Poucas unidades foram vendidas em 1989, atingindo a marca de 897.829 unidades produzidas do carro ao longo dos 14 anos do Passat.

Das 897.829 produzidas 676.819 foram destinadas ao mercado nacional.

Algo curioso é que, apenas a primeira geração do Passat nacional e alemão são idênticas, conhecidas como B1 ou Tipo 32.

A geração B2 do Passat alemão, foi produzida a partir de 1981 e para nós, foi conhecida como Santana, coexistindo com a primeira e segunda geração do Passat em solo nacional.

Passat e Santana
Passat e Santana

Fonte: Auto Blog

A terceira geração que não veio!

A terceira geração não foi comercializada no Brasil oficialmente, possuindo em solo nacional, algumas unidades de importação independente apenas.

Tinha um visual agradável e sua novidade o visual sem grade frontal, o ar que passava para o arrefecimento do motor entrava por volta do símbolo da Volkswagen e por baixo do motor.

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Passat B3 – Wikipedia/Rudolf Stricker

Passat e Santana!

Essa nova carroceria inspirou a reestilização do Santana vendido em solo nacional.

Em conjunto com a estilização a Volkswagen cogitava o lançamento do Golf, porém na época o custo de produção estava acima do desejado.

Volkswagen_Santana_GLS_2000_1992

VW Santana 1992, geração inspirada no Passat – Wikipedia

De volta para o Brasil!

Com o plano real e a melhora financeira do país a Volkswagen aproveitou para trazer novamente o Passat ao Brasil.

Desta vez o veículo chegou de fábrica já com o face-lift que incluía novamente a grade frontal ao carro, porém dessa vez veio acompanhada de uma moldura em “U” na cor do carro, padrão Volkswagen na época.

Passat Exclusive VR6
Passat Exclusive VR6

Fonte: Flatout

Em 1995 a história do Passat mudou, equipado com motor 2.0 de 116 cv o Volkswagen Passat GL 2.0 veio para ficar, além desse modelo surgia o Volkswagen Passat Exclusive 2.8 VR6 com 174 cv.

O primeiro entregava 116 cv de potência a 5.200 rpm e 17,3 kgfm de torque a 2.400 rpm e fazia de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos.

Volkswagen Passat
Volkswagen Passat

Fonte: Milanuncios

Já a versão de seis cilindros, entregava toda sua potência a 5.800 rpm e 24 kgfm de torque a 4.200 rpm conseguindo realizar o 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos.

Ambas as versões traziam airbags para o motorista e passageiro, bancos de couro e câmbio automático como opcionais.

Em conjunto a tudo isso, uma variação perua surgia, o Volkswagen Passat Variant.

Painel
Painel

Fonte: Zombie Drive

A quinta geração

Após três anos, a quinta geração do Passat vem ao mercado com mais tecnológica, dividindo a plataforma com o Audi A4, possuía ar-condicionado digital, porta-copos, airbags laterais e câmbio Tiptronic que permitia troca manual sequencial.

Com teto arredondado e uma traseira mais reta o carro aparecia a primeira vez com lanternas verticais, os motores tanto de quatro cilindros, quanto o novo V6 2.8 eram instalados em posição longitudinal.

O motor quatro cilindros possuía:

  • Cinco válvulas por cilindro (totalizando 20)
  • 125 cavalos na versão de aspiração natural
  • 150 cavalos na versão turbinada

O motor seis cilindros possuía:

  • Cinco válvulas por cilindro (totalizando 30)
  • 193 cavalos na versão de aspiração natural
Passat quinta geração 1998
Passat quinta geração 1998

Fonte: Motor Show

Passat Quinta Geração 1998
Passat Quinta Geração 1998

Fonte: Autonoto

Anos 2000’s

Em 2001 ocorreu mais um face-lift no Passat, sua frente recebeu novas grades e faróis (a geometria dos faróis era novidade para sua época), deixando-o mais imponente, sua traseira ganhava detalhes nas lanternas, suas lentes passaram a ter formato circular e o CD player entrou na lista de opcionais disponíveis para o veículo.

Passat 2001
Passat 2001

Fonte: R7

A sexta geração

A quinta geração trouxe mais recursos tecnológicos como:

  • Freio de estacionamento elétrico acionado por tecla
  • Entrada e sistema de partida sem chave e por botão
  • Piloto automático e controles de estabilidade e tração

Os novos modelos ganharam capacidade de carga, o porta-malas do sedã tinha 565 litros e o porta-malas da Variant tinha seus 600 Litros.

O comprimento do Passat ja passava dos 4,7 m com a plataforma do médio Golf e contava com um motor na transversal após decisão da Volkswagen.

A grade continuava com sua imponência, desta vez com conceito em “V” substituindo o antigo conceito em “U”, e com a parte central do para-choques cromada, na traseira o veículo voltava a ter suas lanternas na disposição horizontal com lentes circulares.

Passat 2005
Passat 2005

Fonte: Antigueiros

O motor que antes era 1.8 foi substituído pelo 2.0 capaz de entregar 150 cv de potência, este novo motor foi chamado de FSI.

Com adição de um sistema de sobrealimentação, os 150 cv passaram a ser 200 cv e a versão ficou conhecida como TSI (Turbocharged Stratifeid Injection).

O motor V6 recebeu uma atualização e agora possuía 3.2 litros e atingia a marca de 250 cavalos.

O câmbio de dupla embreagem foi adicionado ao conjunto com o nome DSG de tinha 6 marchas, e junto com ele o Passat ganhava a tração integral com a tecnologia 4Motion.

A moda dos cupês

Em 2009 a Volkswagen adere à moda dos cupês de quatro portas lançando o Passat CC.

Era um sedã que possuia o teto arredondado e a área destinada a vidraçaria era pequena, principalmente na parte de trás. Junto do modelo veio acompanhado a linha esportiva do Passat chamada R-Line.

Passat
Passat

Fonte: Location Voiture Agadir

Atualização em 2010

O modelo vendido no país teve apenas uma leve mudança para implantar o novo padrão estético da marca.

As lanternas perderam os elementos circulares e passaram a ter um novo visual contornado, acompanhando as linhas do carro.

O novo Passat chegou no Brasil em 2011 e apresentava novidades tecnológicas como a central multimídia, assistente de estacionamento, piloto automático e detector de ponto cego nos retrovisores laterais (Acendem um LED quando um carro se encontra no ponto cego)

Foi lançado com o motor quatro cilindros 2.0 TSI de 211 cv de potência.

Passat 2012
Passat 2012

Fonte: G1

Nova geração em 2015

A sétima geração do Passt foi apresentada no Salão de Paris.

Sua plataforma era modular MQB que também era utilizada pelo Golf. Mantinha a sobriedade dos carros do último ano e o veículo recebia cada vez mais tecnológica nos itens de série.

O carro era acompanhado com um quadro que apresentava informações a partir de instrumentos virtuais, iluminação interna feita por LED’s e assistente de congestionamento.

Passat 2015
Passat 2015

Fonte: Sahil

Confira no vídeo abaixo 10 curiosidades durante a história deste Volkswagen.

Passat: um grande Volkswagen brasileiro em 10 curiosidades do canal Best Cars

Créditos da Foto de Capa do Blog: Divulgação Volkswagen

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