Entenda o motivo e a razão de cortar giro do motor pode sim danificar este componente, custando muito caro esta brincadeira simples!
Cortar giro é um sistema de proteção que foi criado para que o giro máximo recomendado de trabalho do motor não seja ultrapassado.
Antigamente, quando este controle não existia, o painel possuía uma faixa vermelha no conta giros, indicando que o motor não deveria ultrapassar aquela rotação, até hoje esta faixa vermelha esta presente nos painéis, mas o motor conta também com o sistema de corte de giro.
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Este sistema basicamente inibe a centelha, evitando que ocorra a combustão, e mantendo o motor dentro da rotação máxima estipulada pelo fabricante.
Confira a explicação do pessoal da Madeira Performance Racing sobre corte de giro nas motos.
Manter o motor muito tempo no limite do corte pode ser prejudicial, além de estar na rotação máxima estipulada pelo fabricante, saiba que você esta submetendo os componentes do motor a uma carga não ideal de trabalho (por isso os fabricantes limitam se não, não haveria o porque de incluir este sistema nos motores).
Possíveis problemas que podem ocorrer no motor se o mesmo ficar no corte de giro por muito tempo:
- Empenamento de válvulas
- Avarias na cabeça do pistão
- Engripar o pistão no cilindro (Falta de lubrificação ou alta temperatura de trabalho)
- Empenamento das hastes das válvulas
- Quebra da corrente ou correia de comando
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Créditos da foto de capa: Twitter
Créditos da matéria: Quatro Rodas