Fixa, ar e rosca: qual é a melhor suspensão?

Existem diversos modelos de suspensão no mercado, dentre elas, as conhecidas como: fixa, ar e rosca. Porém qual é a melhor delas?

A principal função da suspensão é absorver os impactos e esforços gerados pela pista de rodagem, atenuando essas forças para os ocupantes do veículo.

Existem diversos tipos de suspensões disponível no mercado. Para explicar como funciona cada tipo, qual é a mais adequada para cada modo de uso e como é feito o alinhamento de cada uma delas continue lendo esta matéria.

Suspensão fixa ou suspensão esportiva

Nesse tipo de suspensão, o conjunto é composto por amortecedores e molas preparadas que permitem baixar o veículo mantendo a dirigibilidade, conforto e a segurança, sendo amplamente utilizada em veículos esportivos. Com esta opção, a altura do veículo é regulada para uma única altura em relação ao solo. Por esse motivo, damos o nome de “fixa”.

O cálculo das cargas das molas e amortecedores deve ser feito para cada modelo de veículo. Não são compatíveis suspensões preparadas para modelos diferentes.

O sistema de suspensão fixa utiliza molas e amortecedores preparados, porém o resto do sistema pode ser mantido original (coxins, batentes e buchas) – foto: Shutterstock

A vantagem da suspensão fixa, que possui molas e amortecedores preparados, é manter os outros itens da suspensão originais.

Alguns preparadores de suspensão, para deixar o carro muito próximo ao chão, cortam diversos elos das molas, fazem modificações nas torres de amortecedor ou mesmo, recortam a própria caixa de roda do veículo. Nesse caso, o apelo é unicamente visual, sendo a suspensão tão baixa que torna-se inviável circular em ruas e avenidas com pavimentação ruim, sendo inclusive, perigosa.

(foto: reprodução – Canal da Peça)

Na suspensão, sendo preparada ou original, os itens abaixo precisam de atenção. Sobretudo a suspensão preparada que transfere um esforço maior às partes que fazem a ligação da carroceria com bandejas, molas e amortecedores.coxins e batentes mobensani

Coxim: o coxim do amortecedor, é responsável por fazer o contato entre a carroceria do veículo e o amortecedor. Normalmente composto de borracha, auxilia na absorção de impactos diretamente à carroceria.

Batente: é instalado em torno da haste do amortecedor, é composto de polímeros e evita que o amortecedor seja comprimido acima de seu limite, evitando o famoso “fim de curso”.

Coifa: é a capa feita de plástico ou borracha que protege o conjunto, também conhecida como “guarda pó”, evita que poeira e sujeira alcancem a haste dos amortecedores e afete o seu funcionamento.

Veja o vídeo do Vitor Hugo falando da experiência dele com suspensão fixa em seu Astra

Há quem use componentes mais resistentes compostos por poliuretano ou alumínio, porém isso transfere uma grande parte das imperfeições para dentro do carro, muitas vezes danificando o chassi do veículo.

Veja Também:

Troca da Embreagem do Hyundai HB20

Amortecedor a Óleo vs. Amortecedor a Gás

 

Suspensão a ar

O sistema é composto por bolsas de ar que substituem as molas do veículo. O circuito ainda é composto por tanque do ar comprimido, solenoides, manômetro, mangueiras e compressor.

Sistema Pneumático
Sistema Pneumático

Fonte:Ascoval

 

O sistema pode ser controlado por sensores ou pelo motorista por meio de controle remoto. As bolsas podem ser infladas para elevar a altura ou desinfladas para abaixar o veículo.

Suspensão a Ar
Suspensão a Ar

Fonte: Blog Tuning Parts

As bolsas de suspensão a ar substituem as molas do veículo, portanto, a forma de amortecimento muda conforme a bolsa de ar está mais cheia ou mais vazia.

A vantagem é a constante regulagem de altura do veículo e o conforto dependendo do tipo de sistema oferecido para controle do ar das bolsas. O uso desse tipo de suspensão em carros originais é muitas vezes restrita a carros de grande porte pois necessita de espaço para acomodar o cilindro de ar comprimido e o compressor, ocupando parte do porta-malas do veículo. Há sistemas novos que podem ser instalados na caixa de estepe do veículo, tudo depende do orçamento.

Confira a opinião do Calixto da Autoplayers sobre um ano e meio utilizando o sistema de suspensão a ar

Os kits aftermarket de suspensão a ar raramente possuem progressão em sua compressão e descompressão, ou seja, ele dependerá da altura para manter a estabilidade maior em detrimento do conforto e vice-versa. As bolsas cheias (alto) deixam a suspensão mais rígida, com as bolsas vazias (baixo), a suspensão fica mole.

Suspensão de rosca

Neste tipo de suspensão a regulagem da altura do veículo é feita de forma manual por meio de um mecanismo com tubo roscado e flange, semelhante a porcas e parafusos, que elevam ou rebaixam as molas.

Suspensão de Rosca
Suspensão de Rosca

Fonte: Blog Connect Parts

Veja como funciona o sistema de rosca Tebão

O sistema de rosca comprime manualmente a altura dos amortecedores. Nesse caso, quanto menor a altura regulada através da catraca da rosca em volta do amortecedor, maior será a pressão interna do amortecedor, consequentemente os elos das molas da suspensão a rosca estarão mais próximos, podendo tocar uns nos outros dependendo da altura do veículo e do número de elos. Quanto mais baixa, mais dura.

Qual é o melhor tipo de suspensão para seu carro? Fixa,Ar,Rosca? E como fica o alinhamento do canal KarManíacosTV

A altura da suspensão influencia diretamente no alinhamento do veículo. Portanto, os sistemas com regulagem podem perder o acerto do alinhamento do veículo dependendo da altura que ele foi alinhado e a altura que ele costuma rodar.

Resumindo, os sistemas possuem vantagens e desvantagens.

A suspensão fixa feita apenas com molas e amortecedores preparados, terá um único tipo de acerto em sua altura de rodagem porém, aproveita a maior parte do sistema original e seu alinhamento é constante. O custo é menor.

A suspensão a ar possui regulagem na altura e pode ser usada para rodar confortavelmente em ruas com asfalto irregular ou rodar baixo, porém como o sistema depende de motor elétrico e bolsas de ar, a confiabilidade pode ser comprometida. O custo é o maior dos três tipos.

Os kits de suspensão de rosca hoje em dia, possuem molas próprias com diâmetro, número de elos e altura, exclusivos, substituindo o sistema original. Dependendo do kit, inclusive os batentes são substituídos por outro material mais rígido, utilizando alumínio ou poliuretano. É o tipo de suspensão que fica entre a suspensão fixa e a suspensão a ar, porém é a que pode ter mais problemas com alinhamento do veículo devido a regulagem constante na altura do carro. O custo é intermediário para os kits nacionais.

A escolha é sua.

Crédito da foto de capa do Blog: Rafael Micheski

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Molas da Suspensão
Motor
Cubo de Roda
Barras Estabilizadoras
Bieletas
Carburador
Amortecedores

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica