Confira nesta matéria os segredos sobre o sistema de coletores de admissão e como o novo modelo de coletor de admissão variável é eficaz para os motores da nova geração.
O pulmão do motor é o coletor de admissão, é ele que dita a quantidade de ar que cada cilindro vai receber na câmara de combustão e por meio disso ocorre a combustão com a quantidade de massa de ar aspirada.
Em carros que possuem o sistema de injeção direta, o ar que é aspirado pelo coletor é admitido e distribuído nos cilindros uniformemente.
Veja Também:
Sistemas de escape:coletores, dutos e emissões (Parte 1)
Scanner automotivo: Análise da sonda lambda com osciloscópio
Já nos modelos que não tem injeção direta, o coletor comporta a mistura de ar e combustível ao longo das câmaras da combustão do motor do carro.
Fonte: Carro de Garagem
Um dos desafios da engenharia na produção e no desenvolvimento dos tipos de coletores para os motores é adequar de forma ideal a entrada de ar perfeita nos coletores.
Veja Também:
Torque e Potência: Qual a Diferença?
Filtro de ar esportivo gera mais potência?
Após anos de estudos a industria conseguiu desenvolver nos motores mais modernos e também para a performance o ” Coletor de Admissão Variável”.
Confira neste vídeo do canal Milian Dark como funciona o “Coletor de Admissão Variável”!
Funcionamento do Coletor de Admissão Variável pelo canal do Ricardo Vitório
Crédito da foto de capa: Speed Hunters
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento