Filtro de cabine: suas características e quando trocar

filtro de cabine Mercedes_E500_wikimedia

Filtro de óleo, filtro da admissão, filtro de combustível, são essenciais para o bom funcionamento do motor, porém você sabe a importância do filtro de cabine?

Pouco se fala sobre filtro de cabine dos veículos. Nos carros com ar-condicionado ele é obrigatório e assim como os outros filtros do veículo, que possuem a finalidade da retenção de partículas que podem prejudicar o funcionamento do motor, o filtro de cabine previne que a poeira, fuligem, detritos e odores sejam aspirados para dentro do veículo, portanto sua importância tão grande quanto os outros filtros do veículo.

Os filtros de cabine costumam ser construídos com dois tipos de material: poliester e também o composto com carvão ativado.

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O estado geral do filtro de cabine pode mudar drasticamente dependendo do local onde o veículo circula – Foto: Wikimedia

Filtro de cabine simples – poliester/papel

O filtro que é fabricado em material semelhante ao papel, onde retém pó e pólen, partículas sólidas como fuligem e poluição. São conhecidos como filtros anti-pólem.

Filtro de cabine com carvão ativado

Nesse filtro, são duas camadas para sua construção. Na primeira, ele realiza o mesmo trabalho do filtro simples, retendo partículas de poeira e possíveis detritos e na segunda camada, que é composta com carvão ativado, material semelhante ao utilizado em filtros de água, retém odores e gases, purificando o ar.

Clique Aqui para encontrar o filtro correto para o seu veículo.

Filtro do Ar Condicionado com Carvão - Wega - AKX-35347/CF - Unitário
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Filtro do Ar Condicionado - Mann-Filter - CU3554 - Unitário
Filtro do Ar Condicionado – Mann-Filter – CU3554 – Unitário
Filtro de Ar da Cabine com Elemento de Fibra Sintética - Tecfil - ACP482 - Unitário
Filtro de Ar da Cabine com Elemento de Fibra Sintética – Tecfil – ACP482 – Unitário

A Tecfil indica que, problemas com o ar-condicionado, como perda de força, vidros internos embaçando com o uso da ventilação interna, mal cheiro, significam que existe acúmulo de sujeira no filtro de cabine.

Uma inspeção visual também ajuda a fornecer o diagnóstico correto, como quando nas dobras do filtro, existe poeira, fissuras e a coloração muda.

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A troca deve levar em consideração o manual do proprietário e por onde o veículo circula.

Em caso de dúvidas, faça a troca do filtro e verifique com 15 mil quilômetros, possivelmente a troca fique entre 15 e 20 mil quilômetros para uso urbano.

Confira a seguir a troca do filtro de cabine do Ford Ecosport e o estado de um filtro necessitando de troca feito pelo canal Wega Motor BR

Fonte: Prema e Tecfil | Foto de capa: Wikimidia

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