Pedal da embreagem baixo pode ser vazamento hidráulico, veja como solucionar

embreagem com perda de pressão

O pedal da embreagem está muito baixo? Uma das causas é a perda de pressão do sistema hidráulico. Entenda como isso acontece e veja como solucionar.

A embreagem é o componente responsável por transmitir a rotação e o torque proveniente do motor para o sistema de transmissão do veículo, esse componente está localizado entre o motor e a caixa de câmbio e sua atuação é feita por meio do pedal de embreagem que se encontra no interior do veículo.

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Como qualquer sistema hidráulico que funciona sob pressão, vedações podem romper e aos poucos o pedal da embreagem começa a baixar, diminuindo seu curso. Isso ocorre por conta de vazamentos no sistema que comanda o conjunto de embreagem.

Veja a seguir como reconhecer os principais problemas de uma embreagem hidráulica

Este sistema de controle hidráulico possui dois atuadores que funcionam como bombas, a interna e a bomba externa.

A solução para o problema de perda de pressão é simples, após detectar o motivo da falha, caso a falha ocorra em uma das bombas basta realizar a troca do componente, caso o defeito seja na linha de fluido hidráulico basta trocar a seção da linha com vazamento.

Confira o sintoma de problemas no cilindro de embreagem e como identificá-lo no Toyota Corolla

Esquema de montagem e fixações – Fonte: Toyota EPC Data

Procedimento para reparo no Toyota Corolla

Fonte: TCorolla

1. Drene o fluido da embreagem

2. Remova o subconjunto do cilindro mestre do freio

3. Remova o conjunto de reforço de freio

4. Desconecte o tubo do reservatório da embreagem

1 embreagem corolla

  1. Afrouxe o clipe e desconecte o tubo do reservatório da embreagem do conjunto do cilindro mestre da embreagem.

Dica: use um recipiente para coletar o fluido.

5. Desconecte o cilindro mestre da embreagem ao tubo flexível da mangueira

  1. Desconecte o tubo flexível da mangueira. (se possível, utilize a ferramenta correta para a remoção – Sst 09023–00100)

Dica: use um recipiente para coletar o fluido.

6. Remova a mola do pedal da embreagem

7. Remova a manilha da haste de pressão do cilindro mestre da embreagem com o pino do orifício

  1. Remova o clipe e o pino do orifício.

8. Remova o conjunto do cilindro mestre da embreagem

  1.  remova as 2 porcas e o conjunto do cilindro mestre da embreagem.

9. Remova o kit do cilindro mestre da embreagem

  1. Usando um punção e um martelo, retire o pino flexível com fenda.
  2.  remova a união de entrada e o anel isolante.
  3.  afrouxe a contraporca e remova a manilha.
  4.  remova a porca de travamento da haste de pressão.
  5.  remova a proteção do corpo do cilindro.

  1. Enquanto empurra a haste de pressão, usando um alicate de anel elástico, remova o anel elástico.
  2.  remova a haste de pressão do corpo do cilindro.

Nota: o pistão pode saltar para fora do corpo do cilindro. Portanto, remova lentamente a haste de pressão do corpo do cilindro.

  1.  remova a placa de parada da haste de pressão.
  2.  remova o pistão com a mola do cilindro.

Nota: tenha cuidado para não danificar o interior do corpo do cilindro.

10. Instale o kit do cilindro mestre da embreagem

  1. Cubra as peças com graxa de glicol à base de sabão de lítio, conforme mostrado na ilustração.
  2.  instale o pistão com mola no cilindro.

Nota: tenha cuidado para não danificar o interior do corpo do cilindro.

  1.  instale a placa de parada na haste de pressão.
  2.  instale a haste de pressão no corpo do cilindro.

  1. Enquanto empurra a haste de pressão, usando um alicate de anel elástico, instale o anel elástico.
  2.  instale a proteção no corpo do cilindro.
  3.  instale a contraporca na haste de pressão.
  4.  instale temporariamente a manilha com a contraporca na haste de pressão.
  5.  instale a união de entrada e um novo anel isolante.

  1. Usando um punção e um martelo, insira o pino de mola com fenda.

11. Instale o conjunto do cilindro mestre da embreagem

  1.  instale o conjunto do cilindro mestre da embreagem com as 2 porcas.Torque: 11,8 Nvm (120 Kgf · cm, 9 pés · lbf)

12. Instale a manilha da haste do cilindro mestre da embreagem com o pino do orifício

  1. Aplique graxa mp na superfície de contato do pino do orifício e a bucha da manilha.
  2.  conecte a manilha ao subconjunto do pedal da embreagem com o pino do orifício.

Dica: instale o pino do orifício do lado direito do veículo.

  1.  instale o clipe no pino do orifício.

13. Instale a mola do pedal da embreagem

14. Conecte o cilindro mestre da embreagem ao tubo flexível da mangueira

  1. Conecte o tubo flexível da mangueira. (se possível, utilize o torquímetro e chave ideal (Torque Sst 09023–00100: 15,2 Nvm (155 Kgf · cm, 11 pés · lbf))

15. Conecte o tubo do reservatório da embreagem

  1. Conecte o tubo do reservatório da embreagem com o clipe ao conjunto do cilindro mestre da embreagem.

Nota: voltado para a marca branca para cima.

16. Instale o conjunto de reforço de freio

17. Instale o subconjunto do cilindro mestre do freio

18. Linha de freio de sangria

19. Linha de tubo de embreagem de sangria

  1.  encha o tanque do reservatório do freio com fluido de embreagem e drene o sistema de embreagem. (Torque: 8,4 Nvm (85 Kgf · cm, 73 pol.Vlbf))

Confira a dica do pessoal da Masterdey para realizar a sangria do sistema de embreagem hidráulica do Toyota Corolla

20. Verifique e ajuste a altura do pedal do freio

21. Inspecione e ajuste o subconjunto do pedal da embreagem

22. Verifique o vazamento de fluido de freio

23. Verifique o vazamento de fluido da embreagem

24. Verifique o nível de fluido no reservatório

As embreagens acionadas por sistema seco, sem auxílio hidráulico possuem um cabo e a redução de seu curso se dá ao desgaste dos componentes como disco e platô. Nesse caso, o pedal enrijece e o acionamento fica cada vez mais difícil.

Atuador hidráulico da embreagem do Canal High Torque

Créditos da Foto de Capa da Matéria: Shutterstock

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