Partes móveis do motor, como pistões, bronzinas, bielas e virabrequim, sofrem desgaste natural com o uso. Veja a seguir como lidar com a folga no virabrequim
As partes móveis do motor, são ajustadas com folgas originais. Cada vez mais justos, os motores utilizam folgas pequenas e um funcionamento homogêneo.
No caso do virabrequim, especificamente, a movimentação com o acionamento da embreagem e rotação do motor, acaba provocando o aumento da folga axial no eixo.
Essa folga se dá nas laterais dos colos das bronzinas e pode ter 0,01 até 0,25 centésimos geralmente, porém essa folga varia de projeto para projeto, sendo 0,01 a 0,05 para motores a gasolina e álcool e 0,05 e 0,25 nos motores diesel.
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O controle da folga axial é feito por meio das arruelas de encosto, que são aplicadas entre o colo central dos mancais, elas tem forma de meia-lua, formando uma circunferência por meio de duas peças.
Identifique a folga axial excessiva com a LORETTO MOTORES
Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.
Veja a seguir como verificar a folga axial do virabrequim com o canal Biela Quente
Milan Dark, também dá dicas de como ajustar a folga axial usando como exemplo um virabrequim de Opala 6 cilindros
Crédito foto de capa: Wikimedia
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