Confira essas dicas para troca da água do radiador!

Fatos importantes

A água pura, tem seu ponto de ebulição à 100ºc, os motores modernos costumam trabalhar em temperaturas próximas a 90ºc. No sistema completo, essa água pode variar de temperatura, levando em consideração que a temperatura de combustão dentro da câmara varia de 330 a 2.400ºc, a água que circula no bloco, pode gerar bolhas de ebulição até completar seu ciclo de resfriamento passando pelo radiador.

O aditivo de radiador é responsável pelo aumento do ponto de ebulição da água. Possuindo etilenoglicol, composto químico que possui temperatura de congelamento de -12.9ºc e ebulição a 197ºc, o aditivo diluído em água, previne bolhas no sistema durante o funcionamento pleno do motor, levando o ponto de ebulição da mistura a cerca de 160ºc. Além disso, o aditivo é responsável pela longa duração da água do radiador, podendo chegar a mais de 200 mil quilômetros dependendo do estado de conservação do sistema e da qualidade do aditivo.

Especificações

Existem aditivos orgânicos e inorgânicos, ou sintéticos. É importante consultar o manual do proprietário do veículo para o uso correto do aditivo de radiador pois apesar da função de ambos ser a mesma, eles reagem de forma diferente com o sistema.

Por exemplo, em um motor que não está preparado para receber o aditivo inorgânico, ele pode sofrer com ressecamento de mangueiras e posteriormente, vazamentos irão surgir.

No manual, consulte o código de especificação do fluído de arrefecimento indicado. No rótulo do aditivo, deve constar o mesmo código fornecido no manual.
Clique aqui e confira o código dos aditivos e a compatibilidade com as principais fabricantes de automóveis.

Tampa do reservatório de expansãoTampa do reservatório de expansão

Fonte: SWEngines

Confira essa dica do canal Vitor Hugo para qual aditivo de radiador usar

Mão na massa!

A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado.

Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.

Esse fluido deve ser analisado visualmente: se estiver com coloração marrom, pode indicar ferrugem, deve-se circular água dentro do reservatório do radiador, com o intuito de limpá-lo, até que a água que escorrer pela mangueira solta saia transparente.

Deve-se retirar o recipiente, lavá-lo em água corrente e, depois, fixá-lo novamente no lugar, conectando a mangueira.

Veja mais matérias de outros blogs:

Os riscos e cuidados com o superaquecimento do motor

Piloto consegue chegar ao fim do Rally México colocando cerveja no radiador

Chegou a hora de preparar a água do radiador.
Nunca, no sistema, deve-se colocar somente água ou somente aditivo. A mistura concentrada de aditivo com água deve respeitar o manual do proprietário, cerca de 40% de aditivo e 60% de água desmineralizada.

Manutanção-radiadorFique atento à manutenção do radiador

Fonte: Simplelabs

Entendendo a manutenção do sistema de arrefecimento

Antes de completar ou trocar a água do radiador, adquira o aditivo específico para seu veículo. Clique aqui para ver as opções de aditivo disponíveis e compatíveis com seu carro.

O radiador é o dispositivo responsável pela troca de calor da água que circula no sistema. Composto de metal ou alumínio, ele recebe ar frio diretamente ou é induzido através de ventoinhas no carro. Em sua extensão, possui canos por onde a água circula, entrando quente e saindo fria.

O nível de água do radiador é fácil de visualizar, ele possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo.

Se o nível do líquido estiver próximo ou abaixo do mínimo, está na hora de completar.
Mas é importante levar em conta: se, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo, é porque provavelmente existe um vazamento no sistema. Nesse caso, o carro deve ser levado para uma análise em oficina mecânica.

Tampa do reservatório de expansão Tampa do radiador

Fonte: Cars Techie

Água do Radiador: Conclusões

Com a mistura pronta, finalmente pode-se colocar o líquido no reservatório. Encha-o até o registro máximo e rosque a tampa para fechar.

Só então ligue o motor do veículo, deixando a máquina funcionar até que a ventoinha seja acionada. Confira se não existe vazamento.

Veja também: Manutenção eficiente do sistema de arrefecimento do Canal da Peça

Crédito foto de capa: Wikipedia / Common Copyright

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bomba D’água
Motor
Cabeçote
Radiador e Arrefecimento
Acabamento do Radiador
Conexões do Arrefecimento
Valvulas Termostática

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica