Como Diagnosticar os Problemas no Motor pelos Tons de Cor da Fumaça?

Fumaça do escapamento

Diferentes tons de fumaça do motor podem ser diferentes tipos de problemas!

Falhas na marcha lenta, falta de força, de potência dentre outros fatores, podem ser notados facilmente como problemas no motor.

Porém nenhum defeito é tão perceptível como a fumaça quando um motor apresenta problemas. Quando o motor esta regulado, a fumaça não é visível e caso ela comece a ser visível é bom ficar atento.

Fumaça Branca

Com o carro abastecido com álcool, ainda frio, é comum apresentar fumaça de tonalidade branca, trata-se de vapor, o problema acontece se depois que o motor chega na sua temperatura de funcionamento padrão e a fumaça ainda esteja presente.

Quando a presença da fumaça continua após o motor aquecido, é indício que o álcool pode estar adulterado ou um problema pior.

Se o carro é movido a gasolina, diesel ou quando abastecido com álcool e está aquecido, fumaça branca pode significar a queima da junta do cabeçote, permitindo a passagem de água para dentro da câmara de combustão.

Neste caso, observe o reservatório de expansão de água. Se o reservatório começar a soltar bolhas nas acelerações ou a água baixar muito rapidamente, é certo que há um problema de junta de cabeçote ou trincas no bloco. No caso de carros turboalimentados, se a turbina possuir sistema de refrigeração por água, também é indício de que há problemas com a turbina.

Outro fluído que pode causar a fumaça branca é fluído de freio. Por meio do sistema de hidrovácuo, se há uma ruptura no sistema e o fluído de freio entra por meio do coletor de admissão, ele pode causar a fumaça branca, porém é um problema raro.

Fumaça Branca

Fonte Imagem: UmComo

Fumaça Preta

A fumaça preta saindo pelo sistema de escape, se torna presente quando há problemas no sistema de injeção ou carburação.

O sistema pode estar injetando uma quantidade excessiva de combustível desequilibrando a mistura estequiométrica de ar e combustível.

Veja Também:

Por que o motor VTEC só tem torque e potência em altas rotações?

Downpipe gera mais potência?

Assim como nos carros a gasolina, nos carros a diesel, significa que o combustível está sendo queimado parcialmente.

Além do aumento do consumo de combustível a fumaça preta é prejudicial à saúde pois significa partículas de carbono não queimadas e não filtradas pelo escapamento.

Fumaça Preta

Fonte: EcoDeliverySul

Fumaça Azul

O aparecimento de fumaça azul saindo pelo sistema de escape do carro é um mau sinal.

O motor trabalha com água, combustível e óleo lubrificante. Quando há fumaça azulada no escapamento, significa que o isolamento entre o óleo lubrificante e a câmara de combustão está com problemas, queimando o óleo câmara de combustão do motor com o combustível.

Isto pode ocorrer devido o desgaste de anéis de segmento e retentores de válvulas do motor. Em carros turbinados, quando há fumaça azul, pode haver folga no eixo da turbina e o óleo acaba passando para dentro da câmara de combustão.

No início, a contaminação de óleo na câmara pode sujar as velas e a queima de combustível também para de ser feita corretamente.

Caso não seja reparado, o nível de óleo pode baixar consideravelmente, provocando problemas de lubrificação no motor e a quebra definitiva com a fadiga por falta de óleo.

Fumaça azul
Fumaça Azul

Fonte: Portal Lubes

Motor Fumando: Porque um carro sai fumaça? (Azul, branca ou preta)  do canal Milan Dark

Créditos de foto Facebook e Blog: UolEcoDeliverySul,Portal Lubes,UmComo, ZASTAVKIDesktopBackground

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Turbinas
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica