EATON: postura resiliente coloca a sistemista entre as mais inovadoras no Brasil

EATON: nova postura insere a sistemista entre as mais inovadoras pós-pandemia

Reconhecida como uma das principais fabricantes de transmissões, a EATON superou as limitações do cenário macroeconômico dos últimos tempos, aumentando portfólio e investindo em qualidade dos seus produtos. Hoje, colhe os frutos de uma política de excelência

Ricardo Monzani, diretor geral de Automóveis e Picapes da EATON
Ricardo Monzani – EATON

A EATON é uma das empresas mais conceituadas dentre os grandes fabricantes de autopeças no mundo. Essa expertise é vista em produtos fabricados no Brasil, para atender a demanda específica do nosso mercado OEM e aftermarket.

Com três fábricas no Brasil e um centro tecnológico exclusivo, a EATON impõe um forte ritmo de crescimento no mercado nacional que abrange a linha leve, pesada, industrial e agrícola. Para falar mais sobre a EATON no Brasil, conversamos com Ricardo Monzani, diretor geral de Automóveis e Picapes da EATON.

Para iniciarmos, por gentileza, poderia apresentar os destaques da formação acadêmica e experiência profissional?

Estou na EATON há 18 anos, sempre atuando na Divisão de Veículos. Comecei como engenheiro de processos na unidade de Valinhos e fui transferido para a unidade de Mogi Mirim em 2007 como gerente de qualidade do negócio de embreagens. Posteriormente, assumi diferentes cargos como gerente de operações e engenharia industrial, até assumir a função de Diretor Industrial desta mesma unidade, cargo que permaneci por cinco anos. Recentemente, aceitei um novo desafio para liderar os negócios de automóveis e picapes da EATON, incorporando a área de Marketing, Inteligência de Mercado e SiOP. Tenho graduação em Engenharia Mecânica pela USP e pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

A Pandemia afetou de forma profunda a economia. É possível fazer um balanço entre a ruptura da demanda do mercado em 2020 e a retomada abrupta logo em seguida? O que se pode aprender com essa intensa volatilidade?

O mercado automotivo é muito dinâmico e tem uma sensibilidade grande a eventos macroeconômicos. Portanto, é um dos primeiros segmentos que sofrem com efeitos positivos ou negativos, e foi exatamente essa experiência que observamos nos últimos dois anos com a chegada da pandemia global, afetando economias, cadeia de suprimento e gerando preocupações ao consumidor final.

precisaremos ser resilientes e estar preparados, por isso, a EATON sempre busca se antecipar a situações que possam gerar algum tipo de ruptura na dinâmica do mercado

O maior aprendizado que podemos tirar de todo esse contexto é saber que as mudanças serão cada vez mais constantes. Portanto, precisaremos ser resilientes e estar preparados, por isso, a EATON sempre busca se antecipar a situações que possam gerar algum tipo de ruptura na dinâmica do mercado.

Ter uma estratégia a longo prazo, estar pensando sempre em desenvolver novos produtos e tecnologias, manter um relacionamento aberto e consistente com nossos clientes e nossos fornecedores, foram a chave de sucesso que buscamos nos últimos dois anos para nos mantermos fortes e competitivos em nosso mercado.

Precisa de produtos EATON? Acesse o Canal da Peça

Rolamento de Agulhas do Contra Eixo - Eaton - 228285 - Unitário
Rolamento de Agulhas do Contra Eixo – Eaton – 228285 – Unitário
Conjunto Carcaça da Torre de Controle Direto - Eaton - 3317961 - Unitário
Conjunto Carcaça da Torre de Controle Direto – Eaton – 3317961 – Unitário
Engrenagem da 1ª Velocidade do Eixo Principal da Transmissão - Eaton - 3315168 - Unitário
Engrenagem da 1ª Velocidade do Eixo Principal da Transmissão – Eaton – 3315168 – Unitário

Mesmo em tempos difíceis devido à pandemia, a fábrica da Eaton em Mogi Mirim/SP duplicou a produção. Dentre os mercados em que a Eaton atua, qual a importância do Brasil? Há planos de expansão?

A EATON é uma empresa global e diversificada, e nesse sentido o Brasil é um mercado chave para nossos negócios. Temos 4 fábricas em localizações estratégicas e continuamos investindo para melhorar nossos processos e aumentar nossa capacidade para atender as montadoras e o mercado de reposição. A fábrica de Mogi Mirim, assim como a fábrica de Valinhos, são consideradas plantas modelo pelo alto nível de tecnologia, qualidade e sistema de gestão e tem recebido investimentos importantes nos últimos anos. E não é diferente nas fábricas de Caxias de Sul, onde produzimos componentes agrícolas, e na fábrica de São José dos Campos, onde produzimos as válvulas de motores.

Veja também:

Câmbio CVT: veja como resolver trancos e trepidações no Honda Fit

Pedal da embreagem baixo pode ser vazamento hidráulico, veja como solucionar

A Eaton é uma grande sistemista. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e inovação. Como essa experiência reflete nos produtos disponibilizados no mercado brasileiro?

A EATON tem grande expertise global em soluções e componentes para o mercado automotivo e aproveita de todo o seu know-how e espírito inovador para customizar e desenvolver soluções específicas para o mercado brasileiro. Uma prova disso é o nosso Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da América do Sul, na unidade de Valinhos. Ele é referência global no desenvolvimento de caixas automatizadas para veículos leves que atendam às necessidades do mercado local e global, respeitando as características e requisitos de durabilidade, performance, consumo e custo operacional.

Sabemos que o Brasil enfrenta desafios como sobrecarga, condições diversas de estradas, topografia, alta densidade de trocas de marchas e uma realidade em que 87% da população está em áreas urbanas. Um cenário muito diferente do resto do mundo. Por isso, ter um time de engenheiros brasileiros trabalhando em todas essas especificidades é muito relevante e é nosso grande diferencial quando olhamos para o mercado.

No segmento de automóveis, fomos pioneiros em trazer para o Brasil uma linha de produção para as válvulas de tanques de combustível (sistema ORVR), que chega para atender as novas legislações de emissões de gases poluentes no Brasil. Portanto, aproveitamos a expertise global para adaptar as soluções para o nosso mercado.

Linha de produção de válvulas de tanques de combustível (ORVR) – foto: divulgação

A Eaton é muito conhecida por suas transmissões. Quais categorias de produtos se destacam no aftermarket além dos componentes para transmissão? Poderia indicar quais linhas de produtos serão ampliadas nos próximos meses?

A EATON possui um portfólio amplo e diversificado no segmento do Aftermarket com componentes completos para o powertrain, como válvulas, rolamentos, lubrificantes e cabos de transmissão, além das linhas de embreagens. São milhares de itens que atendem a frota de veículos pesados, médios e leves. Com uma estratégia consolidada de expansão, a EATON tem buscado ampliar sua atuação para novos mercados nas frentes automotivas e do agronegócio. Para 2022, a perspectiva é lançar 15 componentes. Na linha de válvulas, por exemplo, investimentos robustos estão sendo realizadas na fábrica de São José dos Campos (SP), que dobrará sua capacidade de fornecimento para o mercado de reposição.

Caixa de marchas EAO-6106

As transmissões automatizadas estão hoje na maioria dos modelos comercializados no Brasil. Qual a abrangência dos produtos Eaton no mercado nacional?

Hoje, no mercado de veículos comerciais, as automatizadas já são uma tendência nos leves e médios, e já predominante nos pesados e extrapesados. A EATON é reconhecida pela manufatura e desenvolvimento de transmissões automatizadas, que equipam veículos pesados, médios e leves. Quando comparada à automática, as automatizadas têm grandes vantagens para aplicação em veículos comerciais, como o consumo de combustível que chega a ser 20% mais baixo. Além disso, o reparo do câmbio automatizado, por ter grande parte do conteúdo local, é simples e rápido para encontrar peças para reposição; percebe-se também nas oficinas que os mecânicos têm mais facilidade para lidar com ele por ter componentes similares ao câmbio manual.

“estamos presentes em mais da metade da frota de caminhões leves e médios, comprovando nosso reconhecimento”

Atualmente, caminhões como Accelo da Mercedes-Benz; Delivery e Constellation V-Tronic da Volkswagen; Iveco Tector Auto-shift e Tector Coletor são equipados com câmbio automatizado da EATON e com as embreagens 362mm e 395mm fabricadas pela empresa. Temos ainda uma presença muito relevante com o câmbio manual, que equipam importantes montadoras no país, como Agrale e Volvo, além das já citadas acima. Para se ter uma ideia, a frota circulante do Brasil conta com 2,5 milhões de veículos e a idade média deles – considerando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus – é de 10 anos e estamos presentes em mais da metade da frota de caminhões leves e médios, comprovando nosso reconhecimento no desenvolvimento e fabricação desse componente extremamente importante para o funcionamento do veículo.

Na sua avaliação, qual a importância da Eaton em fazer parte do processo de digitalização da cadeia de consumo, que envolve distribuidores, varejistas e reparadores?

A EATON tem evoluído na sua estratégia de Transformação Digital, sendo essa estratégia composta por quatro pilares (1-Novos Modelos de Negócio, 2-Experiência Digital do Cliente, 3- Fábrica do Futuro (Industria4.0) e 4-Produtividade Funcional). Portanto, acreditamos na grande relevância que tem o processo de digitalização na cadeia de consumo e estamos trabalhando fortemente nesse sentido.

Caixa de câmbio Ecobox - foto: divulgação
Caixa de câmbio Ecobox – foto: divulgação

Para o mercado de reposição, contamos com ferramentais como o Portal de Logística Reversa que tem foco nos produtos remanufaturados (caixa de câmbio ECOBox e embreagens), com controle completo da compra e retorno desses componentes. Já o Portal da Garantia é disponível para toda a rede de distribuidores EATON e permite a solicitação de garantia totalmente digital, permitindo que os clientes acompanhem o status da avaliação, além de trazer os relatórios técnicos. A ferramenta possibilita recebermos as informações (dados e fotos) de forma padronizada, o que agiliza e facilita o tempo de resposta. Assim, como os Postos de Serviços da EATON, os distribuidores com filiais conseguem filtrar as solicitações por unidade, ajudando na própria organização e gestão da garantia.

Veja como funciona a comercialização da caixa de câmbio Ecobox

Quais canais a Eaton disponibiliza para que os mecânicos obtenham informações sobre aplicação e formação técnica?

Possuímos um catálogo eletrônico com informações técnicas e de aplicação dos componentes em que o mecânico consegue navegar de forma intuitiva e fácil por todos os conteúdos. Além disso, um time de campo especializado trabalha de maneira próxima ao mercado para suportar e compartilhar conhecimento técnico.

Recentemente, lançamos também o +EATON – canal de comunicação multimídia, que além de informações relevantes do negócio automotivo, tem conteúdo técnico acessível em formato de texto, vídeo e podcast.

A EATON oferece um canal de comunicação exclusivo para profissionais do setor

Qual a expectativa da Eaton para o mercado de peças OEM e aftermarket no Brasil nos próximos anos?

A EATON está no DNA dos maiores clientes do Brasil, sejam eles montadoras ou grandes distribuidores de peças. Portanto, nossa expectativa para os próximos anos é de nos mantermos fortes em nossos negócios já existentes, expandirmos para novos mercados e, cada vez mais, propor soluções de tecnologia que possam gerar valor para nossos clientes e consumidores.

De forma geral, podemos assegurar que nos manteremos fortes para os anos seguintes e buscando cada vez mais estar presente em nosso mercado com produtos e soluções inovadoras.

Foto de capa: divulgação EATON

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Atuadores de embreagem
Disco de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica