- agosto 23, 2021
- 10:29 am
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Segundo Delfim Calixto, presidente da divisão de aftermarket automotivo da Bosch, o plano é ampliar a rede na América Latina para 1,8 mil pontos credenciados
A Bosch está comemorando o centenário de sua rede de oficinas credenciadas. Da primeira loja aberta em Hamburgo, Alemanha, em 1921, hoje são cerca de 30 mil pontos para atender veículos leves e pesados em mais de 150 países.
Apesar do último ano conturbado devivo a pandemia, a retomada do mercado de aftermarket foi rápida para a Bosch, chegando a registrar um crescimento de 8% em 2020, número que deve ser superado em 2021.
A Bosch não divulga a participação da divisão de aftermarket no faturamento regional, mas Calixto admite que o segmento aumentou sua fatia com a queda da produção dos fabricantes de veículos e da consequente redução no fornecimento para as linhas de montagem. Além desse impacto estatístico, o executivo afirma que as condições de mercado seguem favorecendo a venda de peças de reposição e o fluxo maior de veículos nas oficinas. “Muitas pessoas começaram a usar mais o carro próprio para evitar o risco (de contágio pela Covid-19) do transporte público, o que aumenta as necessidades de manutenção. Há também alguma demanda represada do ano passado, de gente que está fazendo agora a manutenção” comenta o executivo.
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A rede de oficinas completou 100 anos em 2021 e o plano é ampliar o número de franqueados na América Latina para 1,8 mil pontos credenciados. “O Brasil de longe segue sendo o País da região com o maior número de franqueados: são 1.430, sendo 950 Bosch Car Service para atendimento geral de veículos leves, 390 Bosch Truck Service e Diesel Center para caminhões, vans e ônibus, além de 97 Centro de Direções, especializados em sistemas de direção de veículos pesados.”
O foco maior de ampliação são os Bosch Car Center para atender automóveis, pois segundo Calixto o investimento em oficinas para motorização diesel é muito alto e o número atual de oficinas é considerado adequado. Também está no plano a abertura de pontos de atendimento expresso para serviços rápidos de menor complexidade, como troca de óleo e filtros, por exemplo. Já foram abertos cinco desses pontos e a previsão é chegar a 20 até o fim do ano. “São estabelecimento independentes, mas que podem direcionar carros para as oficinas maiores se algum problema maior for diagnosticado”, explica Calixto.
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Em 2022 a Bosch vai lançar um sistema integrado de gerenciamento de oficinas que deverá interconectar toda sua rede de reparação. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto entre Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
A Bosch investe em marketing, consultoria e treinamento, mas o investimento de cada oficina em fachada, equipamentos e qualificação são dos proprietários. O valor pode variar muito, superando R$ 700 mil no caso de abertura de um estabelecimento completamente novo, ou algo na casa de R$ 20 mil se precisar só comprar alguns equipamentos de diagnose, por exemplo. Todas as oficinas passam por auditorias anuais e precisam manter padrões de qualidade e atendimento pré-estabelecidos. Quando algum franqueado não se enquadra nesses padrões, deve passar por treinamentos de requalificação, e se continuar fora é descredenciada.
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Fonte: Bosch
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