Além do alinhamento manual, alinhamento 3D, existe também o alinhamento digital, com bom custo/benefício para o mecânico.
Mesmo um veículo novo, por conta da pavimentação precária no Brasil, de forma geral, é comum receber nas oficinas o cliente reclamando do volante torto, pneus com desgaste irregular, direção puxando para um dos lados. Essas são características padrão de um carro com problemas de alinhamento.
Além desses problemas, os veículos com problemas de alinhamento, fora da especificação o fabricante, pode ser difícil de controlar em curvas de alta velocidade e a negligência de alinhar o automóvel da forma correta, acarreta problemas em outros componentes da suspensão, que recebem o esforço proveniente da especificação errada de alinhamento.
Durante o processo de alinhamento, é possível observar amortecedores, buchas de suspensão e batentes para caso algum esteja com desgaste acentuado, seja substituído.
Tipos de Alinhamento
Fonte: Blogs da Tribuna do Norte
Para verificar o alinhamento, existem máquinas que foram desenvolvidas desde o início do século XX, porém hoje uma das máquinas que possuem um bom custo/benefício, é o de alinhamento digital.
Como funciona
Após fixar as máquinas nas rodas, a máquina dará os valores de cambagem, cáster e KPI. As medidas de convergência e divergência se dão por meio de sensores laser.
As medidas podem ser inseridas via wifi ou manualmente, utilizando o sistema que acompanha o equipamento. Neste sistema é possível salvar a placa do veículo e você pode consultar sempre que o cliente voltar à oficina.
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Alinhamento 3D reduz o desgaste de pneus e suspensão
Dentro do sistema da máquina, os dados padronizados de acordo com a marca, modelo, ano e versão do veículo, podem ser acessados para ser feita a correção na suspensão, seja por ajuste ou por substituição de peças com defeito.
Confira as dicas do Nonato Alinhador de como realizar o alinhamento na máquina digital
Mais sobre o equipamento do vídeo
O Alinhador digital LTA 900 computadorizado – Truck é um alinhador digital automotivo computadorizado e WiFi completo e pronto para uso de linha pesada, com leitor de convergência, nível digital e função spoiler (para veículos rebaixados), transmite todos parâmetros para o computador por tecnologia WiFi em tempo real, inclusive convergência.
Caso haja algum problema com o computador, o Alinhador digital LTA 900 computadorizado – Truck funciona perfeitamente de forma autônoma. O sistema de alinhamento Softeck FC mostra os valores de referência do veículo escolhido e recebe as medidas de acordo com o equipamento. O banco de dados atualiza automaticamente quando conectado à internet.
Crédito da foto de capa do Blog: Wikipedia/Mike Peel
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