Descubra o que é o virabrequim cursado e os motivos de serem tão utilizados em motos! Entenda os benefícios deste componente para o motor.
O virabrequim cursado consiste no aumento da relação RxL determinado pelo raio de giro entre a biela e o eixo virabrequim e o próprio comprimento da biela, apresentado na imagem abaixo.
Fonte: SPA Turbo
Esta relação em conjunto com o diâmetro do cilindro é quem determina o volume e a razão de compressão dos motores como na imagem abaixo.
Fonte: SlidePlayer
Como apresentado acima, a razão de compressão do motor se dá a partir do cálculo (RC) que tem como variáveis o volume livre do cilindro (VL) e o volume deslocado (VD), que nada mais é o cálculo de ambos os volumes.
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Como apresentado, é possível analisar que a compressão depende diretamente da relação RxL entre o virabrequim e biela pois tanto o volume livre quanto o volume deslocado dependem diretamente de S = 2*R.
Fonte: CarThrottle
Desta forma, o virabrequim cursado é calculado utilizando as equações, acima apresentadas, e consiste em apenas aumentar o valor de “R” que corresponde ao raio de giro na biela manivela.
O aumento do raio de giro do virabrequim faz com que a taxa de compressão, volume deslocado e até mesmo a cilindrada do motor aumentem entregando mais potência e até mesmo mais torque para o veículo.
Confira no vídeo abaixo a diferença entre o virabrequim cursado e o virabrequim sem nenhum processo de modificação.
Virabrequim cursado do canal MF Preparações
Crédito da foto de capa: CarThrottle
Crédito da matéria: Retífica Mundial, SPA Turbo
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