Dentre os motores turbinados da BMW, o N20 foi um dos mais utilizados. Com quatro cilindros e potência entre 184 e 245 cv, equipou as séries: 1, 3, 5, X4, além de outros modelos. Problemas de pressão de turbina foram relatados possuem relação com a wastgate.
A série de motores N20 da BMW foi produzida nas versões 1.6 e 2.0L com quatro cilindros e 16 válvulas, duplo comando no cabeçote (DOHC/Vanos duplo), com elevação variável das válvulas (Valvetronic), injeção direta e turbo.
O N20B20 substituiu o motor N53 e também tomou o lugar de alguns motores de seis cilindros que equipavam versões da série 3 e 5.
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No Brasil foi equipado tanto com wastgate por vácuo, quanto eletrônica e erros de injeção com informação de excesso de pressão do turbocompressor ou falta dessa pressão, podem provocar os erros P120208 e P120408 nos veículos equipados com wastgate por vácuo. Além dos erros, a luz da injeção avisa o condutor de que há algo errado, mesmo antes do mecânico diagnosticar com o scanner.
Veja a seguir como os erros P120208 e P120408 foram resolvidos na Tecnoauto Automotive, que recebeu um BMW 320i com estes problemas
Também pode haver problemas na wastgate elétrica, dependendo de seu posicionamento, ela pode apresentar erros, como o P123432.
Neste caso, não era um problema com a wastgate em si. Existe uma tolerância mínima para que esteja tudo funcionando em ordem e há uma regulagem para a posição da wastgate, de cerca de 0,5mm.
Quando a central identifica problemas de pressão por conta da posição da regulagem da wastgate, ela pode cortar a pressão da turbina como vemos a seguir.
Na Edcar Imports, chegou uma BMW 320i com problemas na wastgate elétrica por conta de uma regulagem fora do padrão. Veja a seguir
Créditos da foto de capa: PxHere
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