Entenda por que os amortecedores são empregados em todos os sistemas de suspensão dos veículos! Descubra como eles trabalham!
O amortecedor é um componente presente no sistema de suspensão do veículo, sua função é amortecer ou absorver as vibrações, não permitindo que as molas oscilem continuamente.
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Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina
Há dois tipos de amortecimentos conhecidos, o amortecimento de Coulomb que consiste em amortecer o movimento por atrito e o amortecimento viscoso que consiste em amortecer o movimento limitando a passagem de um fluido por um orifício.
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina
A grande diferença entre os dois tipos de amortecimento é que a amplitude da vibração varia exponencialmente nos amortecedores viscosos, enquanto nos amortecedores de Coulomb a amplitude de vibração varia linearmente.
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina
Os amortecedores comumente utilizados em carros e motos são os amortecedores telescópicos que consistem em um cilindro com um pistão ligado a uma haste, podendo ser mono tubulares ou bi tubulares.
As características básicas presentes em ambos os tipos de amortecedores são:
- Presença de válvulas
- Presença de canais de passagem de fluido hidráulico
- Sistema hermético (sistema vedado)
- Depósito sob pressão (normalmente)
Confira no vídeo abaixo qual a função e como se dá o funcionamento de um amortecedor.
Amortecedores: para que servem e como funcionam do canal Dispemec
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Crédito da foto de capa do blog: Hack Engeneering
Créditos da matéria: Dr. Frederico Barbieri, KYB e Diego Masotti
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