Buchas de PU vs buchas de borracha, veja qual a melhor

Suspensão buchas manutenção

Buchas de suspensão são responsáveis por absorver vibrações e movimentações da suspensão, porém, entre os tipos de materiais utilizados para sua fabricação, qual o melhor?

Nos carros que rodam pelo Brasil, talvez a parte mecânica do automóvel que mais sofre desgaste, são os componentes da suspensão.

A suspensão dos carros evoluiu ao longo de décadas, sempre buscando garantir dirigibilidade através da melhoria do contato entre pneu e asfalto, sendo ele regular ou irregular.

Lembrando que o bom estado da suspensão é vital para acelerações, frenagens e manobras controladas. Problemas de suspensão, estão diretamente ligados a dificuldades na condução e sintomas de problemas nessas três situações que precisam ser realizadas em segurança para garantir o bem-estar do condutor e passageiros.

Movimentação do sistema de suspensão
Movimentação do sistema de suspensão – animação: Gfycat

As partes móveis da suspensão são unidas umas às outras e também presas à carroceria do carro através de buchas e coxins, componente totalmente em borracha ou revestido de borracha. Essa característica, permite que as partes da suspensão se movam e voltem ao seu estado original devido à flexibilidade do material.

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Borracha vs Poliuretano

O poliuretano é também um tipo de borracha, ele é um elastômero com baixa flexibilidade, ele faz a ponte entre a borracha comum e polímeros duros. É baseado em polímeros de poliéster poliuretano.

Características das buchas de poliuretano:

  • alta resistência
  • baixa flexibilidade
  • resistência à altas temperaturas
  • engripamento em contato com metal

Veja o vídeo no canal R Turbo com a instalação de buchas de poliuretano em um Voyage Turbo

A borracha possui dezenas de formas de ser obtida, sendo natural, sintética ou híbrida. No uso automotivo industrial, sua aplicação depende da característica exigida, como alta flexibilidade, resistência à baixas temperaturas, resistência a altas temperaturas, resistência à pressões, dentre outros.

Confira os tipos comuns de borracha de uso automotivo

  • Natural – suporta temperaturas de 80ºc, permeável a gases, oxidantes e óleos. Possui alta resistência e tem dureza variável. Utilizada em coxins, amortecedores, calços e buchas.
  • Etileno Propileno Dieno – resistente à vapores e a temperaturas, utilizado em vedações hidráulicas.
  • Nitrílica – resistente a óleo e combustíveis, utilizada em componentes de vedação.

Buchas e pivô em borracha desgastados

Buchas e pivô em borracha desgastados (foto: shutterstock)

Aplicações das buchas automotivas de borracha

As buchas de borracha naturais, são originais nos carros de rua por diversos motivos. Sua alta maleabilidade produz resistência controlada a solavancos e são responsáveis por absorver impactos, junto com os outros componentes da suspensão.

Quanto maior o contato do carro com o solo através dos pneus, maior será o esforço das buchas de suspensão. As buchas de borracha são dimensionadas de acordo com as características originais do veículo.

Veja a substituição das buchas de suspensão desgastada em um Gol G6 de uso urbano constante

Aplicações das buchas automotivas em poliuretano

As buchas feitas em poliuretano são componentes aftermarket, inicialmente pensadas para competição, onde a maleabilidade é um fator prejudicial.

Em circuito, a suspensão precisa ser pensada para maximizar o contato dos pneus com o solo, os veículos são reforçados estruturalmente em todos os componentes para gerar aderência em um piso de alta qualidade, pensado para os carros atingirem altas velocidades.

Veja o vídeo sobre o kit de poliuretano em um VW Golf

Aplicações prejudiciais

Buchas de borracha: o uso deve ser pensado proporcionalmente. Em carros preparados para 100, 200% a mais de potência, terá dificuldade de tracionar pois o tamanho e resistência das buchas originais não foram pensadas para aquele esforço e tracionar com tal potência.

Veja no canal da oficina AG3 o que houve em um 300C com buchas de poliuretano

Buchas de poliuretano: a maior resistência e baixa flexibilidade prejudicará a durabilidade de outros componentes como bandejas, suportes, chassi e componentes da suspensão, caso o carro tenha uso em ruas com pavimentação de baixa qualidade como ruas remendadas, ou com buracos, pavimentação de paralelepípedo, valetas e lombadas. Também reduzirá o conforto.

Veja um Honda Civic VTI usando buchas em poliuretano na rua

Mesmo em carros superesportivos, os compostos de borracha das buchas são pensados em maleabilidade e são dimensionados para tal esforço.

O uso de poliuretano é uma solução para aqueles que buscam maior contato com o solo e maior durabilidade das buchas, porém o ditado “agua mole e pedra dura, tanto bate até que fura”, chassi, suspensão, suportes e coxins foram dimensionados para a resistência original das borrachas, podendo sofrer conforme o uso prolongado de componentes de baixa maleabilidade.

Bucha em poliuretano desgastada (foto: reprodução vwetish/e90post)

Veja o que fala Alexandre Parisi da KYB Amortecedores sobre as buchas de poliuretano

Consequencias do uso de buchas mais rígidas que as originais de borracha com o Gaúcho Amortecedores

Foto de capa: Shutterstock

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