5 dicas essenciais para diagnosticar problemas no alternador

5 dicas essenciais para diagnosticar problemas no alternador

Luz da bateria acesa, dificuldade de partida, pode indicar problemas em diversos componentes, como o alternador. Veja a seguir quais pontos de atenção e como diagnosticar os problemas antes de trocar peças sem necessidade!

Bobinas, rotor, escovas, regulador de voltagem, dentre outros componentes do alternador, podem influenciar em problemas com a bateria do veículo e partida. Portanto, antes de sair trocando peças, sempre é essencial testá-las.

No início, comece por testar a bateria. Com o carro desligado, realize a medição da voltagem da bateria, ela deve marcar por volta de 12 Volts. Com o carro em funcionamento essa tensão deve aumentar um pouco, ficando por volta dos 14 Volts.

O alternador é responsável por carregar a bateria e mantê-la com a carga ideal durante o funcionamento do motor. Ele é movimentado pelo próprio motor, por meio de uma correia

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Polia Tensionadora da Correia do Alternador – Zen – 12784 – Unitário

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Cuidados Com a Bateria em Dias Frios

Separamos a seguir um teste para ser feito do alternador isolado, fora do carro, além de dicas sobre o funcionamento dele. Além do sistema de alternador, confira também o regulador de tensão.

  • Quanto ao teste a ser feito no veículo, deve-se testar a bateria com o multímetro, porém, é necessário saber se a tensão que sai do alternador, está chegando a mesma voltagem. Pode haver um problema de cabeamento. Fique atento ao positivo do alternador.
  • Há também a indicação da luz da bateria que pode ser ou não, um problema de alternador. A luz da bateria indica problemas no regulador, sensor de bateria ou mesmo do próprio alternador e a bateria, portanto é necessário realizar os testes.
  • Conectores do alternador que estão em contato com a central também podem estar com problemas de conexão.
  • Há diferença de resistências dependendo do tipo de alternador. Realize o teste do rotor do alternador comum e pilotado. No alternador comum, o valor fica em torno de 3omz. No alternador pilotado é de 1.8omz a 2.2omz.
  • Cada modelo de alternador possui seus componentes internos, que são parecidos. A aplicação muitas vezes de uma placa retificadora pode estar incorreta, confira se o código da peça está adequado com o equipamento testado.
  • Reguladores de tensão, muitas vezes trabalham com protocolos de comunicação diferentes e podem encaixar da mesma forma, ou seja, confira a aplicação do regulador de voltagem se está sendo utilizado a peça correta. Fique atento ao estator, da mesma forma é necessário que esteja adequado à aplicação.

Confira todas estas dicas detalhadamente a seguir com Nivaldo Orágio, especialista em elétrica automotiva.

5 dicas ESSENCIAIS sobre manutenção de alternadores com @Orágio Cursos Automotivos

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