Furto de rodas e estepes: veja como não virar a próxima vítima

roubo de rodas

Cada vez mais comum no dia a dia, o furto de rodas e estepes é a nova preocupação dos motoristas. Veja como se prevenir e evitar o prejuízo de milhares de reais

A indústria de acessórios sempre acompanhou a indústria automotiva. Nos anos 50 proprietários do VW Fusca incluíam em seus carros o medidor de nível de combustível e piscas nos para-lamas e lanternas traseiras, nos anos 60, as rodas começaram a tomar conta do desejo dos jovens e os rádios também se tornaram comuns entre os acessórios. Infelizmente, o brilho de um jogo de rodas ou um rádio incrementado, também se tornou desejo de pessoas mal intencionadas e os furtos se tornaram comuns.

Alguns sistemas foram criados para dificultar a vida dos infratores, como o sistema de gaveta para rádio, onde você retirava o rádio do veículo e ele podia te acompanhar para onde fosse.

 

Sistema de rádio com gaveta permitia que o dono do carro retirar o equipamento enquanto estivesse estacionado em local inseguro

Se atentando a esse desejo pelo design e funcionalidade, a indústria automotiva iniciou o trabalho de adequar seu produto original ao mesmo nível dos acessórios. O que era comum nos anos 90, como rodas com duas ou três polegadas acima do necessário para abrigar freios e entregar estabilidade, foi atendido também por equipamentos OEM. Hoje, tanto equipamentos aftermarket quanto genuínos, estão na mira de bandidos.

Com o design dos novos rádios dos carros cada vez mais envolventes aos paineis e necessitando apenas de conexão bluetooth com o celular para ter infinitas possibilidades de reprodução, as rodas estão ganhando o lugar dos rádios automotivos na preferência de furtos.

Segundo a AAAPV (Agência de Autorregulamentação das Entidades de Autogestão de Planos de Proteção Contra Riscos Patrimoniais), São Paulo vem registrando ano a ano o aumento do número de furtos de rodas que pode levar poucos minutos para acontecer. Automóveis básicos como o Fiat Mobi, atual carro mais barato do Brasil, oferece proteção contra furto de rodas como acessório de fábrica, mesmo sendo equipado com rodas básicas de ferro 14×5,5 polegadas e calotas.

 

Mesmo o carro mais barato do mercado, oferece opções de antifurto das rodas como acessório original

Tomando como exemplo o Fiat Mobi, em um cálculo rápido, um jogo de rodas novo em aço como esse em que mencionamos, custa R$ 960,00* e um jogo de pneus 175/65 seguindo as mesmas especificações do equipamento original, custam R$ 1300,00* e o jogo com quatro calotas, R$ 422,00*, totalizando quase R$ 2700,00, fora o valor da montagem, balanceamento e o estepe. Levando em consideração, os modelos intermediários, SUVs e pick-ups, aros de roda de liga leve 16, 17 e 18, esse valor pode ser 4x maior ou superior.

Veja como se prevenir

Seguro

Nem todos os seguros cobrem esse tipo de prejuízo, portanto, recomenda-se conferir a apólice do seguro para não ser pego de surpresa. Algumas apólices também impõem limite para restituição ou mesmo uma franquia a parte para acessórios.

Parafusos e porcas anti-furto

Chegando a ser mais barato do que a cobertura adicional do seguro para acessórios, o item está em crescente procura, porém como faz parte da segurança do veículo, as porcas e parafusos anti-furto precisam seguir especificações de resistência e materiais que atendam a montadora ou sejam superiores.

Confira o review do Mundo HR sobre os parafusos de roda anti-furto Farad Galaxy Lock

A Farad fabrica seis linhas de parafusos e porcas anti-furto – Galaxylock, Starlock, Microlock, Sparelock, Trucklock e Simplylock – todos são fabricados com a mesma liga e especificações das peças genuínas dos fabricantes. Cada um oferece uma forma de proteção e possuem certificado CESVI Brasil.

Galaxylock

O sistema de porca giratória possui resistência à torção de 400nm de torque, possui anél giratório anti-corte, diversas combinações de códigos, evitando a remoção com ferramentas convencionais. O material é feito com classe de resistência 10.9 para parafusos e 10 para porcas.

Starlock

Utiliza do recurso de anel giratório. Assim como no sistema Galaxylock, sua resistência à torção é superior a 400nm de torque. O material é anti-corte e segue as especificações genuínas de fabricação e material. Possui resistência de 10.9 no caso dos parafusos e 10 para porcas.

Microlock

Indicado para veículos equipados com rodas de liga com roscas de diâmetro até 21mm. Possui diversas combinações antifurto e é a prova de perfuração. Segue as especificações de resistência recomendadas e chave auto-centrante.

Sparelock

O sistema previne o furto de estepes. Feito atendendo as especificações OEM, possui número ilimitado de segredos, impedindo a remoção com ferramentas convencionais. O antifurto também é a prova de cortes e perfurações.

Trucklock

Para atender pick-ups de grande porte e caminhões, o Trucklock possui chave antirroubo, anel giratório que evita a retirada com ferramentas e atende os padrões de resistência 10.9 nos parafusos e 10 em porcas.

Simplylock

Este é um dificultador de roubo. Possui acabamento hexagonal e é fabricado em aço inoxidável, seguindo as especificações genuínas da montadora.

Com estas opções, o motorista dificulta a vida dos infratores e mantém seu patrimônio sem prejuízos. Além disso, utilizando o sistema antifurto e evitando a utilização do seguro, sua pontuação continua subindo, gerando descontos em futuras renovações. Clique aqui e encontre o modelo de parafuso ou porca anti-furto ideal para seu carro.

Foto de capa: Gaadiwaad *valores pesquisados em agosto de 2021, podem sofrer alterações.

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