Entenda as diferenças entre o carburador e a injeção eletrônica!

injeção eletrônica

Veja este vídeo e conheça as diferenças entre o carburador e os tipo de injeções que os veículos utilizam

Os carros estão sempre evoluindo principalmente na parte mecânica, como o carburador e a injeção eletrônica.

Ao longo dos anos, muitos componentes e sistemas são aprimorados ou substituídos por outros melhores.

Veja mais:

Tudo sobre injeção eletrônica

Controle de combustível: Tudo o que você precisa saber sobre injeção

Um sistema muito importante para o motor que passou por essa evolução foi o carburador.

Carburador
Carburador

Fonte: Canal da Peça

Hoje, algumas motos em produção ainda utilizam o carburador, mas nos carros, esse componente foi substituído pelo sistema de injeção eletrônica e hoje o carburador é encontrado somente em carros antigos.

Injeção mecânica

Paralelo ao carburador, no início do século XX, alguns fabricantes desenvolveram o sistema de injeção mecânica que são os primeiros casos da injeção direta e a possibilidade de taxas de compressão maiores, usado amplamente nos aviões da segunda guerra mundial. Nos anos 50, começaram as aplicações em veículos, e os fabricantes reservavam esse sistema principalmente para seus carros mais modernos.

Sistema de injeção mecânica
Maserati 3500 GTI 1962 – Sistema de injeção mecânica (foto Wikipedia / common copyright)

 

A desvantagem é que o sistema não se auto-regulava através de sensores como hoje, a injeção eletrônica faz.

Injeção eletrônica

O sistema mais conhecido hoje, tanto EFI (sistema monoponto), como MPFI (sistema multiponto) e ainda SFI (sistema sequêncial de injeção), são usados eletrônicamente.

Inclusive a evolução do sistema de injeção direta, somado à injeção eletrônica é o que podemos encontrar de mais moderno no mercado para otimização da combustão, pensando em performance e economia.

A injeção eletrônica usa vários sensores para que ocorra a melhor combustão possível.

Módulo de injeção
Módulo de injeção

Fonte: R7

Ela mede diversos fatores que podem alterar a qualidade da queima do combustível, como: temperatura do ar, temperatura do motor, quantidade de ar admitido, faixa de rotação e etc.

Usando todas as informações, a central decide o quanto de combustível será injetado e quando exatamente ocorrerá a ignição.

Veja mais:

Como acabar com o problema de afogamento nos carburadores?

Guia de como fazer a limpeza e regulagens dos carburadores do Fusca!

Tudo isso é feito para obter o melhor rendimento possível do motor, mantendo uma boa potência e um consumo baixo, além de diminuir a emissão de gases poluentes.

Assista o vídeo do canal Dispemec separou para você, e entenda a evolução do carburador até os sistemas de injeções mais atuais.

Conheça as vantagens da injeção eletrônica em relação ao carburador do canal Dispemec

Veja também: Acerto do carburador por Wibeband com o Marcelo Tonella

Crédito foto de capa: Shutterstock

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