Como funciona a suspensão a ar de veículos pesados?

suspensão a ar

Veja quais são os benefícios da utilização do sistema de suspensão pneumático em caminhões e ônibus.

suspensão a ar dos veículos classificados como linha pesada, apresentam uma construção diferente das encontradas nos veículos leve.

Em veículos leves de passeio, geralmente são constituídas por molas expirais e amortecedores, ou feixes de mola semielípticas e amortecedores em casos de veículos comerciais leves.

Nos veículos pesados, a suspensão é constituída por feixes de mola semielípticas, como nos pequenos utilitários, porém com espessura, comprimento e número de lâminas muito diferentes do que aplicado aos utilitários leves.

Sistema de molas semielípticas (fonte: Little Salesman)

Apesar do substantivo “mola” ser associado automaticamente às expirais, as molas são definidas como uma peça de metal que reassume a sua forma após ser curvada. Portanto, os feixes de lâmina também são conhecidos como feixes de mola.

Devido a grande carga que carregam, caminhões e ônibus são equipados feixes de mola para que seja proporcionado a resistência necessária.

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Apesar dos feixes de mola cumprirem o papel, em estradas com pavimentação ruim e cargas delicadas, os solavancos que o sistema proporciona, podem danificar tanto a carga, quanto peças de suspensão e transmissão. Para solucionar estes problemas, aos poucos foi sendo introduzido o sistema de suspensão a ar. Além de trazer mais estabilidade e menor impacto com solo, como consequência o desgastes dos pneus é reduzido.

Suspensão a Ar
Suspensão a Ar

Fonte:Blog Caminhões e Carretas

A diferença está na concepção da suspensão. Enquanto os feixes de mola, invariavelmente voltam para o formato original e precisam ser atenuados por amortecedores, a suspensão a ar define sua rigidez conforme a necessidade.

A suspensão por feixe me molas é robusta e de concepção simples, porém não atende a todas as necessidades de cargas (fonte: Road and Track)

Nos veículos carregados, os feixes de mola trabalham com um rebound cerca de 3x menor do que quando estão descarregados. Ou seja, a força e velocidade com que a roda do caminhão volta ao estado original quando o veículo está descarregado é 3x maior do que quando está carregado, dando aquele “soco” quando passa por um buraco. Enquanto nos caminhões e ônibus que utilizam bolsas de ar, a frequência de trabalho é estável tanto carregado quanto vazio.

Suspensão a ar – maior suavidade ao passar por irregularidades (fonte: Stengel Bros)

Além disso, o sistema a ar não precisa de lubrificação como o feixe de molas e facilita ajustes de posição das rodas e controle de estabilidade nos veículos mais modernos.

A desvantagem do sistema a ar é que ele é dimensionado para o modelo do caminhão, com baixa adaptabilidade a sobrepeso, algo que os feixes de mola toleram com maior proporção.

Em modo geral, a suspensão a ar oferece mais segurança e melhor dirigibilidade ao condutor do ônibus ou caminhão.

Confira o vídeo para mais informações e detalhes sobre a suspensão a ar.

O que é suspensão a ar do canal do RedeScaniaNaTV

Suspensão pneumática: como funciona o controle eletrônico do canal Oficina Diesel

Crédito da foto de capa do Blog: Truck Trend

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