Guia de compra: VW Passat B6 e B7, veja os pontos de atenção do motor TSi

Guia de compra VW Passat B6 e B7 veja os pontos de atenção do motor TSi

O VW Passat é o sedã topo de linha da fabricante alemã. Importado para o Brasil desde a quarta geração, os modelos de sexta e sétima geração precisam de atenção na hora da aquisição. Confira!

O VW Passat B6 foi lançado em 2004 e foi o primeiro modelo que deixou de utilizar a posição longitudinal do motor quatro cilindros (era utilizada a montagem transversal apenas no caso do motor VR6 da geração B4).

Ele possui 4,76 m de comprimento, 1,82 de largura e 1,47 de altura, além de 2,71 m entre-eixos, colaborando para o conforto dos ocupantes. O Passat B6 adotava faróis com projetores e faróis auxiliares, novo formato de painel e revestimentos dos bancos.

passat b6 sexta geração
Passat B6 foi lançado em 2004 e foi o primeiro a adotar o motor TSi EA888 (foto: Thomas Doerfer)

No caso do Passat B7, lançado em 2010, o design mudou na grade dianteira, faróis e lanternas traseiras e seu design se confunde muitas vezes com o Jetta importado para o Brasil no mesmo ano.

Motores TSi

O VW Passat B6 chegou a ser equipado com o motor FSi e TFSi, e era uma evolução do motor família EA113, o mesmo 2.0 utilizado no Golf de quarta geração, VW Polo 9N e Bora. Foi o primeiro VW a adotar injeção direta e turbo. Esse motor é descendente direto do velho conhecido “AP”.

O EA888 foi o sucessor do EA113 e é o motor que focamos nas duas gerações do Passat em que falamos. Algumas características básicas em relação ao EA113 foram mantidas, como comprimento de bielas e diâmetro de pistões. Assim como no EA113, o cabeçote é em alumínio e o bloco de ferro fundido.

Veja também:

Sincronismo Motor TSI 2.0 16V

O Que Pode Causar a Luz Acesa da Injeção do Passat TSI?

A mudança do EA888 de primeira geração para o EA113 fica por conta do acionamento dos comandos de válvulas, agora feitos por meio de corrente. A turbina utilizada é uma IHI IS20 e entregava 200 cv.

No caso da segunda geração, houve mudança nos mancais que agora possuem 52 mm e os anéis também foram pensados para reduzir o atrito. Nesse caso, a potência passou a 211 cv.

Guia de compra: VW Passat B6 e B7, veja os pontos de atenção do motor TSi
O Passat B7 teve versões de 200cv da primeira geração do motor EA888 e 211cv da segunda geração do motor (foto: Thomas Doerfer)

Dicas

O câmbio utilizado no início é o 09G automático e depois é utilizado o câmbio DSG DQ250. Segundo o Lucas da Kajota Garage, há diferenças de software entre o Jetta que utiliza essa mecânica em comparação ao Passat.

Leve ao mecânico e veja o tensor e corrente de comando. Os tensores mudaram em determinado momento entre a primeira e a segunda geração do EA888, portanto, é um ponto de atenção, pois há o risco do carro sair de ponto.

  • Barulhos no cabeçote, pode ser o estado de conservação de comandos de válvulas.
  • Bobinas são problemas comuns, verifique o estado geral delas. Um indício de problemas é o carro falhando.
  • Dificuldade de ligar, pode ser indício de problemas com a bomba de combustível de alta vazão.
  • Os carros com injeção direta sofrem de problema de carbonização de válvulas, verifique se estão limpas e realize a limpeza a cada 60 mil quilômetros.
  • Verifique o histórico de troca de óleo do câmbio DSG, o ideal é que o óleo seja substituído a cada 3 anos ou 60 mil quilômetros.
  • Trocas de óleo do motor devem ser feitas ou dentro do limite de troca de 10 mil quilômetros ou a cada ano, independente da quilometragem.
  • Filtro de óleo, veja se é o filtro original, se não for, verifique a quanto tempo está sendo utilizado o filtro paralelo e dê preferência para filtros de óleo originais.
  • Verifique a situação dos coxins do motor, a reparação e substituição deles possui um custo alto.
  • Freio de mão eletrônico: teste o acionamento, veja se está freando.

Confira essas e outras dicas no vídeo a seguir com a oficina Kajota Garage, especializada em VW

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Filtro de ar
Pistões
Bicos Injetores
Bobinas de ignição

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica