Fatos importantes
A água pura, tem seu ponto de ebulição à 100ºc, os motores modernos costumam trabalhar em temperaturas próximas a 90ºc. No sistema completo, essa água pode variar de temperatura, levando em consideração que a temperatura de combustão dentro da câmara varia de 330 a 2.400ºc, a água que circula no bloco, pode gerar bolhas de ebulição até completar seu ciclo de resfriamento passando pelo radiador.
O aditivo de radiador é responsável pelo aumento do ponto de ebulição da água. Possuindo etilenoglicol, composto químico que possui temperatura de congelamento de -12.9ºc e ebulição a 197ºc, o aditivo diluído em água, previne bolhas no sistema durante o funcionamento pleno do motor, levando o ponto de ebulição da mistura a cerca de 160ºc. Além disso, o aditivo é responsável pela longa duração da água do radiador, podendo chegar a mais de 200 mil quilômetros dependendo do estado de conservação do sistema e da qualidade do aditivo.
Especificações
Existem aditivos orgânicos e inorgânicos, ou sintéticos. É importante consultar o manual do proprietário do veículo para o uso correto do aditivo de radiador pois apesar da função de ambos ser a mesma, eles reagem de forma diferente com o sistema.
Por exemplo, em um motor que não está preparado para receber o aditivo inorgânico, ele pode sofrer com ressecamento de mangueiras e posteriormente, vazamentos irão surgir.
No manual, consulte o código de especificação do fluído de arrefecimento indicado. No rótulo do aditivo, deve constar o mesmo código fornecido no manual.
Clique aqui e confira o código dos aditivos e a compatibilidade com as principais fabricantes de automóveis.
Confira essa dica do canal Vitor Hugo para qual aditivo de radiador usar
Mão na massa!
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado.
Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.
Esse fluido deve ser analisado visualmente: se estiver com coloração marrom, pode indicar ferrugem, deve-se circular água dentro do reservatório do radiador, com o intuito de limpá-lo, até que a água que escorrer pela mangueira solta saia transparente.
Deve-se retirar o recipiente, lavá-lo em água corrente e, depois, fixá-lo novamente no lugar, conectando a mangueira.
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Chegou a hora de preparar a água do radiador.
Nunca, no sistema, deve-se colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.
Fique atento à manutenção do radiador
Entendendo a manutenção do sistema de arrefecimento
Antes de completar ou trocar a água do radiador, adquira o aditivo específico para seu veículo. Clique aqui para ver as opções de aditivo disponíveis e compatíveis com seu carro.
O radiador é o dispositivo responsável pela troca de calor da água que circula no sistema. Composto de metal ou alumínio, ele recebe ar frio diretamente ou é induzido através de ventoinhas no carro. Em sua extensão, possui canos por onde a água circula, entrando quente e saindo fria.
O nível de água do radiador é fácil de visualizar, ele possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo.
Se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo, está na hora de completar.
Mas é importante levar em conta: se, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo, é porque provavelmente existe um vazamento no sistema. Nesse caso, o carro deve ser levado para uma análise em oficina mecânica.
Água do Radiador: Conclusões
Com a mistura pronta, finalmente pode-se colocar o líquido no reservatório. Encha-o até o registro máximo e rosque a tampa para fechar.
Só então ligue o motor do veículo, deixando a máquina funcionar até que a ventoinha seja acionada. Confira se não existe vazamento.
Veja também: Manutenção eficiente do sistema de arrefecimento do Canal da Peça
Crédito foto de capa: Wikipedia / Common Copyright
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