A Chamonix é uma fábrica brasileira de automóveis que produz réplicas, devidamente autorizadas, de modelos da empresa alemã Porsche.
A companhia foi criada em 1987 pelo empresário Milton Masteguin.
Masteguin que era o sócio fundador da extinta Puma Automóvel, associado com o engenheiro norte-americano Chuck Beck.
O sucesso da produção de réplicas da Chamonix
A produção teve início com modelos originais de carroceria aberta do Porsche 356 e de réplicas do Spyder 550 para os mercados norte-americano e japonês.
Logo em seguida, ao longo da década de 1990, a empresa expandiu seu alcance internacional.
A companhia chegou a outras partes da Ásia e América do Sul.
Além de entrar com sucesso também na Europa, com os lançamentos das reproduções do Super 90 Cabriolet, do Speedster e do Spyder 550S.
Fonte: Garagem do Bellote
A empresa, no entanto, encerrou temporariamente suas atividades em 2010. por causa da forte concorrência do mercado nacional.
Até então, produziu cerca de 1.700 réplicas de modelos de Porsche, a maioria para exportação.
Em 2011, saudosista, mas com boa visão empresarial, Carlos Machado, administrador da empresa A+ Auto.
Veja Também:
História do Porsche 911: 50 anos de tradição
Porsche 918 Spyder: A construção de uma obra prima do século 21
Conversou com Newton Masteguin, filho de Milton.
Os dois chegaram a uma combinação excelente: a antiga empresa foi reestruturada, ganhou novo nome:
Virou Chamonix New Generation!
E um novo desafio: concentrar a comercialização dos modelos no mercado interno.
Mercado interno e produção sob encomenda
A fabricação atualmente então, passou a ser sob encomenda.
O tempo de produção pode levar até 120 dias até a conclusão e entrega do modelo encomendado.
Mesmo com o destaque para o atendimento do público consumidor brasileiro, a marca continua reconhecida internacionalmente.
Devido ao equilíbrio entre a alta qualidade de produção e acabamento e o preço final relativamente baixo das réplicas para os clientes estrangeiros.
Veja também matérias em outros blogs:
Exclusive Series: O mais potente Porsche 911 Turbo S
Este é o incrível Porsche 911 Singer com motor aircooled Williams de 500 cv
Além do Speedster 356, com chassis tubular e resistente a torções, bastante fiel ao projeto original.
Mais dois carros passaram a ser produzidos: o Roadster 356 e o Spyder 550S Le Mans (o laranja da foto ali em cima).
Todas as réplicas têm carroceria feita de fibra de vidro (fiberglass) e podem ser personalizadas com variadas opções de cores, acabamentos de estofados e acessórios diversos.
A fábrica oferece garantia de três anos para a carroceria e um ano para o motor e sistema de câmbio, além de assistência técnica total contra defeitos e avarias.
Fonte: Wikipedia
O modelo Roadster 356 traz um motor 2.0 flex entre eixos da Volkswagen,Golf, e refrigerado a água.
Possui a suspensão traseira, do tipo Ponte de Dion, e freios a disco nas quatro rodas; oferece vidros com acionamento elétrico, além de opcionais de câmbio automático e ar condicionado.
Outros modelos e sobre a empresa
Já o modelo Spyder 550S Le Mans atualiza o modelo original da década de 1950, em homenagem à tradicional competição automobilística francesa, com tecnologia e acabamento modernos.
O automóvel consegue alcançar 220 Km/h de velocidade final, levando 7 segundos para acelerar de 0 a 100 Km/h.
Vem equipado com motor 1.8 flex, de 106/108cv, refrigerado a água, e possui a mesma suspensão traseira nos moldes Ponte de Dion.
Sua suspensão dianteira é composta por barras de torção, e o sistema de direção é da espécie “rosca sem fim”.
A empresa já vem comercializando normalmente todos esses bólidos:
- O Speedster 356 está à venda no mercado brasileiro a partir de R$ 70 mil
- O Roadster 356, principal aposta da Chamonix New Generation, por R$ 85 mil.
Um pouco salgados, mas ainda uma fração do custo de comprar um original destes modelos históricos!
Confira o Chamoxis 500 S Spyder do canal do Renato Bellote!
Crédito foto de capa: Car Advice
Crédito de texto: Lexicar Brasil
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento