A Sabó dá dicas dos principais motivos que deve-se trocar os parafusos de cabeçote após a necessidade da desmontagem do conjunto, seja por retífica ou não.
Os parafusos do cabeçote fixam o cabeçote ao bloco do motor e isso requer muita precisão e torque correto, pois, junto com as juntas de cabeçote, eles serão fundamentais para impedir vazamentos de água, óleo e perda de compressão.
Com o aperto dos parafusos, realizado na montagem inicial do cabeçote, é natural que durante sua vida útil o componente sofra um estiramento. Ao removê-los durante a desmontagem do cabeçote, os antigos parafusos são submetidos a novos esforços e, com certeza, as alterações dimensionais sofridas ao longo do tempo de uso e no processo de instalação e remoção não serão as mesmas de quando o parafuso era novo e não há como garantir as propriedades originais da peça.
Assim, para manter o assentamento de forma correta entre o cabeçote e o bloco do motor é necessária a substituição por um novo conjunto de parafusos.
Tipos de Parafusos para cabeçotes
Existem basicamente dois tipos de parafusos utilizados na fixação dos cabeçotes.
Parafusos de zona elástica – Pode ser comparado a um elástico, pois se alonga quando aplicada força de tração e retornam às condições iniciais após a interrupção do alongamento.
Parafusos de zona plástica – Pode ser comparado ao plástico que se alonga quando aplicada força de tração e não retornam mais as condições iniciais após a interrupção do alongamento.
Tipos de Parafusos:
Existem basicamente dois tipos de parafusos utilizados na fixação dos cabeçotes e a principal característica que os diferencia é decorrente da forma de aperto, que implicará na zona de trabalho do material do parafuso conforme explicado acima.
Parafusos com aperto controlado por torque medido (Kgfm) – São parafusos projetados para não sofrerem deformação permanente durante o processo de aperto.
Isto significa que durante o aperto o seu material permanece na zona elástica e que retornará as condições iniciais após interromper a aplicação das cargas.
Parafusos com aperto controlado por torque medido (Kgfm) + torque angular – Com a evolução dos veículos, veio a necessidade de desenvolver um sistema de aplicação de torque de cabeçote mais eficiente, que pudesse minimizar a influência do atrito dos parafusos e distribuir melhor a carga de aperto. Este novo sistema de torque angular consiste, basicamente, em aproveitar ao máximo o aperto dos parafusos. Ou seja, primeiro se efetua o torque medido (Kgfm) e, posteriormente, se faz o torque angular, de acordo com as especificações do fabricante.
Estes parafusos são projetados para sofrerem deformação permanente durante o processo de aperto. Isto significa que estes parafusos entram na zona plástica do material e não podem ser reutilizados devido a deformação permanente.
A correta aplicação do torque medido (Kgfm) e do torque ângulo especificados garantem as condições de estanqueidade da junta de cabeçote, assegurando desta forma uma excelente vedação dos gases de combustão e dos fluídos circulantes no motor.
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Montagem/Instalação
Preparação dos parafusos:
- Sempre assegure que os parafusos e as roscas dos parafusos estejam limpos.
- Lubrifique os parafusos antes da montagem e deixe escorrer o excesso de óleo. Cuidado com o excesso para evitar o calço hidráulico.
Limpeza do Bloco, Cabeçote e Roscas de Fixação
Verificar a existência de roscas danificadas ou a presença de contaminantes (no bloco) que possam prejudicar a fixação do cabeçote.
Se necessário limpe as roscas do bloco. O atrito causado pela sujeira pode “consumir” parte do torque aplicado, dando a falsa impressão de que o parafuso foi bem torqueado.
Nas roscas do bloco, verifique se há acúmulo de óleo, sujeira ou água no fundo. Finalizar a limpeza com a utilização de ar comprimido.
O acúmulo de água / óleo pode provocar “calço hidráulico” e causar danos no bloco.
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Torque dos Parafusos
Para que a junta funcione perfeitamente é necessário usar o torque com o máximo de rendimento possível.
É importante passar uma leve camada de óleo de motor nas roscas dos parafusos e prisioneiros, bem como nas arruelas, para conseguir melhor deslizamento.
Atenção – Aplique o torque conforme orientações da embalagem do produto SABÓ e não pule nenhuma etapa de aperto para não sobrecarregar os parafusos do cabeçote.
Importante – Aplicar o valor correto do torque e observar a sequência correta de aperto é fundamental. Estes procedimentos devem ser feitos cuidadosamente antes de se aplicar o torque final. Com isso, você impede empenamentos e garante o bom assentamento da junta. Observe se a unidade da escala do torquímetro é a mesma unidade de medida da tabela.
Lembre-se: a unidade de torque inglesa é a libra-pé, enquanto a europeia é o quilograma-metro. Para converter quilograma-metro em libra-pé, é só multiplicar o valor por 7,23.
Retorque do Cabeçote
Para os torques medidos (kgf/n/libras) é necessário o retorque dos parafusos. Para a correta execução dos procedimentos de retorque, antes de instalar o torquímetro deixe o motor funcionar de 20 a 30 minutos até que atinja a temperatura normal de trabalho.
Esse procedimento não é necessário para os motores com torque angular de novas tecnologias, assim, não é necessário o retorque pois existe uma maior acomodação da junta.
Importante
Se a tabela de torque recomendar apenas o valor de torque, solte os parafusos aproximadamente 1/4 de volta (um de cada vez) e, em seguida, reaperte com o valor recomendado. Repita em cada parafuso. Esta operação de soltura dos parafusos é muito importante: com o funcionamento do motor, os parafusos tendem a “travar” numa determinada posição na rosca. Assim, temos a falsa impressão de torque.
Para retorquear parafusos com torque ângulo, girar no sentido de aperto recomendado. Quando especificado, não retorque os parafusos.
Veja a seguir o que Tenório Júnior, instrutor técnico da Sabó indica para a utilização e aperto de parafusos de cabeçote
Texto e fotos: Sabó