Saiba quais tipos de discos de freio existem, suas diferenças e qual é o mais recomendado para cada tipo de carro!
Há quatro tipos comuns de discos de freio feitos em liga metálica no mercado: disco sólido, ventilado, perfurado ventilado e ranhurado.
Há de se considerar que cada tipo de disco é pensado para um determinado porte, potência e modelo de veículo.
Em veículos com tração e motor dianteiro que são a maioria entre os carros de passeio, quando é feita a frenagem em condições normais, 70% de sua massa é transferida para o eixo dianteiro, sendo assim utilizados discos de freios com maior área de contato com as pastilhas na dianteira.
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O disco de freio sólido é normalmente encontrado equipando as rodas dianteiras de veículos populares, que possuem por característica comum, baixo peso e potência.
Entre os modelos de discos de freio em metal, o disco sólido é o mais propenso a fadiga, pois sua espessura menor está sujeita ao aquecimento por atrito com a pastilha.
O disco de freio sólido é também encontrado nas rodas traseiras de veículos de tração dianteira com maior peso e potência, como sedãs, sendo apenas auxiliar aos freios dianteiros.
Fonte: CJR Gestão Automotiva
Disco de freio ventilado
Ele é composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formato de “hélices”. Por existir um espaço interno que compõe o disco, ele não fica em contato de ambos os lados com as pastilhas e o espaço entre eles auxilia no resfriamento do disco, conferindo maior tempo de frenagem e prevenindo o superaquecimento.
Discos ventilados e perfurados
O freio a disco perfurado ventilado é constituído por dois corpos e no meio, estão localizadas as hélices que auxiliam a refrigeração.
Além disso, os furos na face do disco auxiliam na expulsão de gases provenientes do desgaste das pastilhas na frenagem, mas com a modernização das pastilhas não há mais a necessidade destes furos. Os discos perfurados artesanalmente podem sofrer com trincas.
Fonte: Brembo
Discos ranhurados
O disco ranhurado é basicamente um disco ventilado com sulcos em sua superfície que possuem a função de limpar a pastilha de freio, evitando o fenômeno chamado “vitrificação”, onde o aquecimento do material muda a superfície da pastilha, perdendo sua eficiência.
Esse tipo de disco é muito utilizado em carros de competição que precisam de alta eficiência em frenagens. Nos carros de rua, apesar de auxiliar no fenômeno da vitrificação, acabam reduzindo drasticamente a vida útil das pastilhas de freio.
Fonte: Mercado Livre
Recomendamos a revisão de discos e pastilhas a cada dez mil quilômetros ou em qualquer sinal de desgaste, como barulhos ou trepidação em frenagens.
Confira de forma detalhada no que deve-se prestar atenção na hora da escolha do disco de freio certo.
Veja a diferença entre perfurados, ranhurados e ventilados do canal Auto perguntas
Confira a hora certa de trocar pastilhas de freio!
Foto da capa do Blog: Pixabay
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