O VW Passat é o sedã topo de linha da fabricante alemã. Importado para o Brasil desde a quarta geração, os modelos de sexta e sétima geração precisam de atenção na hora da aquisição. Confira!
O VW Passat B6 foi lançado em 2004 e foi o primeiro modelo que deixou de utilizar a posição longitudinal do motor quatro cilindros (era utilizada a montagem transversal apenas no caso do motor VR6 da geração B4).
Ele possui 4,76 m de comprimento, 1,82 de largura e 1,47 de altura, além de 2,71 m entre-eixos, colaborando para o conforto dos ocupantes. O Passat B6 adotava faróis com projetores e faróis auxiliares, novo formato de painel e revestimentos dos bancos.
No caso do Passat B7, lançado em 2010, o design mudou na grade dianteira, faróis e lanternas traseiras e seu design se confunde muitas vezes com o Jetta importado para o Brasil no mesmo ano.
Motores TSi
O VW Passat B6 chegou a ser equipado com o motor FSi e TFSi, e era uma evolução do motor família EA113, o mesmo 2.0 utilizado no Golf de quarta geração, VW Polo 9N e Bora. Foi o primeiro VW a adotar injeção direta e turbo. Esse motor é descendente direto do velho conhecido “AP”.
O EA888 foi o sucessor do EA113 e é o motor que focamos nas duas gerações do Passat em que falamos. Algumas características básicas em relação ao EA113 foram mantidas, como comprimento de bielas e diâmetro de pistões. Assim como no EA113, o cabeçote é em alumínio e o bloco de ferro fundido.
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A mudança do EA888 de primeira geração para o EA113 fica por conta do acionamento dos comandos de válvulas, agora feitos por meio de corrente. A turbina utilizada é uma IHI IS20 e entregava 200 cv.
No caso da segunda geração, houve mudança nos mancais que agora possuem 52 mm e os anéis também foram pensados para reduzir o atrito. Nesse caso, a potência passou a 211 cv.
Dicas
O câmbio utilizado no início é o 09G automático e depois é utilizado o câmbio DSG DQ250. Segundo o Lucas da Kajota Garage, há diferenças de software entre o Jetta que utiliza essa mecânica em comparação ao Passat.
Leve ao mecânico e veja o tensor e corrente de comando. Os tensores mudaram em determinado momento entre a primeira e a segunda geração do EA888, portanto, é um ponto de atenção, pois há o risco do carro sair de ponto.
- Barulhos no cabeçote, pode ser o estado de conservação de comandos de válvulas.
- Bobinas são problemas comuns, verifique o estado geral delas. Um indício de problemas é o carro falhando.
- Dificuldade de ligar, pode ser indício de problemas com a bomba de combustível de alta vazão.
- Os carros com injeção direta sofrem de problema de carbonização de válvulas, verifique se estão limpas e realize a limpeza a cada 60 mil quilômetros.
- Verifique o histórico de troca de óleo do câmbio DSG, o ideal é que o óleo seja substituído a cada 3 anos ou 60 mil quilômetros.
- Trocas de óleo do motor devem ser feitas ou dentro do limite de troca de 10 mil quilômetros ou a cada ano, independente da quilometragem.
- Filtro de óleo, veja se é o filtro original, se não for, verifique a quanto tempo está sendo utilizado o filtro paralelo e dê preferência para filtros de óleo originais.
- Verifique a situação dos coxins do motor, a reparação e substituição deles possui um custo alto.
- Freio de mão eletrônico: teste o acionamento, veja se está freando.
Confira essas e outras dicas no vídeo a seguir com a oficina Kajota Garage, especializada em VW
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