Você sabe o que é um bloco de motor Billet? Saiba a diferença de um bloco comum para ele?
Todo motor antes de ser concebido, é realizado um estudo pela engenharia para determinar os tipos de componentes que irão fazer parte do conjunto.
Os engenheiros analisam os materiais e a fadiga, assim fazendo com que o motor tenha a maior vida útil possível.
Veja Também:
Como Evitar Problemas com a Turbina de um Motor
Veja Como São Produzidos os Turbocompressores
Quando o assunto é preparação, o estudo dos especialistas, preparadores, é bem parecido, porém eles trabalham com o aperfeiçoamento dos parâmetros já analisados pelos fabricantes.
É extremamente comum encontrarmos em provas de arrancadas, carros que tinham originalmente 80 cv e quando preparados chegarem a 200, 400 ou até 500 cv.
Fonte: Opala Comodoro
Grande partes de componentes móveis destes motores preparados são trocados por peças de materiais com as resistências maiores que as originais, pois elas são submetidas a grandes esforços para extrair potências absurdas.
Arrancadas Race Valley – Canal Reta do Box!
Geralmente são trocados os pistões, bielas, virabrequins , anéis entre outros tipos de peças móveis do motor, para se explorar ao máximo de cada componente.
Porém, em muitos casos é necessário trocar o bloco e nestas situações que entra o uso do bloco Billet.
Fonte: Dragster Brasil
Assista por meio do vídeo do canal kmesporte Arrancada o Opala com cabeçote e bloco do motor Billet!
Este tipo de bloco nada mais é que uma peça bruta, que é usinada em alumínio seguindo o padrão parecido com motores de fábricas originais, entretanto com melhorias de performance reais estudadas pelo preparador e aplicadas em sua fabricação.
Fonte: Expert Racing Parts
Veja como é fabricado o bloco de motor Billet do canal 670 Films!
Crédito da foto de capa do Blog: Dragster Brasil
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Turbo Compressor & Tomadas de Ar
Intercooler
Motor
Pistão & Biela
Escapamento & Catalizadores