Confira as Ferramentas Certas Para Trocar o Óleo do Motor!

troca de óleo

Estar bem-equipado na hora de uma simples troca de óleo, garante não só eficiência mas também o retorno certo do cliente.

 

O processo de troca de óleo afeta todos os veículos, de híbridos até os antigos carburados. Tão importante quanto o óleo, é a troca do filtro.

Assim como cada fabricante tem uma recomendação específica para troca (importante sempre consultar o manual de instruções do automóvel), há também ferramentas específicas para realizar esta manutenção conforme a Tramontina PRO destaca.

Parte dos automóveis, sobretudo os mais modernos, demandam a retirada da proteção do cárter para ser feita a troca e essa proteção normalmente fixada com parafusos sextavados podem ser métricos ou em polegadas.

Para tal trabalho, a Tramontina produz soquetes com sistema de fixação que melhora o acoplamento do produto ao parafuso ou porca, reduzindo as tensões geradas no atrito da ferramenta e prolongando a vida útil de ambos.

Veja Também:

5 Dicas para a Troca do Óleo Lubrificante

Saiba qual o melhor óleo lubrificante para o carro?

Para a fixação do parafuso do bujão com encaixe hexagonal e ponta multidentada, pode ser utilizado o jogo de ponteiras intercambiáveis com perfil longo que permitem fixar a ferramenta a lugares de difícil acesso.

Por conta da diferença de dilatação dos materiais (parafuso em aço e carter em alumínio), é muito fácil espanar o bujão quando é exercida força excessiva no reaperto do parafuso do bujão, acarretando em prejuízo certo para o mecânico.

troca do óleo lubrificante

Ao remontar os parafusos de dreno do cárter, uma dica é sempre substituir os anéis de vedação, lembrando de realizar o aperto correto com um torquímetro, evitando vazamentos, é recomendado, principalmente com bujão feito em alumínio, a utilização do torquímetro de estalo para o aperto com alta precisão e de preferência utilize ferramentas que atendem a norma ABNT NBR ISO 6789.

Após escorrer todo o óleo, na hora da troca do filtro, existem uma série de chaves e ferramentas que se aplicam ao segmento leve, pesado e agrícola. Normalmente formado por: catraca, cabo T, soquete, chave fixa ou estrela) a chave para o filtro de óleo permite a remição do filtro de óleo de caminhões e carros. Existem alguns modelos como mostramos a seguir.

 

Maleta Tramontina com soquetes

Maleta com soquetes e acessórios ½” – 44831/443

 

Jogo de ponteiras intercambiáveisJogo de ponteiras intercambiáveis – 46000/401

Chave para filtro de óleo – 44043/004

Quadrado de encaixe interno de ½”; ou sextavado externo de 21 mm.

 

Chave para filtro de óleo com 3 garras – 46002/000

Quadrado de encaixe interno de ⅜”; com adaptador para ½”; ou sextavado externo de 21 mm.

 

Chave para filtro de óleo com correnteA chave corrente da Tramontina PRO é indicada para filtros de óleo de caminhões, carros e tratores com até 100 mm de diâmetro. Possui acabamento fosfatizado e seu cabo é revestido com plastisol.

Chave Corrente – 44040/111

 

Chave para remoção do filtro de óleo para carros e caminhõesUtilizada para remover filtro de óleo de caminhões e carros, a chave para filtro de óleo da Tramontina PRO possui cabeça articulada e cabo com revestimento especial.

Chave para filtro de óleo – 44041/000 /001 /002 /003 /004

 

Chave para remoção do filtro de óleo com cintaA chave para filtro de óleo com cinta da Tramontina PRO é muito utilizada para remover filtro de óleo de máquinas agrícolas, caminhões e carros com alta versatilidade. Possui acabamento cromado e cabo com revestimento especial.

Chave para filtro de óleo com cinta – 44042/001 /002

 

Confira no vídeo abaixo um pouco sobre a troca de óleo e ferramentas para o serviço.

Veja 6 dicas do canal Mecânica Descomplicada sobre troca de óleo

 Crédito da Imagem do Facebook e Blog:  Shutterstock / Facebook: Wikipedia

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Óleo Lubrificante
Motor
Graxas
Fluido de Freio
Pistões
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica