O pedal da embreagem está muito baixo? Uma das causas é a perda de pressão do sistema hidráulico. Entenda como isso acontece e veja como solucionar.
A embreagem é o componente responsável por transmitir a rotação e o torque proveniente do motor para o sistema de transmissão do veículo, esse componente está localizado entre o motor e a caixa de câmbio e sua atuação é feita por meio do pedal de embreagem que se encontra no interior do veículo.
Veja Também:
Você Sabe Como Funciona Uma Embreagem?
Veja Todos os Componentes da Embreagem e Seu Funcionamento!
Como qualquer sistema hidráulico que funciona sob pressão, vedações podem romper e aos poucos o pedal da embreagem começa a baixar, diminuindo seu curso. Isso ocorre por conta de vazamentos no sistema que comanda o conjunto de embreagem.
Veja a seguir como reconhecer os principais problemas de uma embreagem hidráulica
Este sistema de controle hidráulico possui dois atuadores que funcionam como bombas, a interna e a bomba externa.
A solução para o problema de perda de pressão é simples, após detectar o motivo da falha, caso a falha ocorra em uma das bombas basta realizar a troca do componente, caso o defeito seja na linha de fluido hidráulico basta trocar a seção da linha com vazamento.
Confira o sintoma de problemas no cilindro de embreagem e como identificá-lo no Toyota Corolla
Esquema de montagem e fixações – Fonte: Toyota EPC Data
Procedimento para reparo no Toyota Corolla
Fonte: TCorolla
1. Drene o fluido da embreagem
2. Remova o subconjunto do cilindro mestre do freio
3. Remova o conjunto de reforço de freio
4. Desconecte o tubo do reservatório da embreagem
- Afrouxe o clipe e desconecte o tubo do reservatório da embreagem do conjunto do cilindro mestre da embreagem.
Dica: use um recipiente para coletar o fluido.
5. Desconecte o cilindro mestre da embreagem ao tubo flexível da mangueira
- Desconecte o tubo flexível da mangueira. (se possível, utilize a ferramenta correta para a remoção – Sst 09023–00100)
Dica: use um recipiente para coletar o fluido.
6. Remova a mola do pedal da embreagem
7. Remova a manilha da haste de pressão do cilindro mestre da embreagem com o pino do orifício
- Remova o clipe e o pino do orifício.
8. Remova o conjunto do cilindro mestre da embreagem
- remova as 2 porcas e o conjunto do cilindro mestre da embreagem.
9. Remova o kit do cilindro mestre da embreagem
- Usando um punção e um martelo, retire o pino flexível com fenda.
- remova a união de entrada e o anel isolante.
- afrouxe a contraporca e remova a manilha.
- remova a porca de travamento da haste de pressão.
- remova a proteção do corpo do cilindro.
- Enquanto empurra a haste de pressão, usando um alicate de anel elástico, remova o anel elástico.
- remova a haste de pressão do corpo do cilindro.
Nota: o pistão pode saltar para fora do corpo do cilindro. Portanto, remova lentamente a haste de pressão do corpo do cilindro.
- remova a placa de parada da haste de pressão.
- remova o pistão com a mola do cilindro.
Nota: tenha cuidado para não danificar o interior do corpo do cilindro.
10. Instale o kit do cilindro mestre da embreagem
- Cubra as peças com graxa de glicol à base de sabão de lítio, conforme mostrado na ilustração.
- instale o pistão com mola no cilindro.
Nota: tenha cuidado para não danificar o interior do corpo do cilindro.
- instale a placa de parada na haste de pressão.
- instale a haste de pressão no corpo do cilindro.
- Enquanto empurra a haste de pressão, usando um alicate de anel elástico, instale o anel elástico.
- instale a proteção no corpo do cilindro.
- instale a contraporca na haste de pressão.
- instale temporariamente a manilha com a contraporca na haste de pressão.
- instale a união de entrada e um novo anel isolante.
- Usando um punção e um martelo, insira o pino de mola com fenda.
11. Instale o conjunto do cilindro mestre da embreagem
- instale o conjunto do cilindro mestre da embreagem com as 2 porcas.Torque: 11,8 Nvm (120 Kgf · cm, 9 pés · lbf)
12. Instale a manilha da haste do cilindro mestre da embreagem com o pino do orifício
- Aplique graxa mp na superfície de contato do pino do orifício e a bucha da manilha.
- conecte a manilha ao subconjunto do pedal da embreagem com o pino do orifício.
Dica: instale o pino do orifício do lado direito do veículo.
- instale o clipe no pino do orifício.
13. Instale a mola do pedal da embreagem
14. Conecte o cilindro mestre da embreagem ao tubo flexível da mangueira
- Conecte o tubo flexível da mangueira. (se possível, utilize o torquímetro e chave ideal (Torque Sst 09023–00100: 15,2 Nvm (155 Kgf · cm, 11 pés · lbf))
15. Conecte o tubo do reservatório da embreagem
- Conecte o tubo do reservatório da embreagem com o clipe ao conjunto do cilindro mestre da embreagem.
Nota: voltado para a marca branca para cima.
16. Instale o conjunto de reforço de freio
17. Instale o subconjunto do cilindro mestre do freio
18. Linha de freio de sangria
19. Linha de tubo de embreagem de sangria
- encha o tanque do reservatório do freio com fluido de embreagem e drene o sistema de embreagem. (Torque: 8,4 Nvm (85 Kgf · cm, 73 pol.Vlbf))
Confira a dica do pessoal da Masterdey para realizar a sangria do sistema de embreagem hidráulica do Toyota Corolla
20. Verifique e ajuste a altura do pedal do freio
21. Inspecione e ajuste o subconjunto do pedal da embreagem
22. Verifique o vazamento de fluido de freio
23. Verifique o vazamento de fluido da embreagem
24. Verifique o nível de fluido no reservatório
As embreagens acionadas por sistema seco, sem auxílio hidráulico possuem um cabo e a redução de seu curso se dá ao desgaste dos componentes como disco e platô. Nesse caso, o pedal enrijece e o acionamento fica cada vez mais difícil.
Atuador hidráulico da embreagem do Canal High Torque
Créditos da Foto de Capa da Matéria: Shutterstock
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Platô
Atuadores de embreagem
Disco de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem