BMW: resolva 3 problemas de wastgate dos motores N20

motores N20 com problema na wastgate veja como resolver

Dentre os motores turbinados da BMW, o N20 foi um dos mais utilizados. Com quatro cilindros e potência entre 184 e 245 cv, equipou as séries: 1, 3, 5, X4, além de outros modelos. Problemas de pressão de turbina foram relatados possuem relação com a wastgate.

A série de motores N20 da BMW foi produzida nas versões 1.6 e 2.0L com quatro cilindros e 16 válvulas, duplo comando no cabeçote (DOHC/Vanos duplo), com elevação variável das válvulas (Valvetronic), injeção direta e turbo.

O N20B20 substituiu o motor N53 e também tomou o lugar de alguns motores de seis cilindros que equipavam versões da série 3 e 5.

Veja também:

O Que é e Como Funciona a Wastegate?

BMW: resolva o problema no módulo FEM

No Brasil foi equipado tanto com wastgate por vácuo, quanto eletrônica e erros de injeção com informação de excesso de pressão do turbocompressor ou falta dessa pressão, podem provocar os erros P120208 e P120408 nos veículos equipados com wastgate por vácuo. Além dos erros, a luz da injeção avisa o condutor de que há algo errado, mesmo antes do mecânico diagnosticar com o scanner.

Veja a seguir como os erros P120208 e P120408 foram resolvidos na Tecnoauto Automotive, que recebeu um BMW 320i com estes problemas

Também pode haver problemas na wastgate elétrica, dependendo de seu posicionamento, ela pode apresentar erros, como o P123432.

Neste caso, não era um problema com a wastgate em si. Existe uma tolerância mínima para que esteja tudo funcionando em ordem e há uma regulagem para a posição da wastgate, de cerca de 0,5mm.

Quando a central identifica problemas de pressão por conta da posição da regulagem da wastgate, ela pode cortar a pressão da turbina como vemos a seguir.

Na Edcar Imports, chegou uma BMW 320i com problemas na wastgate elétrica por conta de uma regulagem fora do padrão. Veja a seguir

Créditos da foto de capa: PxHere

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica