Veja quais são os benefícios da utilização do sistema de suspensão pneumático em caminhões e ônibus.
suspensão a ar dos veículos classificados como linha pesada, apresentam uma construção diferente das encontradas nos veículos leve.
Em veículos leves de passeio, geralmente são constituídas por molas expirais e amortecedores, ou feixes de mola semielípticas e amortecedores em casos de veículos comerciais leves.
Nos veículos pesados, a suspensão é constituída por feixes de mola semielípticas, como nos pequenos utilitários, porém com espessura, comprimento e número de lâminas muito diferentes do que aplicado aos utilitários leves.
Apesar do substantivo “mola” ser associado automaticamente às expirais, as molas são definidas como uma peça de metal que reassume a sua forma após ser curvada. Portanto, os feixes de lâmina também são conhecidos como feixes de mola.
Devido a grande carga que carregam, caminhões e ônibus são equipados feixes de mola para que seja proporcionado a resistência necessária.
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Apesar dos feixes de mola cumprirem o papel, em estradas com pavimentação ruim e cargas delicadas, os solavancos que o sistema proporciona, podem danificar tanto a carga, quanto peças de suspensão e transmissão. Para solucionar estes problemas, aos poucos foi sendo introduzido o sistema de suspensão a ar. Além de trazer mais estabilidade e menor impacto com solo, como consequência o desgastes dos pneus é reduzido.
Fonte:Blog Caminhões e Carretas
A diferença está na concepção da suspensão. Enquanto os feixes de mola, invariavelmente voltam para o formato original e precisam ser atenuados por amortecedores, a suspensão a ar define sua rigidez conforme a necessidade.
Nos veículos carregados, os feixes de mola trabalham com um rebound cerca de 3x menor do que quando estão descarregados. Ou seja, a força e velocidade com que a roda do caminhão volta ao estado original quando o veículo está descarregado é 3x maior do que quando está carregado, dando aquele “soco” quando passa por um buraco. Enquanto nos caminhões e ônibus que utilizam bolsas de ar, a frequência de trabalho é estável tanto carregado quanto vazio.
Além disso, o sistema a ar não precisa de lubrificação como o feixe de molas e facilita ajustes de posição das rodas e controle de estabilidade nos veículos mais modernos.
A desvantagem do sistema a ar é que ele é dimensionado para o modelo do caminhão, com baixa adaptabilidade a sobrepeso, algo que os feixes de mola toleram com maior proporção.
Em modo geral, a suspensão a ar oferece mais segurança e melhor dirigibilidade ao condutor do ônibus ou caminhão.
Confira o vídeo para mais informações e detalhes sobre a suspensão a ar.
O que é suspensão a ar do canal do RedeScaniaNaTV
Suspensão pneumática: como funciona o controle eletrônico do canal Oficina Diesel
Crédito da foto de capa do Blog: Truck Trend
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