Elevador hidráulico: confira os cuidados

Elevador hidráulico confira os cuidados

Um dos principais recursos de uma oficina é o elevador hidráulico. Confira a seguir algumas dicas de como mantê-lo em ordem e ganhar tempo no dia a dia da oficina.

O dia a dia da oficina muitas vezes é interrompido pela falta de peças, obrigando a espera de um fornecedor – por isso, tenha sempre em mãos diversas autopeças à disposição – porém, um dos motivos em que podem atrapalhar o dia da oficina é alguma ferramenta com problema, o que obriga o reparador a dar um jeito com o que tem em mãos, gastando horas a mais e as vezes até mesmo dias.

Por isso, é importante sempre verificar o estado geral dos recursos da oficina para a manutenção, como os jogos de chaves, macacos e outras ferramentas. Nesta lista de uma oficina que procura se sustentar, é imprescindível agilidade para receber e entregar o veículo, sendo um dos principais recursos, o elevador hidráulico.

Para manter o elevador hidráulico em ordem, é necessária a atenção às suas características (suporte de carga, tipo de sustentação, dentre outros) e também a manutenção preventiva para o perfeito funcionamento.

Veja também:

Confira as Ferramentas Certas Para Trocar o Óleo do Motor!

Você sabe escolher o elevador ideal para sua oficina?

1 – Revisão

Tenha sempre marcado quando foi feita a última verificação geral do equipamento. O ideal é que, uma vez por ano seja conferidas as porcas e parafusos do elevador e se necessário, o reaperto das mesmas. Confira também a base onde ele está fixado, se não há trincas no piso ou se a base possui alguma folga para que seja feito o reaperto.

2- Ajuste

Confira a tensão das correias que podem afrouxar devido o uso intenso do elevador. Observe se o elevador está fazendo muito barulho no funcionamento, isso é um dos principais indícios de que há folga nas correias.

Veja como é feita a conferência e ajuste dos cabos com a Engecass

3 – Conferência dos componentes

O elevador possui duas colunas, onde são fixados os fusos e por eles, os braços do elevador são elevados e abaixados e nas pontas dos braços, as sapatas são essenciais para a segurança do veículo. Confira o desgaste do fuso, a lubrificação e também, o estado geral das sapatas.

  • Braços: realize sempre o alinhamento dos braços do elevador.
  • Sapatas: feitas em borracha, elas sofrem desgaste natural devido o peso suportado. Caso elas estejam com pontos de apoio desiguais, consulte o manual do elevador, isso pode ser devido a falta de atenção na hora de apoiar o veículo.
  • Nível do óleo: mantenha sempre entre as marcações, dessa forma, evitando ruídos e desgaste prematuro.

Confira sempre o manual do equipamento, pois pode haver diferença na montagem e manutenção dependendo do tipo de elevador e do fabricante.

Confira algumas dicas para manutenção dos elevadores Máquinas Ribeiro do canal Loja do Mecânico

Crédito da foto de capa do Blog: Peakpx

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica