Maio amarelo: não é só trocar os amortecedores para evitar acidentes

Maio amarelo não adianta só trocar os amortecedores para evitar acidentes.jpg

Os protagonistas da suspensão são os amortecedores, porém sem os componentes que envolvem o restante da suspensão, o bom estado de conservação dos amortecedores é inútil, veja o motivo.

Segurança no trânsito, também é sinônimo de um carro com manutenção em dia. E abaixo, listamos alguns itens que compõem o conjunto de suspensão que são tão importantes quanto os amortecedores.

coxins e batentes mobensani
Qualidade original também no mercado aftermarket

Pivôs

Os pivôs de suspensão articulados, fazem a junção dos cubos das rodas às bandejas, essas por sua vez, estão ancoradas à carroceria por meio de buchas e parafusos.

Por conta da grande carga de trabalho que recebem durante o percurso com o veículo, costumam apresentar desgaste.

sistemas de suspensão
Sistemas de suspensão com duas bandejas (acima) e com uma bandeja (abaixo) (foto: shutterstock)

 

O ressecamento dos pivôs pode ocasionar o rompimento da ligação dos cubos de rodas com as bandejas. O sintoma principal dos pivôs em mal estado de conservação, são barulhos na suspensão e trepidação ao volante.

Buchas

As buchas de suspensão absorvem vibrações. São componentes de metal revestidos com borracha e quando estão em bom estado, eliminam ruídos na suspensão.

buchas desgastadas

Buchas e terminais sofrem com desgaste por conta do uso constante em ruas de pavimentação ruim (shutterstock)

Como não são protegidas, estão sujeitas a detritos como: poeira, terra, ação do frio, calor, chuva, areia, pedras, além de outros fatores que contribuem para seu desgaste natural.

Veja mais:

Problema Crônico na Suspensão do Celta?
Barulhos na Suspensão do Carro? Confira os pivôs!

As buchas de suspensão estão em diversos componentes: nas bandejas, fazem a ligação com a carroceria e assim como os pivôs, seu desgaste pode provocar descontrole em um momento de emergência; na barra estabilizadora, elas fazem o papel de fixá-la e quando há folga por conta de borrachas ressecadas, prejudica a estabilidade do veículo, pois a barra é um dos responsáveis por aumentar a aderência dos pneus com o solo.

Batentes de amortecedores

Um dos elementos que sofre desgaste são os batentes e coxins dos amortecedores. Os batentes de amortecedores são instalados em volta da haste do amortecedor, ele é composto de material rígido e leve e evita que o amortecedor chegue ao final de seu curso de trabalho.

Kit com batente e coifa para o VW Gol G5 (foto: divulgação Mobensani)

Com os batentes de amortecedor desgastados, o amortecedor é mais exigido durante solavancos, provocando a movimentação atípica da suspensão. Um buraco mais fundo pode provocar o fim de curso do amortecedor e o descontrole da direção e isso pode ser minimizado com o batente em ordem.

Coifa

A capa plástica que envolve a parte superior do amortecedor é responsável por evitar que poeira, graxa, areia e outros detritos entrem em contato com a haste do amortecedor.

Se deteriorada, a coifa permite a passagem desses elementos e o contato deles com o amortecedor na parte exposta da haste, acarretando na redução da funcionalidade do amortecedor e reduzindo sua vida útil.

Coxim do amortecedor

Os coxins ficam no ponto superior da torre de suspensão e fazem o contato entre o amortecedor e a carroceria. São compostos por borracha e rolamento.

Seu bom estado de conservação, permite que as rodas girem livremente, além de compor o sistema de absorção de impactos, junto com os amortecedores.

Confira um pouco mais sobre o que compõe o kit de amortecedor com o pessoal do canal Outpec

Quando há desgaste acentuado no coxim do amortecedor, os amortecedores ficam com folga na parte superior, além disso, os impactos sofridos pela suspensão acabam sendo transmitidos para as torres de suspensão, provocando inclusive o rompimento das mesmas.

Amortecedor

Junto com as molas, os amortecedores estão entre os principais elementos da suspensão. Ele é responsável por controlar o movimento e a oscilação das molas e são os principais responsáveis por manter o contato dos pneus com o solo.

amortecedorSe danificado, o amortecedor pode oscilar sem resistência, provocando o descontrole do veículo em situações que normalmente o motorista não se preocuparia, como desviar de um buraco, frear ou manobrar.

Mesmo em baixa velocidade se o amortecedor está comprometido, ele será responsável por reduzir a segurança da direção pois dele, depende a aderência e o controle dos pneus ao solo.

Como funciona a suspensão do canal Ricardo Vitório

Foto de capa: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Amortecedores
Motor
Bandeja de Suspensão
Barras Estabilizadora
Bieletas
Cubos de Roda
Molas da Suspensão

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica