5 dicas para instalar molas esportivas

molas esportivas

Confira 5 dicas de como instalar corretamente molas esportivas

A altura original dos carros é prevista pelo fabricante para uma média de uso, tanto em estradas de pavimentação precária quanto no asfalto em bom estado.

Porém, para alguns, a altura original não é compatível com o que gostaria para o carro. Na Europa mesmo, os carros de passeio originais são mais baixos que no Brasil.

Então, por que não revisar a suspensão e instalar molas um pouco mais baixas?

coxins e batentes mobensani
Qualidade original também no mercado aftermarket

Veja Também:

Amortecedor a Óleo x Amortecedor a Gás

Amortecedores: Para Que Servem e Como Funcionam?

Quando se procura por mudanças estéticas, muitas pessoas optam por trocar as rodas e também pela instalação de molas esportivas.

Na escolha das molas, deve-se tomar alguns cuidados na hora da instalação.

O veículo usado como exemplo nesta matéria, é um Chevrolet Celta, modelo que teve enorme número de vendas e possui uma grande variedade de acessórios para personalização.

Para realizar a instalação das molas esportivas, confira as seguintes dicas:

  1. Verifique se o código atende as especificações de aplicação para seu veículo. Opcionais como ar-condicionado influenciam diretamente no resultado final.
  2. Substitua os batentes originais pelos que compõem o kit. Os novos batentes geralmente são menores, resultando em mais conforto e diminuindo a frequência do famoso “fim de curso” do amortecedor.
  3. Fique atento aos pequenos detalhes na hora da instalação. Caso as molas não forem instaladas na posição correta, possíveis ruídos vão surgir e o comportamento do veículo será alterado.
  4. Após a instalação, utilize o veículo por um curto período de tempo, para que os componentes da suspensão “assentem” na nova configuração.
  5. Quando a instalação for concluída, é recomendado que seja realizado o alinhamento do veículo, pois a geometria da suspensão foi alterada. Caso não for realizado o alinhamento outros componentes como pneus, batentes e outros itens podem ter desgaste precoce.

Instalação de molas esportivas no Chevrolet Celta 2010 do canal O Mecânico

O contrário também pode acontecer, se por acaso, você possui um carro que já estava rebaixado e quer que a altura original volte, não deixe de fazer uma revisão completa de buchas, batentes e coxins do carro. O uso de molas esportivas por um longo período pode danificar essas peças com facilidade.

Crédito da foto da capa do Blog: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Motor
Bandeja de Suspensão
Barras Estabilizadora
Bieletas
Cubos de Roda
Molas da Suspensão

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica