Você sabe como trocar a junta homocinética?

Você sabe como trocar a Junta homocinética

Veja o passo a passo como realizar a trocar a junta homocinética!

A junta homocinética é responsável por transmitir a tração do câmbio para as rodas. Composto em seu interior de microesferas e graxa grafitada, a troda da junta é sem dúvida um trabalho sujo.

Como funciona a homocinética
Como funciona a homocinética

Fonte: Atlantic Parts

A graxa grafitada junto com as microesferas possibilitam a perfeita articulação.

Este componente transmite o movimento e a força entre a roda e o semieixo, estando ou não alinhados um com o outro, possibilitando o veículo se locomover.

Graxa Grafitada - Molykote A-2
Graxa Grafitada – Molykote A-2

Fonte: Extra

Devido o desgaste, quando é feito a substituição da homocinética, a graxa apresenta um aspecto mais líquido do que a nova, indicando a perda de lubrificação correta. A oficina pode estar equipada com um sacador de junta homocinética, facilitando o trabalho.

Veja Também:

Tudo Sobre Juntas Homocinéticas

Fixa, Ar e Rosca: Qual é a Melhor Suspensão e Como Funciona o Alinhamento delas?

Por ser um elemento de transmissão de torque, existem certos cuidados que devem ser tomados para que sua vida útil seja prolongada.

Evitar trancos nas saídas com o veículo e nas trocas de marchas, bem como manobrar o veículo com o volante no final do curso em pavimentos muito irregulares.

Confira o passo a passo para a Instalação da nova junta homocinética:

Kit Junta Homocinética
Kit Junta Homocinética

Fonte: Canal da Peça

Remoção da junta homocinética:

  1. Prense o semieixo de transmissão em uma morsa;
  2. Retire as abraçadeiras interior e exterior;
  3. Corte o fole e retire-o;
  4. Mantenha aberto o aro metálico;
  5. Remova a junta homocinética do eixo.


    Veja Também:

    Como é Feita a Troca da Homocinética do Fiat Uno

    Os Motivos da Quebra da Junta Homocinética e como Solucionar

Instalação da nova junta homocinética:

  1. Deslize o fole no eixo junto com a abraçadeira inferior;
  2. Posicione a junta homocinética nas estrias da extremidade do eixo;
  3. Insira a junta homocinética no eixo;
  4. Encha com a massa lubrificante fornecida (graxa grafitada);
  5. Instale a abraçadeira grande e aperte-a;
  6. Instale o eixo e transmissão e verifique igualmente se o sensor de ABS funciona corretamente.

Confira, nesse vídeo da SKF, a correta instalação de uma nova junta homocinética

Crédito foto de capa: Shutterstock

crédito de matéria: SKF, O Mecânico

Compre SKF:

Homocinéticas & Semieixos
Braços & Terminais
Bomba d’Água
Barra Estabilizadora & Bieletas
Cubos de Rodas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica