5 dicas essenciais para diagnosticar problemas no alternador

5 dicas essenciais para diagnosticar problemas no alternador

Luz da bateria acesa, dificuldade de partida, podem indicar problemas em diversos componentes, como o alternador. Veja a seguir quais pontos de atenção e como diagnosticar os problemas antes de trocar peças sem necessidade!

Antes de mais nada, o alternador é responsável por carregar a bateria e mantê-la com a carga ideal durante o funcionamento do motor.

A princípio, bobinas, rotor, escovas, regulador de voltagem, dentre outros componentes do alternador, podem influenciar em problemas com a bateria do veículo e partida. Portanto, antes de sair trocando peças, sempre é essencial testá-las.

Primeiramente, comece por testar a bateria. Com o carro desligado, realize a medição da voltagem da bateria, dessa forma, ela deve marcar por volta de 12 Volts. Com o carro em funcionamento, essa tensão deve aumentar um pouco, em suma, pode alcançar cerca de 14 Volts.

Precisa de peças para alternadores e motores de partida? Acesse o Canal da Peça!


Polia Tensionadora da Correia do Alternador – Zen – 12784 – Unitário

Polia Tensionadora da Correia do Alternador – Zen – 12945 – Unitário

Impulsor Partida – Zen – HNZ010 – Unitário

Veja também:

ZEN: Crescimento exponencial, mesmo durante a pandemia, coloca a fabricante em destaque no mercado de reposição e original

Cuidados Com a Bateria em Dias Frios

Assim como a bateria, o alternador deve ser testado. Separamos a seguir uma série de procedimentos a serem realizados com o alternador isolado.

  • Antes de mais nada, deve-se testar a bateria com o multímetro, confira se a tensão que sai do alternador, está chegando com a mesma voltagem. De acordo com o resultado, pode haver um problema de cabeamento, fique atento ao positivo do alternador.
  • A luz da bateria no painel, pode indicar problemas no alternador, bem como no regulador e sensor de bateria portanto é necessário realizar os testes destes componentes.
  • Do mesmo modo, os conectores do alternador que estão em contato com a central também podem apresentar problemas de conexão.
  • Dependendo do tipo de alternador, há diferença de resistências. Realize o teste do rotor do alternador comum e pilotado. A princípio, no alternador comum, o valor fica em torno de 3omz e no alternador pilotado, o valor é de 1.8omz a 2.2omz.
  • As peças internas do alternador muitas vezes são parecidas, dessa forma, podem ser instaladas em modelos errados. Por exemplo, a aplicação de uma placa retificadora pode estar incorreta, confira se o código da peça está adequado com o equipamento testado.
  • Reguladores de tensão, muitas vezes trabalham com protocolos de comunicação diferentes e podem encaixar da mesma forma, ou seja, confira a aplicação do regulador de voltagem se está sendo utilizado a peça correta. Fique atento ao estator, da mesma forma é necessário que esteja adequado à aplicação.

Confira todas estas dicas detalhadamente a seguir com Nivaldo Orágio, especialista em elétrica automotiva.

5 dicas ESSENCIAIS sobre manutenção de alternadores com @Orágio Cursos Automotivos

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bateria
Alternador
Chicote
Regulador de Tensão
Módulos Eletrônicos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica