Óleo nas velas: veja como evitar

Velas convencionais deterioradas

Óleo nas velas significa problemas com os anéis dos pistões. Veja a seguir quais procedimentos podem ser feitos para minimizar ou reparar o problema

Veículos com alta quilometragem ou com problemas de aquecimento e lubrificação, geralmente apresentam problemas como baixa potência, queima de óleo, alto consumo de combustível, dentre outros problemas, como excesso de fumaça pelo escape e falhas de funcionamento.

O funcionamento do motor a combustão de ciclo otto e quatro tempos, realiza a admissão, compressão, explosão e exaustão em processos sincronizados, onde o movimento realizado pelos pistões por meio do virabrequim, precisa de óleo lubrificante para se movimentar livremente pelas camisas do bloco do motor

Funcionamento do ciclo Otto – 4 tempos (fonte: Wikipedia)

Para que o processo isole o óleo lubrificante da mistura ar-combustível para a queima, os pistões são montados com aneis de segmento. Estes aneis, são responsáveis por manter a compressão dos cilindros e manter as paredes destes cilindros lubrificadas e também limpas. Isso se dá a cada ciclo completo.

Posição dos anéis de segmento nos pistões (Fonte: Contagem Motor Peças)

Com o tempo de uso, o atrito, mesmo que reduzido com o uso do óleo lubrificante correto, acaba por desgastar os anéis de segmento, desta forma, aos poucos o óleo pode invadir a câmara de combustão, resultando aos poucos na queima de óleo, sendo a princípio percebido pela baixa do nível de óleo do motor, que pode ser conferido por meio de checagens semanais da vareta de óleo.

As folgas de anéis devem seguir o manual de manutenção de cada veículo, geralmente entre 0,3 e 0,6mm (Fonte: MS Motorservice)

Paleativo

Além do problema de anéis, há também os retentores de válvulas que impedem que o óleo chegue até a câmara de combustão. Uma dica é observar se a fumaça gerada é na primeira partida do veículo ou constante. Se a fumaça é gerada na primeira partida, é indício de problemas com retentores de válvulas. Se a fumaça azulada for constante, os anéis de segmento estão com folgas excessivas.

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Como diagnosticar se o problema está na bobina ou no cabo de vela?

Há uma série de ações dos usuários dos veículos ou mesmo indicado por alguns mecânicos, como usar um óleo de especificação mais grossa que o indicado pelo manual do veículo, desta forma, criando um filme de óleo mais consistente nas paredes dos cilindros. Porém, o uso de um óleo mais grosso, não impedirá que as velas, com o tempo se carbonizem devido o óleo presente na câmara de combustão. Para evitar que a vela se encharque de óleo, há uma peça que pode afastar o eletrodo da vela para que não fique em contato direto com a câmara de combustão. Veja a seguir o princípio do funcionamento do prolongador de vela, também conhecido como tucho de vela.

O que é o tucho de vela, ou prolongador

Funcionamento do Tucho de vela

O uso deste recurso, apenas adia o inevitável, que é realizar a revisão dos pistões, com a troca dos anéis de segmento. Em muitos casos, mesmo com a troca dos anéis, no início o problema será resolvido mas poderá voltar, pois geralmente quando há desgaste nos anéis de segmento, também há deformação nas camisas dos cilindros.

Para resolver o problema de velas sujas de óleo, queima de óleo e carbonização, é necessária a verificação da compressão dos cilindros. Caso a compressão indique diferença entre os cilindros, será necessário a troca dos anéis de segmento.

Confira a verificação simples de anéis e camisas do motor VW AT com o Ivan Rechia

Solução definitiva

Para ter um resultado definitivo, não há como fugir da retífica completa do motor, onde os cilindros são equalizados, é necessário a utilização de pistões sobre medida e novos anéis. Em alguns casos, o bloco pode ser encamisado para que sejam utilizados pistões originais. Caso seja necessária a retífica, com troca de pistões, anéis, pinos, bronzinas e revisão do virabrequim, não deixe de realizar a revisão do cabeçote também, pois a compressão original dos cilindros pode revelar problemas no cabeçote.

Veja a seguir um motor com problemas de queima de óleo e a solução que foi necessária aplicar. Com a retífica completa do bloco

Texto e foto de capa: Rafael Micheski

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