Qual é a Diferença Entre Discos de Freio?

discos de freio

Saiba quais tipos de discos de freio existem, suas diferenças e qual é o mais recomendado para cada tipo de carro!

Há quatro tipos comuns de discos de freio feitos em liga metálica no mercado: disco sólido, ventilado, perfurado ventilado e ranhurado.

Há de se considerar que cada tipo de disco é pensado para um determinado porte, potência e modelo de veículo.

Em veículos com tração e motor dianteiro que são a maioria entre os carros de passeio, quando é feita a frenagem em condições normais, 70% de sua massa é transferida para o eixo dianteiro, sendo assim utilizados discos de freios com maior área de contato com as pastilhas na dianteira.

Veja Também:

Enquadramento do Comando de válvulas do Motor AP!

Como Fazer a Regulagem das Válvulas do Fusca?

O disco de freio sólido é normalmente encontrado equipando as rodas dianteiras de veículos populares, que possuem por característica comum, baixo peso e potência.

Entre os modelos de discos de freio em metal, o disco sólido é o mais propenso a fadiga, pois sua espessura menor está sujeita ao aquecimento por atrito com a pastilha.

O disco de freio sólido é também encontrado nas rodas traseiras de veículos de tração dianteira com maior peso e potência, como sedãs, sendo apenas auxiliar aos freios dianteiros.

Disco de freio Solido
Disco de Freio Sólido

Fonte: CJR Gestão Automotiva

Disco de freio ventilado

Ele é composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formato de “hélices”. Por existir um espaço interno que compõe o disco, ele não fica em contato de ambos os lados com as pastilhas e o espaço entre eles auxilia no resfriamento do disco, conferindo maior tempo de frenagem e prevenindo o superaquecimento.

disco ventilado
Disco Ventilado

Discos ventilados e perfurados

O freio a disco perfurado ventilado é constituído por dois corpos e no meio, estão localizadas as hélices que auxiliam a refrigeração.

Além disso, os furos na face do disco auxiliam na expulsão de gases provenientes do desgaste das pastilhas na frenagem, mas com a modernização das pastilhas não há mais a necessidade destes furos. Os discos perfurados artesanalmente podem sofrer com trincas.

Disco de Freio Ventilado Perfurado
Disco de Freio Ventilado Perfurado

Fonte: Brembo

Discos ranhurados

O disco ranhurado é basicamente um disco ventilado com sulcos em sua superfície que possuem a função de limpar a pastilha de freio, evitando o fenômeno chamado “vitrificação”, onde o aquecimento do material muda a superfície da pastilha, perdendo sua eficiência.

Esse tipo de disco é muito utilizado em carros de competição que precisam de alta eficiência em frenagens. Nos carros de rua, apesar de auxiliar no fenômeno da vitrificação, acabam reduzindo drasticamente a vida útil das pastilhas de freio.

Disco de Freio Ventilado Ranhurado
Disco de Freio Ventilado Ranhurado

Fonte: Mercado Livre

Recomendamos a revisão de discos e pastilhas a cada dez mil quilômetros ou em qualquer sinal de desgaste, como barulhos ou trepidação em frenagens.

Confira de forma detalhada no que deve-se prestar atenção na hora da escolha do disco de freio certo.

Veja a diferença entre perfurados, ranhurados e ventilados do canal Auto perguntas

Confira a hora certa de trocar pastilhas de freio!

Foto da capa do Blog: Pixabay

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Freios
Motor
Lonas de Freios
Disco de Freios
Pastilhas de Freios
Cilindros de Roda e Mestre

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica