A troca de óleo parece ser uma manutenção simples, mas se não for realizada corretamente pode trazer um grande prejuízo
A troca do óleo do motor é uma tarefa muito simples, mas alguns detalhes fazem a diferença entre um motor em perfeito funcionamento e um motor prestes a quebrar.
Sempre respeitando as especificações recomendadas pelo fabricante, o tempo e a quilometragem correta.
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Após adquirir um veículo usado, cuidado com a lubrificação do motor, pois não há como ter certeza de como era feita a manutenção pelo dono anterior.
Fonte: IG
O bloco e cabeçote do motor possui dutos de passagem de óleo e qualquer sinal de borra e entupimento pode comprometer o funcionamento.
5 dicas para fazer a troca do óleo:
- Troque o óleo de acordo com o tempo ou quilometragem descritos no manual, porém não ultrapasse 10 mil quilômetros com o mesmo óleo, mesmo que o manual indique isso, pois no clima do Brasil, a saturação do óleo no motor é mais rápida do que em outros locais;
- Troque sempre o filtro de óleo com a troca do óleo;
- Escolha o óleo adequado: descrito no manual do proprietário;
- Verifique o prazo de validade do óleo. Nunca ultrapasse mais de seis meses com o mesmo óleo no motor;
- Coloque o óleo até a marcação da vareta indicando nível máximo e confira a cada 1500 km o nível do óleo, se necessário complete. Se o óleo baixar mais de 1L nesse espaço de quilômetros, fique atento para retentores de válvulas e anéis dos pistões.
A borra pode causar um problema muito grande em seu motor. A falta de lubrificação de bronzinas e anéis provocará superaquecimento e dano permanente nestas peças.
Borra de Óleo: Sua formação e como prevenir esse mal! do canal DOUTOR CARRO
Créditos imagem capa: Center Peças Fabbri
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