Você já ouviu falar do comando de válvulas desmodrômico? Confira nesta matéria a tecnologia utilizada pela Ducati!
As válvulas de admissão e escape encontram-se no cabeçote do motor e possuem funções específicas em seu funcionamento.
As válvulas de admissão são responsáveis pela alimentação dos cilindros com a admissão da mistura ar/combustível na câmara de combustão, enquanto as válvulas de escape são responsáveis pela exaustão dos gases que resultam da queima dessa mistura.

Fonte: Quatro Rodas
Por meio do comando de válvulas, o tempo de abertura e fechamento é definido e pode acionar as válvulas por alguns sistemas distintos como listamos abaixo:
Eixo de Cames
Balancim
Atuação de solenoides
Válvula solenoide
Comando desmodrômico
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No caso do sistema com comando de válvulas desmodrômico, que mencionamos, o sistema possui um comando para avanço e outro para o recuo das válvulas, como apresentado na figura abaixo:

Fonte: FeedYeti
Sua principal vantagem comparado ao sistema de comando de válvula com molas para o acionamento e recuo, é que ele evita a flutuação de válvulas.
A flutuação das válvulas ocorre quando devido a falta de pressão das molas de válvulas, junto com o movimento de abertura e fechamento constante das válvulas impede a vedação completa do sistema.

Fonte: Fogo no Ferro
Confira o vídeo abaixo que apresenta o funcionamento deste sistema de comando de válvula:
Sistema desmodromico Ducati 2V900 do canal AVSVideoChannel
Veja uma aula sobre o sistema desmodromico com o pessoal do canal Moto.com.br
Créditos foto de capa do blog: Coluna do Jacaré
Créditos de texto: Automotive World
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Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
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