Veja como funciona a sonda lambda detalhadamente e entenda sua função, possíveis falhas e indicações no painel
Nos carros com injeção eletrônica, a sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio, é responsável não só pela leitura da queima de ar e combustível, mas também por enviar sinais vitais para que a central do veículo confirme se há algum problema de deterioração da própria sonda. Confira a seguir.
Fator Lambda ( λ ):
Para entendermos o funcionamento dos sensores de oxigênio primeiramente temos que conhecer o fator lambda (λ).
Neste caso a letra grega corresponde a razão de equivalência na relação ar-combustível real entre a relação considerada ideal ou estequiométrica para uma mistura.
Lambda (λ)= relação real – ar/combustível – relação ideal – ar/combustível.
Relação Ar/Combustível ideal:
Gasolina: 14,7:1 ( 14,7 partes de ar para 01 parte de gasolina)
Álcool: 9,0:1 ( 9,0 partes de ar para 01 parte de álcool)
Diesel: 15,2:1 ( 15,2 partes de ar para 01 parte de Diesel).
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Como testar e trocar a Sonda Lambda
Dessa forma podemos concluir que quando uma mistura tem mais ar do que o especificado na tabela acima dizemos que λ >1 ou que a mistura está Pobre.
Já quando a quantidade de ar está abaixo da especificada dizemos que λ<1 ou que a mistura está Rica.
Funcionamento do sensor de oxigênio:
Os sensores λ trazem em sua composição um componente muito importante que é o dióxido de zircônio.
Este material quando atinge uma temperatura superior a 300°C se transforma em um condutor de íons de oxigênio.
Com o auxílio deste componente a sonda consegue identificar por meio de uma variação de tensão a quantidade de oxigênio presente nos gases de escape.
Esta tensão que pode ser medida em milivolts varia de 0 a 800mv e é enviada para a unidade de comando para que sejam feitos cálculos, usando como base o fator lambda.
Localização do Sensor Lambda:
Por funcionar com perfeição somente acima de 300°C, geralmente este dispositivo é fixado no cano de escapamento, o mais próximo do motor.
Obrigatoriamente essa peça deve receber os gases provenientes de todos os cilindros para que a leitura seja completa.
A sonda de 4 fios por sua vez pode estar localizada próxima ou não do catalisador, pois a mesma possui uma resistência de aquecimento para alcançar os 300°c necessários, aproveitando situações de projeto onde não tem espaço próximo do motor.
Veja a seguir este vídeo do canal Grtecno para ilustrar como funciona a sonda lambda no carro!
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