100% brasileira, Tecnomotor entrega tecnologia de ponta em equipamentos de diagnóstico

Rasther_III_S

Com mais de 40 anos de experiência, a Tecnomotor é uma empresa brasileira de tecnologia em diagnóstico de sistemas veiculares. Líder em seu segmento, a fabricante busca ampliar sua atuação com foco no relacionamento com os mecânicos

Fundada em 1980, a Tecnomotor é uma empresa brasileira líder em seu setor, com foco constante na produção e desenvolvimento de soluções para a inspeção de veículos. Ao longo de sua história, recebeu diversos prêmios, perpetuando a qualidade e reconhecimento de seus equipamentos atestados pelo ISO 9001:2000 – SGS (Société Générale de Surveillance) da Tecnomotor.

Lorenzo Piccolli – Diretor Executivo da Tecnomotor
Lorenzo Piccolli – Diretor Executivo da Tecnomotor

Com dezenas de milhares de clientes em todo o Brasil e atuando também em outros países como Argentina e Estados Unidos, o foco da Tecnomotor está em atender toda a gama de veículos automotores desde o lançamento. Para falar sobre as metas e ações da Tecnomotor, conversamos com Lorenzo Piccolli – Diretor Executivo da Tecnomotor.

Lorenzo Piccolli é formado em Administração de Empresas com MBA em Trends Inovation pela Inova Bussiness School e atua há mais de vinte anos no mercado de aftermarket automotivo, passando pelas áreas de gestão de atendimento ao cliente, gerente de marketing e no núcleo de aperfeiçoamento tecnológico.

A Tecnomotor é uma empresa brasileira com mais de 40 anos, desenvolvendo soluções e equipamentos para diagnóstico e reparação. Quais foram os principais pontos de destaque da Tecnomotor para chegar a este ponto?

Em 40 anos são inúmeros pontos, mas dois deles que merecem destaque são: o foco em tecnologia levando eficiência para as oficinas e a grande proximidade com os reparadores. Entendemos que tecnologia tem que ajudar as empresas a crescerem e evoluírem e para isso, os equipamentos fáceis de usar, robustos e rápidos fazem toda a diferença. Por outro lado uma empresa é a somatória de pessoas, então ter um bom relacionamento, atendimento, suporte e treinamento é a essência do sucesso.

O mercado internacional também está no foco da Tecnomotor, atuando na América Latina e também América do Norte. Existem planos de expansão?

O mercado internacional na área de equipamentos de diagnóstico é extremamente desafiador, pois os principais mercados são extremamente maduros com diversos players locais e internacionais e para uma empresa 100% brasileira, temos que buscar nichos de mercado para introduzir nossos produtos com algum diferencial competitivo.

Foco no cliente é uma das principais estratégias. O sucesso da Tecnomotor depende do sucesso do reparador, então nesses 40 anos buscamos sempre um relacionamento muito próximo

Novas tecnologias como veículos elétricos podem abrir portas para oportunidades de crescimento no mercado internacional.

A Tecnomotor já foi premiada em diversas oportunidades pelo Sindirepa SP. Quais são as principais estratégias para ser uma das empresas mais relevantes de equipamentos de diagnóstico entre os reparadores?

Foco no cliente é uma das principais estratégias. O sucesso da Tecnomotor depende do sucesso do reparador, então nesses 40 anos buscamos sempre um relacionamento muito próximo, entender as necessidades do cliente e propor soluções que sejam viáveis para seu negócio. Outro ponto é não só fornecer o equipamento e sim informação e treinamento. Criamos realmente um relacionamento forte e íntimo com o reparador. Estamos ano a ano enfrentando juntos os desafios tecnológicos dos veículos e os superando juntos.

Todos os meses, os modelos de veículos leves e pesados se multiplicam no Brasil. Hoje, qual a abrangência na frota nacional dos equipamentos de diagnóstico da Tecnomotor?

Para nós, o mais importante é desenvolvermos o que realmente é necessário para as oficinas. Hoje, entre desenvolver um dos carros mais vendidos no Brasil, no caso o “Onix”, que possui uma tecnologia de comunicação de Rede Can nova ou um “Porsche”, nós sempre optamos pelo que mais gira dentro das oficinas.

Veja Também:

Como Funciona o Scanner OBD II Via Bluetooth?

Scanner automotivo: Análise da sonda lambda com osciloscópio

Temos equipamentos em diversas linhas, como por exemplo: equipamentos para o ciclo Otto e Diesel, para o universo de undercar, dentre outros. Cada linha tem seu desafio e sem dúvida é impossível acreditar que, com um único equipamento será possível atender toda a frota. Já no universo de Scanner de diagnóstico, temos o Rasther, onde temos soluções que chegam a abranger 90% da frota, pois é um equipamento de alta tecnologia em diagnóstico eletrônico, e foi desenvolvido pensando na necessidade do reparador e de seus clientes, incluindo os sistemas conforme a demanda do mercado automotivo.

Levar eficiência para o dia a dia é um grande diferencial para as oficinas continuarem a crescer.

Além de scanners automotivos para diagnóstico, a Tecnomotor possui equipamentos para alinhamento, softwares dentre outros. Quais são os principais produtos da Tecnomotor e quais são os best-sellers? (por favor, compartilhe fotos/ficha técnica).

O Rasther é o nosso principal produto e é sem dúvidas o scanner de maior sucesso em todo Brasil, pois é produzido com a mais alta tecnologia, robusto, intuitivo e fácil de usar e sua aplicação foi especialmente desenvolvida para o mercado brasileiro e para suprir as demandas deste exigente mercado, tanto diesel quanto ciclo otto.

Hoje temos várias linhas como referência também. Um destaque para a linha de diagnóstico Diesel, onde somos fornecedores da VW caminhões, Mercedes, Foton, dentre outros. Também temos a linha de bancadas diesel que foi desenvolvida para revolucionar o mercado de reparação e testes de injetores, sensores e válvulas de veículos a diesel Common Rail, esta Bancada oferece maior velocidade, ampla gama de testes e codificação. Um produto desenvolvido para proporcionar grandes vantagens e constantes melhorias para o cotidiano do reparador.

Scanner de diagnóstico Raster, aplicativo para celulares, alinhamento, teste de bicos dentre diversos outros produtos estão no portfólio da Tecnomotor

No universo undercar sempre buscamos levar produtos diferenciados e que possam agregar eficiência para as oficinas.

Inovação está no DNA da Tecnomotor. Quais linhas de produtos receberão investimento nos próximos meses e quais os próximos lançamentos?

O investimento em inovação é constante. Em Novembro teremos muitos lançamentos em diversas linhas, mas infelizmente temos que deixar a surpresa para novembro.

A cadeia de consumo está cada vez mais digital. Quais as ações da Tecnomotor para participar desse processo de transformação digital?

Nosso grande desafio era levar para o mundo digital o nosso relacionamento e intimidade com nossos clientes. Já estávamos trabalhando nas principais plataformas para alcançar este desafio e para nossa grata surpresa, a pandemia acelerou esse processo.

Desde o início da pandemia, estamos buscando melhorar nossos serviços digitais. Iniciamos as jornadas das lives e conseguimos ser referência no mercado de conhecimento técnico, impactando o setor. Nossa premissa é levar informação, treinamento e equipamento, informação para os clientes e ficar cada vez mais próximos do reparador.

Dentre todas as plataformas, lançamos o e-commerce Tecnodux, que além de levar nossos produtos, oferece novos tipos de serviço nunca antes oferecidos pelo setor via e-commerce, como por exemplo: o serviço de consultoria administrativa on-line.

Acreditamos que a reparação independente no Brasil, junto com as empresas nacionais como a Tecnomotor, Canal da Peça, MTE Thomson entre outras, crescerão cada vez mais

Além das plataformas digitais Instagram e Facebook, destacamos nosso canal do Youtube que é o TecnomotorTV. Lá pode-se encontrar todas as lives de treinamentos, bem como, diversos vídeos dicas para ajudar o reparador no seu dia a dia.

A Tecnomotor também está presente na formação e profissionalização dos reparadores. Como os mecânicos que fazem parte do nosso Clube Canal da Peça podem adquirir informações de produtos e realizar cursos fornecidos pela Tecnomotor?

Como falado anteriormente, temos alguns treinamentos EAD à venda, vídeos dicas, treinamentos em nossos canais: site Tecnodux e Tecnomotor TV (Youtube). São diversos conteúdos gratuitos, informações, além de poderem contar como a nossa equipe do Apoio Técnico e nossos representantes espalhados por todo Brasil.

Tecnomotor 41 anos

Quais as suas expectativas para o setor de aftermarket automotivo em 2022 e os próximos passos da Tecnomotor?

Sem dúvida teremos muitos desafios, mas acredito que o mercado continuará crescendo e evoluindo. Um dos maiores desafios serão as Barreiras de proteção das montadoras por causa da ciberpirataria automotiva. Porém, esse setor sempre se reinventou e mesmo com todas as dificuldades acreditamos que nenhum veículo no Brasil ficou ou ficará sem conserto.

Acreditamos que a reparação independente no Brasil, junto com as empresas nacionais como a Tecnomotor, Canal da Peça, MTE Thomson entre outras, crescerão cada vez mais e principalmente continuarão essa jornada de mãos dadas com os reparadores.

Foto de capa: Divulgação

Encontre produtos e peças relacionadas a matéria:

Eletroventiladores
Reguladores de voltagem
Bobinas de ignição
Módulos eletrônicos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica