Defeito crônico no motor VW EA111 que equipa Gol, Voyage, Fox e Golf

EA111 Aprenda Todos os Sincronismos deste Motor!

Desgaste precoce de bobina pode estar relacionado a problemas com velas e combustível. Veja a seguir como se prevenir

Os carros equipados com motor EA111 saíram com sistema de bobina, que possui módulo de ignição integrado.

No início do projeto, reparou-se que a existia uma queima de bobina em excesso. No início, acreditava-se que o aquecimento em excesso pela falta de fluxo de ar para troca de calor no cofre do motor.

Em um segundo momento, a própria VW tentou melhorar a refrigeração do motor, porém o defeito de bobinas continuou.

oxido de ferro nas velas
oxido de ferro nas velas

Durante a investigação da oficina, as velas com excesso de oxido de ferro estavam causando problemas de bobina. Mesmo em um período curto de 18 meses, as velas apresentavam o problema e este problema químico ocasionava o problema com bobina do veículo.

Confira toda a explicação e as imagens na Hans Car

Veja a seguir com Aparecido Oliveira como realizar o teste de bobina de ignição

O problema é comum nos veículos equipados com módulos Bosch ME7.5.10 e ME 7.5.20 e Magneti Marelli IAW: 4LV, 4SV, 4BV. O módulo de ignição embutido retorna o sinal para a ECU e pode danificar o driver controlador do pulso negativo da bobina.

Veja também:

Veja como sincronizar o motor AP

Confira a Montagem do Motor Volkswagen EA-111

Portanto, confira sempre velas, bobina e módulo, pois se mais de um destes componentes apresentarem defeito, na hora da substituição de um deles, a peça com defeito poderá estragar a peça nova substituída.

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Velas de ignição
Bobinas de ignição
Cabeçote
Parafusos de cabeçote
Junta de Cabeçote
Pistões

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